Cada consumidor está em uma fase diferente da sua jornada de compra, alguns ainda estão percebendo uma necessidade, enquanto outros já estão prontos para comprar.
Quando consideramos isso, concluímos que a abordagem para cada um desses clientes deve ser diferente e por isso, um funil de vendas se torna essencial.
Um funil é formado por um conjunto de etapas e gatilhos, cujo objetivo final é o de converter uma venda.
O que é e como funciona um funil de vendas?
Um funil de vendas, também conhecido como pipeline, é um modelo estratégico que compõem toda a jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. O que forma um funil de vendas são as etapas e gatilhos que tem como objetivo final dar suporte à jornada de compra do público alvo de uma empresa.
Se detalharmos o funil de vendas em etapas, seguimos a seguinte lógica:
- Visitantes
- Leads
- Oportunidades
- Vendas
Quem faz parte do topo do funil (visitantes), está ali para descoberta e aprendizado. É nesse momento que a descoberta de um problema acontece, essa etapa é despertada pela consciência, que surge após o contato com a empresa.
Após reconhecer um visitante, é missão da empresa educar esse visitante para construir um laço. Boas práticas para essa etapa são: oferecer conteúdos ricos, infográficos e E-Books que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário.
Quando dados como nome, e-mail e telefone são fornecidos o visitante torna-se um lead e avança uma etapa do funil.
Ao se tornar um lead, é o momento de reconhecer o problema e aceitar uma solução. Um lead está em busca de uma solução, por mais que ainda não saiba como fazer isso, a função da empresa é ajudar com dicas e técnicas.
Nessa etapa é importante fugir de vender uma solução a qualquer custo e amadurecer e qualificar esse cliente fazendo com que ele fique pronto para avançar mais uma etapa.
Quando o lead é considerado uma oportunidade, está quase na hora do time de vendas entrar em ação pois já estão mais do que cientes do problema, estão em busca de uma solução.
Toda a relação de confiança que foi construída entre empresa e cliente faz com que seu negócio seja visto como uma referência no assunto e alguém com quem é possível negociar.
Quais os benefícios de um funil de vendas?
Os pontos positivos de apostar em funil são vários. Neste artigo vou pontuar 5 grandes benefícios da estratégia, confira.
Aumenta a produtividade
Um funil de vendas bem estruturado permite mensurar a produtividade de analistas da área de Marketing. É possível acompanhar de perto no que a equipe possui mais dificuldade e realizar treinamentos e mensurar resultados.
Otimiza a gestão
Como o intuito do funil é segmentar e padronizar o ciclo de vendas, a análise de cada fase do processo se torna mais ágil e objetiva. A equipe responsável pelo gerenciamento se torna mais focada e assertiva, garantindo que os objetivos da equipe sejam alcançados.
Oportunidades são aproveitadas
A partir do momento que sua empresa conta com um funil de vendas implementado, é possível acompanhar o status de cada venda em tempo real. Por isso, é mais fácil implementar estratégias que visam o fechamento do negócio.
É possível prever resultados
Como cada etapa do funil de vendas depende do desempenho da etapa anterior, você sabe exatamente quantas pessoas precisam estar no topo do funil para gerar uma quantidade de clientes ao final do processo. Monitorando os números da sua equipe, é possível prever se os setores de marketing e vendas conseguirão cumprir a meta e qual o tempo necessário para alcançá-la.
Oportuniza o desenvolvimento de produtos
Realizando o contato com os clientes, a empresa obtém informações valiosas que apontam novos caminhos para aperfeiçoar os serviços ou produtos desenvolvidos pela organização. É possível ir além das expectativas do cliente.