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Estratégia comercial para a Black Friday 2024: boas práticas para o e-commerce

Por: Letícia Fernandes

Analista Sênior de Marketing Institucional no Pagar.me

É pós-graduada em Branding pela ESPM-SP e bacharel em Jornalismo pela UFJF. Atualmente, é responsável pelo Marketing Institucional do Pagar.me e tem mais de 5 anos de experiência em marketing para negócios B2B.

A Black Friday 2024 está chegando e, mais do que nunca, os lojistas precisam de estratégias comerciais sólidas para conquistar os consumidores e se destacar em meio à concorrência acirrada.

Apesar de ser um evento altamente promocional, o sucesso vai muito além de oferecer descontos. Uma abordagem bem planejada que combine precificação inteligente, experiência do cliente e eficiência operacional é a chave para maximizar resultados e fidelizar consumidores.

Neste artigo, vamos apresentar algumas boas práticas para a estratégia comercial da Black Friday 2024 e, ao final dele, é possível conferir uma entrevista com Thiago Guerra, Diretor Comercial de Digital do Pagar.me, sobre o tema.

1 – Precificação

Não se pode falar de estratégia comercial sem abordar a questão da precificação. De acordo com um levantamento do Pagar.me em parceria com o E-Commerce Brasil, 8,5% dos empreendedores digitais enfrentaram dificuldades para definir preços adequados e criar promoções atraentes na última edição do evento. Outro erro comum em sazonalidades como a Black Friday é oferecer descontos que acabem gerando prejuízos para o negócio.

Por isso, uma precificação estratégica, que equilibre descontos e rentabilidade, é essencial. Uma abordagem eficaz, especialmente durante a Black Friday, é a utilização de algoritmos de precificação dinâmica, que ajustam os preços com base na demanda, no comportamento do consumidor e na análise da concorrência. Essa prática garante competitividade sem comprometer a lucratividade.

2 – Estratégias promocionais

Segundo um levantamento da Globo, 39% dos brasileiros pretendem comprar na data; dos que ainda não sabem, os fatores decisivos para incentivar uma compra por impulso são descontos acima de 50%, frete grátis e entrega rápida.

Então, sabendo que nem sempre é possível atender à expectativa dos 50% de desconto, é muito importante agregar valor para além do preço.

Outras estratégias que podem ser usadas são:

Combos de produtos

Os combos de produtos são uma excelente maneira de aumentar o ticket médio enquanto oferecem valor ao cliente. A ideia é agrupar itens complementares a um preço reduzido em relação à compra dos produtos separadamente. Isso não apenas incentiva o consumidor a gastar mais, mas também ajuda a dar saída a produtos parados no estoque.

Frete grátis com valor mínimo de compra

O frete grátis continua sendo um dos principais motivadores de compra. Oferecer a opção para compras acima de um determinado valor possibilita aumentar o volume de vendas e incentivar os clientes a adicionar mais itens ao carrinho para atingir esse valor mínimo.

Ao definir que o frete grátis é válido para compras acima de R$ 200, por exemplo, muitos consumidores ajustam a quantidade de produtos no carrinho a fim de obter o benefício. Além disso, essa estratégia é ideal para equilibrar a margem de lucro, já que você cobre o custo do frete com o valor elevado da compra.

Promoções personalizadas e urgência

Outra forma de maximizar as estratégias para a ocasião é utilizar gatilhos de urgência e exclusividade, como oferecer combos ou frete grátis apenas por tempo limitado. Comunicar essas ofertas de forma clara, tanto em banners quanto nas redes sociais e em e-mails marketing, aumenta o senso de urgência e motiva o consumidor a finalizar a compra rapidamente.

3 – Recompra e personalização

Em 2024, as estratégias de recompra estarão entre as principais táticas para impulsionar resultados na Black Friday, com 32,4% de adesão por parte dos empreendedores, de acordo com o levantamento do Pagar.me em parceria com o E-Commerce Brasil.

A recompra pode ser impulsionada por campanhas de e-mail marketing segmentadas, com ofertas exclusivas para antigos clientes. Utilizar o histórico de compras para oferecer recomendações personalizadas é uma maneira eficaz de engajar esses consumidores, oferecendo produtos complementares ou até lançamentos baseados em suas preferências anteriores.

Além disso, investir em programas de fidelidade, oferecendo vantagens como frete grátis em futuras compras, descontos progressivos ou pontos acumulados, pode reforçar o vínculo com o cliente. Um atendimento pós-venda eficiente, acompanhado de comunicação personalizada e contínua, também aumenta significativamente as chances de recompra.

Por fim, a personalização da experiência de compra – desde recomendações automáticas até comunicações focadas no comportamento do consumidor – é uma tendência crescente para manter o cliente engajado e satisfeito.

Oferecer essa abordagem personalizada e integrada contribui para a construção de um relacionamento duradouro com o cliente, elevando a recorrência de compras e a satisfação ao longo do tempo.

Estratégia comercial para a Black Friday – da precificação a experiência de compra

Confira neste vídeo a continuação das dicas apresentadas no artigo em uma entrevista com Thiago Guerra, Head de Digital do Pagar.me, sobre precificação, comportamento omnichannel, experiência de compra, fraudes e mais.