Lembra da frase “quem não é visto, não é lembrado?”. Atualmente, com o advento da internet e a mudança do comportamento do consumidor, o Marketing Digital virou a menina dos olhos de todas as marcas e empresas. O motivo? O consumidor procura por informações e deseja encontrar conteúdo útil e relevante.
Se uma empresa deseja manter-se competitiva no mercado, ela precisa pensar no Marketing de Conteúdo. Por isso, no post de hoje, vamos explicar por que produzir conteúdo hoje é imprescindível. Vamos lá?
Por que produzir conteúdo é importante
Atualmente, é por meio dos blogs, canais no YouTube e social media que os consumidores encontram as marcas e empresas. E é nesses mesmos canais que as empresas buscam seus clientes.
Um texto de bem-escrito, de qualidade e rico em informações tornou-se o elemento-chave de toda estratégia de marketing. Isso porque, quando um consumidor procura informações na internet, ele está buscando aprofundar-se e quer encontrar as melhores referências e com maior credibilidade. Com o conteúdo, você pode fornecer isso.
Quais os benefícios de produzir conteúdo
Os benefícios de uma produção de conteúdo assertiva, baseada em uma buyer persona e com uma jornada de compra definida são diversos. Contudo, podemos elencar alguns a seguir:
- O relacionamento com o cliente ao longo de todo ciclo de compra melhora
- Aumenta o engajamento do consumidor com a marca
- Aumenta a visibilidade da marca
- Cria evangelistas da marca
- É possível informar e nutrir os prospects e leads que ainda não estão preparados para a compra
- Aumento das vendas
- Possibilidade de aumentar o pós-venda
- Como saber se um conteúdo é relevante
Um conteúdo relevante é aquele que é elaborado pensando nos usuários e no público-alvo que pretende atingir. Por isso, é preciso entender quem é sua buyer persona, o que ela procura e como procura (as dores e necessidades).
Quem está buscando algo na internet quer soluções para seus problemas. E é exatamente isso que um conteúdo relevante deve fornecer. Além disso, o conteúdo precisa ser atual, original, criativo e singular.
Como pensar em temas que interessam o consumidor
Para pensar em temas que interessam o consumidor, você sempre deve ter em mente quem é a sua buyer persona e como oferecer soluções para os seus problemas. Entretanto, algumas dicas podem te auxiliar a encontrar temas que realmente interessam. São elas:
- Estabelecer uma meta para cada conteúdo
- Combinar o conteúdo com a jornada de compra
- Escolher assuntos baseados nas dores e nas objeções do público-alvo
- Equilibrar conteúdos de diferentes tipos
- Utilizar diferentes formatos de conteúdo
- Quais são os resultados que o conteúdo traz?
O Marketing de Conteúdo otimiza os recursos da empresa por ter um custo-benefício melhor do que as mídias tradicionais. Além disso, quando existe um alinhamento entre os times de marketing e vendas, consequentemente ocorre um aumento na produtividade do time de vendas, o ciclo de vendas diminui e o ticket de vendas aumenta, pois os consumidores estão mais informados.