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E-commerce: você monitora sua concorrência?

Por: Jefferson Costa

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Marketing. É gerente de Market Intelligence na Admatic e na Sieve, que fazem parte da B2W Services, grupo de empresas "best in class" em soluções de tecnologia e logística.

A sua estratégia pode ser excelente e gerar alguns resultados expressivos, mas é fato que se um concorrente seu está impulsionando mais o próprio negócio, redefinindo estratégias e tentando capturar o mercado do qual você faz parte, então é possível que em algum momento ele simplesmente ultrapasse você.

Como evitar que isso aconteça? Sendo estratégico ao olhar seu próprio negócio, mas também o que os concorrentes andam fazendo.

Por mais competitivo que seja o mercado, uma boa análise nos ajuda a identificar padrões, ter novos insights e inclusive a tomar ações práticas com base nos concorrentes. Até mesmo precificar produtos pode ser feito de forma estratégica, controlando as ações de seus concorrentes.

Mercado

Acompanhar como é composto o mercado, entendendo como o seu concorrente se posiciona, a cartela de produtos deles, como ele interage com o público e como funciona a gestão de estoque, ajuda a identificar onde vocês se igualam e onde se diferenciam. Isso é importante para saber se posicionar e a diferença pode ser usada a seu favor.

Preços

Ferramentas de pricing automatizado são boas para monitorar a questão do preço. Gráficos constantemente atualizados mostram as modificações de preço que seus principais concorrentes aplicaram e é possível definir regras automáticas para reajustar os valores dos produtos assim que algum deles modificar algo.

Site

O concorrente mudou o layout do site, tem um novo blog ou passou a investir em SSL EV e outros serviços de segurança? Esse olhar para o site dos seus principais concorrentes permite identificar algumas mudanças que ele fez ou está prestes a adotar. Isso mostra que talvez seja a hora de ajustar seu próprio negócio.

Marketing

Analise em quais canais de marketing seu concorrente divulga e se identifique como ele gere seus resultados. Será que usa alguma ferramenta para gerir o marketing para acompanhar performance? Veja se o uso dessas ferramentas não ajuda você a melhorar sua própria divulgação, já que é possível acompanhar resultados detalhados das campanhas, categorias e produtos que mais convertem e automatizar preços nas campanhas.

Atendimento

Analise como os concorrentes atendem o cliente antes, durante e após a compra, bem como quantos canais de atendimento ele usa para falar com o cliente. Se ele usa telefone, e-mail, chat, mídias sociais tende entender como cada um deles é usado e o que os clientes falam dele em redes sociais e sites como o Reclame Aqui. Melhore seu negócio com os pontos positivos e aprenda com os negativos mantendo um atendimento de ponta para o público.

Estes são alguns dos principais fatores para se monitorar os concorrentes e são fundamentais para embasar suas próprias estratégias. Analisar e comparar relatórios internos fica mais fácil quando você também tem uma perspectiva externa sobre o negócio, andamento do mercado e oportunidades que ainda há para explorar.