Os impactos do isolamento social gerados pela pandemia da Covid-19 mudaram radicalmente o comportamento da população e, consequentemente, a forma de consumo. E não foi diferente em relação ao segmento de livrarias.
Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, 50% dos entrevistados que costumavam frequentar livrarias e papelarias alegaram que não fazem mais questão de ir às lojas físicas depois que a pandemia passar.
Esse dado é fundamental para definir as estratégias das próximas ações que serão tomadas no varejo, bem como no e-commerce de livraria.
Vantagens do e-commerce de livros
Comodidade
Com uma sociedade cada vez mais conectada, mesmo antes da pandemia podíamos ver mais e mais pessoas aderindo às compras online. Isso acontece pela comodidade e praticidade de realizar suas compras diretamente do seu celular, tablet ou computador.
Após o fechamento temporário de diversas lojas físicas por conta do coronavírus, essa modalidade de compra se consolidou ainda mais.
Novas oportunidades
Por meio de técnicas de marketing digital e gatilhos mentais estratégicos, a internet permite incentivar e criar muitas oportunidades de vendas.
Pela nutrição de leads e conteúdos relevantes, os possíveis clientes avançam pelo funil de vendas em direção a compra final.
Comparações
Uma das principais vantagens para os consumidores online é a possibilidade de comparar os preços de um mesmo produto em diversas lojas. Contudo, essa vantagem também pode ser aproveitada pelos donos de e-commerce.
Imagine que uma livraria concorrente lançou uma promoção de determinado livro. De forma rápida, você consegue identificar essa ação e realizar a baixa de preços — na medida do possível — de livros da sua loja para manter-se competitivo.
Descontos e programas de fidelidade
Outra vantagem muito interessante do e-commerce de livraria é a facilidade em oferecer descontos de primeira compra e programas de fidelidade para os consumidores. Essas ações criam clientes fiéis e defensores da marca.
Livros esgotados
Digamos que o consumidor procura por livros que não estão indisponíveis no momento. Com o e-commerce de livraria é possível criar avisos, notificações, mensagens ou e-mails para avisar o cliente quando esses títulos voltarem ao catálogo da loja virtual, por exemplo.
Estratégias para alavancar as vendas de livrarias online
Com um mercado cada vez mais competitivo, é nítido que apenas colocar um e-commerce no ar já não é mais suficiente garantir boas vendas. É preciso atenção e cuidado com estratégias certeiras para impulsionar ainda mais as vendas do seu negócio. Por isso listei algumas:
Estratégias de divulgação
Sendo uma das etapas mais importantes do e-commerce de livraria, as estratégias de divulgação são responsáveis por atrair novos clientes e despertar o interesse em livros lançados e promoções.
Por meio dos canais de comunicação online — redes sociais, blog, newsletter e e-mail marketing — e estratégias de inbound marketing, é possível criar um relacionamento com os clientes. Afinal, é imprescindível mantê-los sempre atualizados e bem informados.
Plataforma de e-commerce
A escolha da plataforma do seu e-commerce é um passo primordial para o sucesso do seu negócio. Fatores como o tempo de carregamento e a responsividade afetam diretamente na decisão do cliente de continuar ou não navegando no seu e-commerce. Segundo um estudo da Akamai, um atraso de dois segundos aumenta as taxas de rejeição em 103%.
Ao escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce, é essencial levar em conta empresas que estão sempre procurando melhorar seus sistemas e desenvolver novos processos por meio dos feedbacks dos seus usuários.
Experiência do cliente
Outra peça-chave para o sucesso de todo e-commerce é valorizar a experiência completa do cliente. E isso vai do momento que ele entra no e-commerce até quando o livro é entregue.
Algumas etapas de compra devem ser valorizadas, como:
- formas de pagamento;
- facilidade de cadastro;
- organização dos produtos no site;
- frete;
- chat para atendimento;
- embalagem da entrega;
- e pós-compra.
Se atentar a esses pontos fará toda a diferença para o cliente voltar a comprar no seu e-commerce de livraria — ou não!
Descrição dos produtos
As descrições dos produtos desempenham um papel fundamental na tomada de decisão do cliente. Além disso, uma boa descrição também gera autoridade e mostra que a empresa tem conhecimento avançado sobre o que está vendendo.
No caso do e-commerce de livraria, é bacana ter informações como:
- sinopse do livro;
- nome do autor e da editora;
- foto da capa;
- ano de lançamento;
- número de páginas;
- gênero;
- idioma e até mesmo suas dimensões e peso.
Cross-selling
Uma oportunidade para aumentar o ticket médio do seu e-commerce é realizar a venda cruzada de seus produtos (cross-selling). Essa técnica consiste em oferecer ao consumidor produtos relacionados aos ele já colocou em seu carrinho.
Por exemplo, se o cliente colocou em seu carrinho o primeiro livro de uma trilogia, o sistema oferece para ele as outras duas unidades da coleção. Essa estratégia tem um resultado ainda melhor quando vem acompanhada de um desconto para comprar os produtos juntos.
Atualizações constantes
Assim como tudo o que demanda tecnologia avançada, o e-commerce de livraria requer conhecimento e atualizações constantes. Afinal, as tendências e expectativas dos consumidores mudam de forma muito rápida e é preciso estar sempre atento e disposto a mudanças.
Conclusão
Sabemos que ainda existem diversas pessoas apaixonadas pela experiência proporcionada pelas livrarias físicas. Entretanto, os imprevistos de 2020, a pandemia e o isolamento social vieram para reforçar ainda mais a importância de estar preparado para o mundo online. Por isso, entendemos o alto valor de se destacar no e-commerce de livraria, e essas dicas farão com que as vendas do seu negócio sejam ainda melhores.