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Entenda a diferença entre monitoramento de categoria e monitoramento de SKU

Por: Dyessica Abadi

Jornalista na WebGlobal

Jornalista Especialista em Conteúdo e Análise de Dados na WebGlobal. Crio conteúdo com base em dados para ajudar você a tomar decisões inteligentes para sua marca ou e-commerce. Premiada no 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação (2021).

Existem diferentes formas de monitorar seu mercado no e-commerce e cada abordagem traz soluções específicas. Entre as principais, estão o monitoramento por SKU (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque, em português), que traz uma visão profunda do desempenho de produtos específicos identificados por códigos únicos, e o monitoramento por categoria, que, além de capturar dados de produtos isolados, também captura dados de todo o conjunto de bens de consumo ao qual esse produto pertence.

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(Foto: Freepik)

Cada formato de monitoramento atende a diferentes necessidades, logo, não existe algo como a “melhor opção” — a escolha ideal depende somente dos seus objetivos de negócio. Neste artigo, você entende como funciona cada método e descobre como eles podem agregar valor e apoiar a expansão da sua empresa no e-commerce.

Como funciona o monitoramento por SKU?

Seja de ofertas próprias ou de concorrentes, o monitoramento por SKU permite que você acompanhe detalhadamente o desempenho de produtos individuais. Ideal para rastrear atualizações de ofertas, histórico de preços e disponibilidade de produtos, o monitoramento por SKU é eficaz para ajustes finos, como controlar o desempenho de produtos-chave e comparar diretamente com os concorrentes.

Também é especialmente útil para mercados pulverizados, onde há uma vasta gama de produtos e a presença em lojas é intensa. Nesses casos, o monitoramento de toda a categoria pode se tornar inviável, tanto financeiramente quanto em termos de processamento de dados. Por outro lado, o monitoramento por SKU permite acompanhar os principais itens e concorrentes de forma customizada, economizando recursos e acessando informações precisas.

Ambos monitoramentos são viabilizados através da implementação de tecnologias avançadas para monitoramento de mercado, capazes de captar e processar grandes volumes de dados de forma contínua. Além disso, esses sistemas permitem um processamento ágil, transformando dados em informações estratégicas e acionáveis para negócios.

 Como funciona o monitoramento por categoria?

O monitoramento por categoria é uma alternativa muito mais abrangente e, por isso mesmo, mais complexa do que o monitoramento por SKU. Essa análise envolve tecnologias como Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial para capturar a grande quantidade de dados que compõem uma determinada categoria.

Esse processo é realizado por robôs que vasculham o e-commerce, coletando uma variedade de dados sobre cada produto de determinado segmento. Embora a captura inicial seja feita de forma automática, profissionais qualificados garantem a precisão dessas informações através de um processo de categorização e organização de dados.

Essa combinação entre tecnologia e inteligência humana torna o monitoramento por categoria uma ferramenta poderosa. Através da análise desses dados, é possível obter uma visão panorâmica do mercado, que revela novos produtos, lacunas, oportunidades e competitividade para marcas e players do e-commerce.

3 motivos para monitorar categorias de produtos

Monitorar o máximo de informações possíveis para obter uma visão completa do mercado e das dinâmicas competitivas é interessante. Nesse contexto, o e-commerce atua como uma vitrine digital para todos os produtos de um segmento, e o monitoramento por categorias se destaca na captura de dados de forma abrangente.

É justamente essa visão panorâmica que ajuda a identificar oportunidades e lacunas dentro do seu nicho de mercado. Implementar o monitoramento por categoria não só traz um entendimento profundo do segmento, como também cria uma base sólida para ações de posicionamento de marca. Com dados amplos, sua empresa tem acesso a percepções importantes, como:

  • Relevância da marca dentro do segmento

A relevância de uma marca no mercado é um dos fatores mais importantes para seu sucesso no e-commerce. Ao monitorar uma categoria inteira, empresas podem identificar o volume total de SKUs disponíveis de cada fabricante, além de acompanhar a oferta dos seus produtos em canais de venda.

Esse mapeamento permite acompanhar quais players dominam o segmento e quais estão perdendo relevância. Isso também facilita a análise de lojistas e marketplaces que representam o maior volume de ofertas, permitindo a criação de estratégias específicas para se destacar nessas plataformas.

Por exemplo, ao monitorar sua categoria, uma marca pode identificar que seu posicionamento de ofertas caiu nos últimos dias. Essa percepção pode ser decisiva para ajustar suas estratégias de distribuição, campanhas de marketing ou mesmo explorar novos canais de venda.

  • Identificar oportunidades de expansão ou novos posicionamentos

É possível identificar canais de venda novos ou pouco explorados, ou até mesmo aqueles onde a concorrência está ativa e você ainda não. Para empresas que desejam expandir seu alcance e diversificar canais, o monitoramento por categorias pode trazer percepções assertivas sobre essas questões.

A análise também pode revelar novos rumos para alcançar maior eficiência nos negócios. É possível corrigir estratégias de distribuição, por exemplo, identificando canais com potencial para o seu mercado e que não foram considerados no primeiro momento. Essa visão ampla permite refinar o posicionamento da sua marca e fortalecer o desempenho das suas ofertas.

Outro exemplo é o de marcas estrangeiras que estudam a viabilidade do lançamento de novas tecnologias e produtos no mercado brasileiro. Nesse caso, os dados da categoria de produtos podem ser usados para o desenvolvimento de pesquisas de mercados, nas quais essas empresas podem avaliar a viabilidade ou não dessa expansão.

  • Mapear produtos similares e/ou substitutos

Com uma visão ampla, é possível mapear produtos similares e substitutos que ainda não foram identificados para itens do seu portfólio. Ao comparar diferentes características e utilidades, empresas podem avaliar se o investimento em melhorias ou designs específicos será rentável.

Esse tipo de estudo também possibilita identificar se existem produtos substitutos ou concorrentes para novos lançamentos, além de oferecer dados sobre a quantidade de ofertas por certas características do produto. Todos esses detalhes permitem uma abordagem personalizada e mais assertiva ao mercado.

Tenha uma visão ampla e assertiva do seu mercado

Ao monitorar categorias inteiras, empresas têm acesso a insights profundos e dados ricos que possibilitam uma tomada de decisão mais eficaz e proativa. Isso não só aumenta a capacidade de reagir a mudanças de mercado, como também ajuda a antecipar movimentos e inovações. Dê o primeiro passo agora: acesse webprice.com.br e impulsione o sucesso do seu e-commerce.