- Plataforma e tecnologia para gestão
- Inteligência de dados
- Soluções de pagamento
- Centros de distribuição, logística, first and last mile
- Marketing digital, aquisição, conversão.
Ecossistemas e a nova jornada do consumidor
Nos últimos dois anos, acompanhamos a acelerada migração da jornada do consumidor para o mundo digital, onde as compras via e-commerce são apenas a ponta do iceberg, já que a digitalização abarca toda a experiência de compra e relacionamento na junção do online com o offline, até o pós-compra.
Desse contexto, vimos emergir um consumidor que aprendeu rapidamente a comprar online, impulsionado pelo isolamento social, e teve que se adaptar aos meios de pagamento digitais. Além disso, conheceu muitos produtos e serviços em busca de trazer para dentro do lar o lazer, o entretenimento, as relações de trabalho e até atividades como a academia e a terapia.
Esse consumidor não entende mais o limite do on e do off. Se, durante os últimos anos, a loja o atendeu pelo WhatsApp e fez uma entrega rápida, por que agora ela não oferece mais o serviço? Ele busca opções online dentro dos espaços físicos, deseja receber seus produtos em qualquer lugar que esteja, e com agilidade.
No mesmo cenário, encontramos um ambiente de empresas que descobriram que o B2B não só era possível, mas também representava um acelerador de crescimento, por contar com vendas recorrentes, que trazem maior previsibilidade e estabilidade ao negócio. Muitos foram os setores que aderiram: agro, pet, farma etc. De acordo com estudo divulgado pela McKinsey, houve um aumento de 62% da participação do B2B no e-commerce brasileiro desde o início da pandemia, e 90% dos tomadores de decisão no B2B esperam que o modelo remoto e digital permaneça no longo prazo.
Para atender esse consumidor e a essa nova vida de transações comerciais no B2B, as empresas tiveram que se digitalizar rapidamente. Algumas já vinham em um forte processo, outras tiveram que fazer escolhas da noite para o dia. Agora, passado o momento inicial de descobertas e experimentações, o momento é de buscar melhores soluções, e aí entra o papel dos ecossistemas.
“Ecossistema: tenha o seu ou dependa de um” foi uma das tantas frases citadas sobre o tema durante a NRF. Quando falamos em ecossistema, estamos basicamente falando de alguns pilares importantes que sustentam o novo comércio on+off:
Comentários