Ano após ano, o setor de cosméticos e beleza vem se destacando cada vez mais no comércio eletrônico. Por conta disso, diversos empreendedores estão demonstrando interesse em montar um e-commerce de maquiagem.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vou abordar esse assunto de maneira mais detalhada, destacando estatísticas do mercado atual e compartilhando um passo a passo para te mostrar como investir em um e-commerce de maquiagem.
E-commerce de maquiagem: o crescimento do setor
O nicho de beleza e perfumaria conquistou um crescimento constante mesmo após o fechamento do comércio de rua no início de 2020.
Para se ter uma ideia, em fevereiro/março desse mesmo ano, o segmento apresentou um aumento de 83% em relação ao ano anterior.
Ao avançarmos para 2021, podemos enxergar outros resultados que também foram extremamente relevantes. Segundo relatório da NeoTrust, esse mesmo setor foi responsável por aproximadamente 15,2% de todos os pedidos realizados via Internet durante o período.
Além de tudo isso, uma pesquisa de mercado, realizada pela Fact.MR, aponta que essa categoria deve movimentar cerca de U$ 80 bilhões até o final do ano.
Com todas essas informações, fica fácil entender por que os empreendedores estão interessados em investir em um e-commerce de maquiagem.
Como montar um e-commerce de maquiagem em cinco passos
Se você também tem interesse em entrar no mercado de e-commerce de maquiagem, leia este artigo até o final que vou te mostrar o passo a passo para montar a sua loja virtual.
Passo 1: estabeleça um planejamento sólido
Para garantir o sucesso do seu negócio, é preciso entendê-lo por completo. Ou seja, antes de tudo, procure estudar, se informar sobre as particularidades do segmento e mergulhar fundo nesse universo.
A partir daí, estabeleça um planejamento completo sobre o novo negócio, definindo datas, objetivos, capital, estrutura, produtos, entre diversas outras características.
Então busque pelas principais referências do mercado, identifique seus possíveis concorrentes, converse com profissionais que já trabalham com esse tipo de produto e entenda a linguagem utilizada nos e-commerces de maquiagem.
Passo 2: defina os produtos e encontre fornecedores para o seu e-commerce de maquiagem
Na maioria das ocasiões, os consumidores de e-commerce de maquiagem buscam pelo equilíbrio entre qualidade e variedade.
Claro que é possível trabalhar com alguns produtos-chave, principalmente se eles forem produzidos de forma exclusiva. Contudo, é preciso se lembrar que estamos tratando de um nicho que atinge consumidores com peles, estilos e expectativas completamente diferentes.
Também é válido inserir produtos complementares que possam se conectar com os itens principais da sua empresa. Dessa forma, você será capaz de montar combos para aumentar o valor do ticket médio.
Outro fator importante é a necessidade de encontrar fornecedores de qualidade para o seu negócio. Para fazer isso, é possível visitar os sites que já comercializam os produtos que você deseja vender. A partir daí, basta acessar as páginas e identificar qual é a distribuidora.
Buscar parcerias de exclusividade pelos mecanismos de pesquisa também é outra forma inteligente de atribuir mais valor ao e-commerce de maquiagem. Assim, você poderá desenvolver um mix de produtos poderoso para sua loja virtual.
Passo 3: monte um estoque compatível
Chegamos a um dos tópicos mais importantes de um e-commerce de maquiagem. Afinal, esse tipo de mercadoria, na maioria das vezes, precisa ser armazenado em lugares adequados.
Por isso, é preciso buscar por um local de armazenamento limpo, espaçoso e que não deixe os produtos expostos ao calor e à umidade.
Para iniciar, procure investir em um inventário sólido com quantidades semelhantes de cada item. Com isso, faça análises periódicas para identificar os que apresentam menor ou maior giro.
Assim, você terá uma consciência inicial das preferências do seu consumidor e poderá manter o ambiente organizado e funcional.
Passo 4: escolha uma plataforma adequada
Uma plataforma de e-commerce adequada é aquela que se adapta às necessidades e demandas do seu nicho de mercado, para oferecer uma solução que converse com suas expectativas.
Sua loja virtual irá oferecer a possibilidade de pagar via Pix? PicPay? Cartões de crédito?
Então procure por alternativas que ofereçam compatibilidade com diversos sistemas de pagamento.
Além do mais, é preciso garantir que seu e-commerce de maquiagem conte com alguns recursos prioritários, como:
- Estrutura personalizável;
- Integração com sistema ERP;
- Ferramenta de criação de cupons de desconto;
- Possibilidade de otimização do SEO;
- Entre outros.
Passo 5: lembre-se das redes sociais
Quando pensamos no nicho de consumidores que o e-commerce de maquiagem atinge, vemos um público que está totalmente ativo nas mais diferentes redes sociais. Isso acontece porque esse tipo de mídia possui um conteúdo extremamente rico para quem busca por referências e dicas de beleza.
Pensando nisso, dê uma atenção especial para a presença digital da sua loja virtual. É possível, por exemplo, publicar dicas diárias de como utilizar os produtos que você vende. Com isso, além de informar seus seguidores, você terá a chance de convertê-los em clientes.
Outra forma interessante de se destacar nesse meio é apostando no marketing de influência. Em plataformas como o Instagram e o YouTube, é possível encontrar diversas personalidades que estão em contato diário com milhares, ou até milhões, de seguidores compatíveis com essa persona.
Dessa forma, você será capaz de potencializar o engajamento com a sua marca, conquistando mais tráfego e, por consequência, aumentando o faturamento.
Pronto para investir em um e-commerce de maquiagem?
O e-commerce de maquiagem é um segmento repleto de possibilidades e que possui enorme potencial de crescimento. Por conta disso, neste artigo, compartilhei as principais características e demandas que envolvem esse setor.
Continue acompanhando as atualizações. Na semana que vem, vou publicar um conteúdo sobre a importância da jornada do consumidor para a sua loja virtual. Até a próxima!
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