Há algum tempo, os marketeiros falam sobre a importância da comunicação “one-to-one” para engajar os clientes e aumentar o retorno sobre o investimento. A comunicação em massa já não tem o mesmo efeito e a competitividade com os concorrentes exige que as empresas foquem seus investimentos de mídia em canais cada vez mais segmentados, nos quais é possível personalizar a comunicação.
Canais como e-mail marketing, retargeting e Facebook Ads podem ser utilizados para criar campanhas personalizadas com base em informações preexistentes, criando perfis de clientes e até mesmo de forma individual. No entanto, para atingir o consumidor de forma personalizada, é preciso investir em tecnologia que permita colher e armazenar informações de variadas fontes para criar um perfil completo de cada cliente/prospect.
Abaixo, alguns exemplos de informações importantes para construir esse banco de dados e como conseguir tais informações.
- Dados demográficos: normalmente recebidos no cadastro do cliente no site;
- Comportamento de compra: dados recebidos da plataforma de e-commerce ou ERP do cliente;
- Preferências: dados gerados por meio de um cadastro estendido;
- Comportamento de navegação: dado capturado pela ferramenta de analytics utilizada no site ou via JavaScript inserido no próprio site.
Outro ponto muito importante para a criação de campanhas personalizadas é a capacidade de produção de peças publicitárias, como banners e e-mails marketing. Campanhas personalizadas demandam uma maior quantidade de produção de peças, e muitas vezes a equipe de designers e programadores não consegue atender a toda essa demanda. Para conseguir cumprir os prazos, é necessário automatizar o processo de produção, simplificando o processo de criação de uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, temos o seguinte fluxo:
- Definição da Campanha
- Envio de Briefing
- Criação do Layout
- Aprovação [ajustes > aprovação]
- Programação do HTML
- Testes na Plataforma de Marketing
- Deploy
Esse processo, aparentemente simples, exige muita atenção, pois qualquer detalhe errado pode prejudicar a performance da campanha. Errar uma palavra no assunto, colocar um preço errado no produto, errar no tagueamento, entre outros, são falhas comuns que encontramos no dia-a-dia. Com o auxílio de softwares de automação, a equipe de marketing pode criar mais peças num menor período e ter mais tempo para executar testes e melhorias.
Uma solução recém-lançada, a Smart Campaign, possibilita a automação de peças de e-mail marketing através de templates pré-disponibilizados. Com integração via XML, basta escolher o template a ser utilizado e preencher os campos com os códigos dos produtos. Em questão de minutos, é possível gerar a peça de e-mail marketing, sem a necessidade de conhecimento técnico em ferramentas específicas, como photoshop, ou linguagens de programação, como o HTML, CSS etc.
As empresas que investirem em software de automação terão uma grande vantagem competitiva frente a seus concorrentes, já que terão a oportunidade de criar uma conversa com seus clientes, gerando mais engajamento e aumentando o ciclo de vida do cliente.