Criado há mais de 50 anos, o e-mail ainda é uma ferramenta muito popular ao redor do mundo, principalmente no marketing digital. Desenvolvido em 1971, o correio eletrônico passou de um simples serviço de troca de mensagens local para uma ferramenta extremamente útil e poderosa no CRM.
Algumas tecnologias estão tão presentes em nossa rotina, que muitas vezes não conhecemos sua própria história. O e-mail é um exemplo disso. Se lá no início a solução permitia o envio de uma mensagem entre computadores somente a uma distância de três metros, hoje ela conecta diversas marcas com seus clientes, potencializando vendas e criando novas experiências.
Por isso, confira uma timeline sobre a história do e-mail – conforme artigo do Yahoo Brasil* -, além de algumas curiosidades, e saiba por que ele pode ser uma ferramenta estratégica essencial para o seu negócio.
1971 – Um projeto paralelo
Tudo começou como um experimento, quando o programador Raymond Tomlinson estava trabalhando em um sistema para tentar trocar informações entre máquinas. Ao fazer o sistema funcionar, surgiu a primeira mensagem enviada por e-mail: QWERTYUIOP. Isso te lembra algo?
1978 – O primeiro “spam”
Já o primeiro e-mail não solicitado, conhecido também como spam, foi enviado para 397 usuários e informava sobre uma demonstração de um produto para computadores, de acordo com o Guinness Book.
1981 – Simple Mail Transfer Protocol (SMTP)
Com o tempo, o sistema foi sendo aprimorado. Por isso, foi criado o SMTP, usado para enviar e-mails para servidores de distribuição. O serviço desde então trouxe diversas atualizações, principalmente relacionadas à segurança da informação, como o uso de autenticação e criptografia.
1991 – “Hello Earth!”
Um e-mail enviado do espaço? Isso mesmo. A primeira mensagem via correio eletrônico foi enviada por astronautas da NASA no início da década de 1990. O e-mail foi enviado para o Centro Espacial Johnson, nos Estados Unidos, com a mensagem “Hello Earth!”.
2004 – Uma revolução chamada Gmail
O Gmail mudou completamente a forma como as pessoas se comunicam via e-mail, tanto por sua organização, interface e pesquisa simples, mas também pela quantidade disponível para armazenamento na época. Se outros serviços ofereciam apenas 2 MB de espaço para os usuários, o projeto do engenheiro do Google Paul Buchheit disponibilizava incrível 1 GB.
2022 – 5,5 bilhões de contas
Se engana quem acha que a ferramenta está ultrapassada. Estima-se que hoje sejam enviados e recebidos aproximadamente 319,6 bilhões de e-mails todos os dias. Além disso, segundo a Campaign Monitor, existem cerca de 5,5 bilhões de contas de e-mail sendo usadas no mundo todo, e esse número vem aumentando a cada ano.
Seu principal canal no CRM
Ao se comunicar por e-mail, a marca pode potencializar sua relação direta com o cliente em grande escala. Além de utilizar o conteúdo certo, na hora certa, para o público certo, por meio do e-mail no CRM, há a possibilidade de investir em apelo visual com um foco na hiperpersonalização de toda a peça.
Não por acaso o e-mail é mais eficiente do que até mesmo as mídias sociais. Segundo a Forrester Research, 90% dos e-mails são entregues na caixa de entrada projetada, enquanto que apenas 2% dos seguidores de uma empresa no Facebook conferem as postagens da empresa em seus feeds.
Dá pra perceber que atualmente não dá mais pra ignorar o e-mail, principalmente quando analisamos as inúmeras possibilidades no uso do canal. Seja para adquirir novos clientes ou até mesmo reter clientes já existentes, é essencial o uso da ferramenta para alavancar vendas e desenvolver relações cada vez mais consistentes e únicas.
*Artigo completo disponível aqui.