Equilibre os investimentos de campanhas nas diferentes etapas do funil
Quando você faz um investimento numa campanha, pensa apenas no público, criativo e resultado, certo? Mas e se você planejasse uma estratégia diferente para as 3 etapas do funil de conversão de uma forma mais eficiente?
Antes de qualquer coisa, é preciso pensar que as etapas funcionam de forma diferente em operações que estão em estágios diferentes. Esse é o ponto de partida.
Partindo do princípio que o seu futuro cliente está em diferentes momentos no seu processo de decisão de compra, quanto mais adequada for a sua estratégia, mais chances você terá de melhorar sua taxa de conversão no fundo do seu funil — que, segundo artigo publicado aqui no portal, deve ser maior do que a taxa do seu período anterior.
Lembre-se de que as diferentes etapas do funil existem e não necessariamente funcionam de forma linear — do topo, para o meio e para o fundo — para converter um visitante do seu e-commerce em comprador. Para o cenário ficar mais compreensível, vamos pensar em uma estratégia para uma loja física?
Digamos que você tenha uma loja de calçados e as pessoas estão passando na frente dela, somente porque você está ali na rua, como várias outras lojas. A rua aqui é o Facebook, as outras lojas são os anúncios dos seus concorrentes. Portanto, vamos seguir nessa linha de raciocínio.
O cliente em potencial já tem um tênis confortável. Só que tem uma situação aqui: ele só tem um e quando chove... Já viu! Precisa colocar para secar e muitas vezes não dá tempo para o próximo uso. Ou seja, aqui, o seu futuro cliente nem sabe que tem uma necessidade. Mas, ele tem. Ele está no topo do funil.
E você, com a sua loja de calçados que fica bem no caminho do trabalho dessa pessoa, coloca um super cartaz: "Tênis Pela Metade do Preço". O futuro cliente pode passar por você todos os dias da semana, ler o cartaz e ignorar. Mas, vai ter aquele dia em que a chuva vai pegá-lo de surpresa. Aquele que vai encharcar o tênis dele e quando ele chegar em casa vai pensar: ‘seria bom se eu tivesse um outro par tênis para usar, enquanto esse aqui fica secando’.
Pronto. Esse cliente desceu para o meio do funil. E pode até já ter descido para o fundo do funil também, viu? É por isso que as estratégias não podem ser traçadas de forma linear. Porque, ao mesmo tempo em que um cliente pode ir do topo para o fundo, esse mesmo cliente pode estar no fundo do seu funil, pronto para comprar. E, de repente, vem a previsão do tempo no jornal da TV e diz que não vai haver mais chuvas pelos próximos três meses.
Então, esse possível futuro cliente pode retornar ao meio do funil, saber da sua existência, saber que ele tem uma possível dor, mas agora não é mais seu momento de compra.
Se você estiver presente no topo, no meio e no fundo do funil durante a jornada de decisão de compra desse cliente, por mais que ele passeie entre as etapas linearmente ou não, ele vai lembrar de você na hora da decisão final. Então, se você quer converter essa venda, esteja presente adequadamente em todas as etapas da jornada de decisão de compra do seu cliente.
Comentários