Benefícios da economia da recorrência
Quando uma empresa adota a cobrança recorrente ela não apenas acompanha a inovação do mercado, como também aplica ao seu negócio maior agilidade para cobrar os clientes, aprimora o controle financeiro, reduz a inadimplência e favorece o incremento de receita. Uma grande vantagem é a previsibilidade da receita, pois como o consumo é recorrente, é possível estabelecer previsões de faturamento para os próximos períodos. Para os consumidores, ao assinar o serviço, os benefícios incluem: mais opções de pagamento e um sistema que não consome o limite do cartão de crédito. Além disso, este novo modelo de economia promove maior simplicidade na adesão e no cancelamento, transparência nos serviços, precificação baseada em consumo, tabelas ou ranges, mais conveniência, comodidade, e, principalmente, o direito ao acesso e não a propriedade. Ao fazer parte dessa nova economia, surge automaticamente a empresa o desafio de oferecer um produto ou serviço que seja de alta qualidade, já que esses são os principais motivadores para o assinante manter-se fiel à sua assinatura. Anteriormente, antes da adesão da recorrência, o maior objetivo era conquistar novos clientes. Após a concessão, esses esforços devem ser direcionados para melhorar o atendimento na base e aperfeiçoar cada vez mais o produto para atender o seu público. Desta forma, a economia da recorrência oferece a oportunidade de proximidade com o cliente para entender exatamente qual é a sua necessidade.Clube de assinaturas já é realidade em todos os segmentos
Existem diferentes tipos de modelos recorrentes e de assinaturas e é importante entendê-los para direcionar qual atende de fato a cada tipo de empresa. Existe a Assinatura Tradicional ou Direta, aquela em que é necessário pagar antes de usar. Serviços de e-commerce e com entrega de conteúdo como a Empiricus, por exemplo, utilizam este modelo já que precisam cobrar antes de liberar o produto. Outro tipo, é a Assinatura Configurável ou Combo, onde o cliente personaliza os produtos em sua assinatura. Assim, cada assinante terá preço, itens e logísticas personalizadas de acordo com seu combo. Um exemplo de empresa que utiliza esse modelo é a Petlove — maior pet shop online do Brasil. Por último, existe a Assinatura com Plano Fixo mais Produtos e Serviços Avulsos, no qual é oferecido uma assinatura padrão e a possibilidade de incluir na cobrança, serviços e produtos avulsos como itens recorrentes. Exemplo desse serviço são as empresas de telefonia, em que o cliente contrata um plano de valor fixo e pode incluir franquias para tipos de diferentes de serviços. Como expusemos neste artigo, a economia da recorrência está totalmente alinhada ao conceito de inovação e com certeza é uma das principais apostas para as empresas atentas em acompanhar a necessidade e as mudanças de consumo da sociedade.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br
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