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Estabilidade logística e experiência de compras na Black Friday

Por: Eduardo Bragança

Supervisor de E-commerce no Grupo Autoglass

Eduardo Bragança é Pedagogo com MBAs em Marketing Estratégico Digital e Gestão de Marketing pela ESPM. Com mais de 12 anos de experiência no setor de E-commerce, tem sólida atuação em comércio varejista, marketing, vendas e liderança. Ao longo de sua carreira, trabalhou nos segmentos B2C e B2B SaaS, adquirindo expertise em estratégias de crescimento e gestão de operações digitais. Atualmente, ocupa o cargo de Supervisor de E-commerce B2C na Autoglass, liderando iniciativas para otimizar a presença online e expandir os resultados da gigante capixaba.

Uma das premissas de uma boa gestão da cadeia de suprimentos é a disponibilidade, disponibilidade de produtos, da vitrine e de sistemas.

Trazendo esse conceito para a realidade do e-commerce, se a loja não tiver uma boa gestão de estoque, quando houver a procura pelos produtos, os consumidores comprarão no concorrente. O mesmo vale para a disponibilidade da vitrine da loja e dos parceiros que estão integrados ao e-commerce.

Tudo isso é acentuado na Black Friday, a data mais esperada do ano no comércio virtual.

Neste artigo, falaremos sobre a importância da estabilidade da logística e como ela afeta na experiência de compra do consumidor.

A expectativa precisa ser atendida na Black Friday

Não há nada mais frustrante para um consumidor do que entrar em uma loja virtual e não ter sua necessidade atendida, como tentar saber o valor da entrega para seu endereço e não ter retorno por causa da instabilidade no cálculo de frete, que persiste. Com a maior naturalidade do mundo, o visitante irá deixar o site e irá procurar o produto no concorrente.

Diante disso, veja a seguir alguns pontos-chave que influenciam o desempenho de sua operação, que se bem alinhados trarão ótimos resultados. Assim como uma má conexão trará resultados desastrosos.

A função Gateway de frete

A função Gateway de frete é a ferramenta responsável por calcular o frete no carrinho de compra do e-commerce. É indispensável que este possibilite que o lojista insira suas transportadoras parceiras, mas que também forneça novas opções de entrega para que a operação proporcione uma boa experiência de compra.

Vale ressaltar que instabilidades justo no cálculo de frete causam perdas em vendas, mas não é só uma venda perdida, é um cliente que sai do seu site com a certeza de que você não presta um bom serviço. Além de perder a venda, você perde todas as outras possibilidades de venda que aquela venda te traria, como recompras e recomendações espontâneas.

Não dá para arriscar ter essa situação em períodos atípicos e com grandes movimentações, como na Black Friday.

A contratação dos fretes

Ao realizar a compra, o consumidor naturalmente cria uma expectativa, especialmente sobre o envio do produto. É necessário que todo o processo de backoffice seja feito com a maior velocidade possível.

Tudo isso inclui o próprio parceiro por gerar as ordens de coleta com as transportadoras e a impressão de etiquetas de rastreio. Caso o sistema não esteja funcionando normalmente, o e-commerce já começará a contrariar o desejo de seus compradores, reduzindo assim a chance de ter seus clientes satisfeitos.

O rastreio dos fretes

Saber onde o produto está é algo de suma importância, no topo das prioridades de qualquer consumidor. Toda ansiedade criada no ato da compra aumenta significativamente após o despacho do produto.

A instabilidade nos status das encomendas aumenta a insatisfação do consumidor e também gera mais demandas no SAC, pois, com toda razão, ele irá querer saber onde está sua encomenda e o motivo de não estar conseguindo visualizar.

Você é o que você utiliza

Lembra-se da expressão “Você é o que você come”? Pois é, seu e-commerce é o que ele utiliza, os parceiros que têm, os sistemas que estão integrados. É a reputação do seu negócio que está em jogo quando você escolhe sua plataforma, seu ERP, sua ferramenta de gestão logística e até a transportadora. A forma como o entregador trata seu cliente, lá no last mile, demonstra quem é você e o seu e-commerce. Afinal, você os escolheu.

Imagine todo o estrago que a instabilidade na sua gestão de fretes pode fazer no mês da Black Friday. Além de jogar pelo ralo a oportunidade de vender na data mais esperada do ano, a má impressão que causará nos visitantes é imensurável.

Diante de tudo isso, garanta a utilização de ferramentas que tenham estabilidade e escalabilidade, para que a qualidade dos serviços e a experiência de compra do seu cliente dependam somente do seu time e para que você não tenha surpresas desagradáveis na Black Friday.