Os e-commerces já estavam em uma crescente no Brasil. No entanto, a pandemia da Covid-19 acelerou de forma abrupta esse crescimento. Para acompanhar, os lojistas tiveram que aprender (alguns na marra) a lidar com a e-logística, ou seja, a logística do comércio eletrônico.
Com esse crescimento acelerado, à medida que os e-commerces vão se expandido, a possibilidade de erros, desperdícios e não cumprimento de prazos cresce junto. Isso pode impactar no nível de satisfação do cliente final.
Nesse cenário, a terceirização da e-logística pode ser uma alternativa. Entretanto, os lojistas precisam saber um pouco mais para se abrir a essa possibilidade.
O que a e-logística abrange?
A logística de e-commerces abrange uma série de atividades que por si só já demandam atenção e cuidado. Em grande escala, se não for feita de maneira adequada, pode dar muita dor de cabeça ao lojista.
Essas atividades são responsáveis por planejamento e controle do armazenamento e fluxo de mercadorias. A logística deve dar conta de gerenciar todas as informações relacionadas aos produtos, desde o ponto de partida até o ponto de destino final. Tais atividades incluem:
- Receber e conferir produtos e/ou insumos;
- Estocar;
- Picking: movimentar produtos para a preparação do pedido;
- Packing;
- Postagem;
- Lidar com Correios e transportadoras que serão responsáveis pelas entregas;
- Rastrear as encomendas enviadas;
- Gerenciar as entregas.
Sem logística, sem negócio
A captação e fidelização de clientes é diretamente dependente de uma boa logística para o lojista e seu e-commerce. Sem um serviço de qualidade que dê conta de cumprimento de prazos e preços acessíveis de frete, não há produto de qualidade que sustente a credibilidade com um cliente.
Ter bons produtos e serviços não bastam para que seu e-commerce tenha sucesso. É preciso que esses itens cheguem de forma rápida, segura e com preços que não espantem o consumidor final.
E é nesse ponto que a e-logística atua! Mas é bem comum que um e-commerce não consiga abraçar toda essa demanda de estratégia logística. Nesses casos a terceirização do serviço pode ser a solução mais eficaz e inteligente.
Vantagens da terceirização de e-logística
Vale destacar aqui que se engana quem acha que apenas grandes e-commerces precisam de e-logística terceirizada. Médios e até pequenas lojas virtuais podem se beneficiar desse serviço, e até mesmo crescer com ele.
Já que, ao terceirizar esse serviço (com uma empresa de qualidade e confiável), o lojista pode focar em outras atividades como o gerenciamento do e-commerce, marketing, divulgação e captação de novos clientes.
Os benefícios de terceirizar a e-logística também incluem fatores como: mais de uma pessoa rastreando o produto enviado (o dono do e-commerce e a empresa terceirizada) e variedade nas opções de entrega, com o oferecimento de valores mais acessíveis de frete para o cliente.
Além disso, outras vantagens de terceirizar também são:
- Gestão de envios;
- Tracking próprio inteligente com status exclusivos e reembolso em tempo real;
- Rastreamento de encomendas enviadas;
- Gerenciamento de entregas;
- Atendimento 24 horas;
- Tecnologia e integrações com as plataformas de e-commerce;
- Performance SLA;
- Logística Reversa;
- Devolução total ou parcial da sua encomenda reduzindo custos e trazendo comodidade para o seu cliente.
Por meio da inteligência logística, a empresa faz o rastreio de ponto a ponto, ou seja, de centros fixos de recebimento e de envio. E, se for preciso, faz o desembaraço de carga de forma muito mais rápida e segura. Afinal, consegue encontrar o pacote, entender o problema e colocar o produto de volta ao fluxo de entrega, para que a encomenda chegue ao seu destino. Ou seja, poupa tempo e dinheiro das pequenas e médias empresas.
Terceirizar vale à pena para pequenos, médios e grandes negócios. Ter um parceiro de e-logística não apenas ajuda na manutenção do negócio, mas oferece suporte para que ele cresça cada vez mais com visibilidade, credibilidade e confiança no mercado. É um investimento com retorno positivo.