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Dia do Frete Grátis: expectativa dos consumidores cresce e marcas precisam estar preparadas

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Mulher branca, com cabelo castanho, rodeada de pacotes amarelos enquanto sorri para câmera

Essa história começa em 2008. Com a intenção de expandir a temporada de compras dos consumidores, o dia do frete grátis – ou free shipping day no original – foi criado nos Estados Unidos. O final do ano é marcado por uma série de datas extremamente lucrativas para o varejo online, como Black Friday, Cyber Monday e o Natal, todas em sequência; portanto, Luke e Maisie Knowles, empreendedores americanos, queriam diversificar os momentos de compra. 

Foi assim que o dia do frete grátis foi criado, buscando conquistar os clientes pela economia no momento de envio das compras. No caso do Brasil, o dia ficou para o mês de abril, um mês sem tantas datas comemorativas para o varejo. Antigamente, o dia de envio grátis garantia a entrega até a véspera do Natal, porém nacionalmente o mesmo não acontece no Brasil.

Para 2024, o dia do frete dia grátis acontece em 28 de Abril. 

Estratégias mal desenhadas saem caro

Dependendo das estratégias, as promoções da data podem perdurar por um fim de semana ou até mesmo uma semana inteira – da mesma forma como acontecem as vendas na Black Friday, por exemplo. Algumas das principais vantagens para os lojistas são: aumento de vendas, diminuição de abandono de carrinho, aumento do ticket médio, fidelização do cliente e conquista de novos consumidores. Uma pesquisa da Webshoppers, ainda afirma que houve um aumento de 91% das vendas por meio dessa ação.

Segundo pesquisa da Opinion Box, em parceria com a Octadesk, um dos principais fatores – com uma média de 67% das respostas – para finalizar uma decisão de compra é o frete grátis. Outro ponto que chama atenção é o prazo de entrega, com 44% dos consumidores ressaltando que é um fator importante no momento de escolher o serviço ou produto. Além disso, o frete grátis aparece ainda como o principal fator no caso de recompras, com 16%. 

Gráfico da Opinion Box sobre fatores que os clientes consideram nas compras
Imagem: reprodução, CX Trends 2024 Opinion Box

Ainda dentro do tema de frete, não basta que as empresas trabalhem com uma negociação a baixo preço sem garantir que a entrega deste produto seja feita de maneira correta e, essencialmente, dentro da expectativa do consumidor. Ainda segundo a pesquisa da Opinion Box, 28% dos entrevistados relataram que nos últimos doze meses as experiências mais complicadas que enfrentaram foram relacionadas à entregas atrasadas e 23% dizem que as entregas nem aconteceram. 

Vale ressaltar também que, visando melhorar as experiências, os clientes desejam que as empresas trabalhem com mais opções de frete (36%) e diminuam o tempo da entrega (33%). 

Olhando para mais algumas das vantagens para os lojistas ao participarem do dia do frete grátis, estas incluem: atração de novos consumidores, aumento da conversão em vendas, crescimento do ticket médio e maior giro de estoque.

Segundo Vanessa Bianculli, gerente de marketing e comercial do Melhor Envio, os empreendedores precisam se preparar de maneira adequada para evitar que as ofertas acarretam em prejuízos para a empresa. “O planejamento é fundamental para que a ação não só atraia clientes, mas dê lucro, por isso, o empreendedor precisa colocar todo custo na ponta do lápis, pois vai precisar absorvê-lo de alguma forma”, declara.

Alguns dos caminhos para o sucesso

Além de reconhecer, por meio dos dados, a importância dessa data sazonal é necessário que as organizações apliquem algumas boas práticas para os consumidores e para que a comemoração traga resultados positivos. 

O planejamento é essencial ao longo do ano como um todo, porém se tratando de uma data conhecida pelo frete grátis praticado, as companhias devem garantir um plano extra para que a oferta e a margem de lucro se mantenham estáveis e dentro de um limite previamente estabelecido. 

Além disso, desenhar com antecedência a logística é fundamental para que os produtos comprados sejam entregues dentro do prazo e com qualidade aos consumidores. 

Outros pontos que precisam ser considerados são: seleção adequada de produtos – seja através do peso ou ticket médio –, valores mínimos praticados para ofertar o frete grátis, regiões atendidas, ofertas de kits e a divulgação que pode incluir todos os canais digitais.

“É uma oportunidade rara, na qual os consumidores brasileiros podem adquirir produtos de diversas categorias sem o custo adicional de entrega, desde que os itens estejam disponíveis no território nacional”, justifica Aline Genaro, head comercial de logística da Infracommerce. 

Não é segredo que conquistar clientes é um investimento caro. Levá-los até a loja e ao final perder a venda por conta do valor do frete ou do prazo de entrega é um enorme prejuízo para as empresas que operam online. O dia do frete grátis aparece como uma oportunidade para aplicar estratégias que cativem os consumidores e melhorem o custo de aquisição por cliente (CAC).  

Para isso, quatro dicas podem ser aplicadas: informações claras sobre valor de frete, mais opções de entregas, promoções para compras com maior valor e a oferta do frete sem custo.

A clareza nas informações deve vir em primeiro lugar. De acordo com pesquisa da Econsultancy, 40% dos clientes desistem da compra quando as informações de custos e entregas não estão claras ou com fácil acesso. Disponibilizar o cálculo do frete antes das etapas de finalização pode ser um grande diferencial.

Investir em mais opções de logística no momento da entrega pode conquistar e tornar o consumidor o protagonista da compra. Os valores e, especialmente, a urgência do cliente são fatores decisivos no momento de escolha do frete, portanto deixar as opções e as informações explícitas permite que o usuário avance na compra com maior interesse e fluidez.

O sucesso das promoções continua em alta, todos os clientes gostam de se sentir especiais e por meio de ofertas exclusivas os consumidores se sentem mais propensos a comprar; ainda segunda a Econsultancy, 55% dos entrevistados afirmam que os altos custos do frete são determinantes para finalizar, ou não, a compra. 

Por fim, de volta ao frete grátis. A inclusão do valor do frete no produto ou considerar o valor das entregas como um custo da própria empresa, traz uma sensação de economia por parte do consumidor. No caso do e-commerce, considerar ainda a logística e a otimização do frete são aspectos cruciais para fidelizar e atrair os clientes. 

Raissa Simenes Martins Fanton, em artigo para o E-Commerce Brasil, reflete: “ao oferecer frete grátis, as empresas podem coletar informações importantes sobre as regiões de maior demanda, o valor médio dos pedidos, os produtos mais vendidos, entre outras informações relevantes para a tomada de decisão”.