No universo B2B, a relação entre as empresas corre um grande risco de ser impessoal e essencialmente comercial. Mas existe uma ferramenta capaz de transformar essa experiência e torná-la mais amigável, personalizada e atrativa para a sua persona: a estratégia de conteúdo.
Para o e-commerce B2B, o conteúdo é o caminho para gerar tráfego, aumentar as conversões, construir confiança, tornar-se autoridade e encantar clientes. Neste artigo, eu te conto como colocar uma estratégia de conteúdo em prática!
Tenha um blog
Pessoas recorrem sempre aos mecanismos de busca para se informar sobre produtos, sobre assuntos diversos, sobre empresas e muitas outras coisas. Ter um blog para e-commerce com conteúdos interessantes para a sua persona é a forma mais eficaz de conseguir visibilidade online de forma orgânica, ou seja, sem custo por clique.
O seu e-commerce B2B tem um nicho, certo? Então, o blog deve ter conteúdos relacionados ao segmento para que se torne referência entre o público, aumente a credibilidade da marca e também gere vendas.
Uma das maiores dificuldades das marcas, entretanto, é não saber o que escrever no blog. A dica é fazer um estudo de palavras-chave relacionadas ao negócio para encontrar termos relevantes. Ferramentas, como SEMrush e Ubersuggest, são ótimas para essa pesquisa. Elas fornecerão sugestões de termos e frases que as pessoas estão buscando no Google.
Escolhidas as palavras-chave, é hora de escrever o texto, que deve ser autoral, informativo, aprofundado, de qualidade e no tom de voz da marca.
Vamos a um exemplo. Se o seu e-commerce B2B comercializa embalagens para festas para pequenos varejistas, escreva conteúdos no seu blog que sejam úteis ao lojista, entre os quais: como fazer um bom atendimento ao cliente, como divulgar a loja nas redes sociais, como organizar o estoque, entre outros.
Sendo assim, os benefícios de ter um blog na sua estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce B2B são:
- Ajudar potenciais clientes
- Converter visitantes em clientes
- Aumentar o reconhecimento da marca
- Tornar-se autoridade no assunto
- Gerar tráfego para o e-commerce
- Fazer vendas
Produza ofertas de valor
Dentro da estratégia de conteúdo, também vale a pena produzir ofertas de valor, que são materiais ricos e gratuitos sobre um tema que interesse à persona. Existem diversos formatos para trabalhar, como e-books, guias, comparativos, quizzes, ferramentas e vídeos.
Esses conteúdos, assim como o blog, auxiliam no reconhecimento da marca e fazem com que a empresa seja vista como autoridade no ramo, o que cria confiança com o público.
As ofertas de valor são fundamentais para captação de leads, aumentando a sua base de contatos para gerar novas oportunidades de vendas.
Voltando ao exemplo do e-commerce B2B que vende embalagens de festas, os materiais de valor devem entregar um conteúdo completo e útil que auxiliem os lojistas, como: guia de marketing digital para pequenos negócios, planilha de fluxo de caixa e calendário de datas comemorativas no comércio.
Esteja nas redes sociais
Uma sólida estratégia de conteúdo B2B inclui estar presente nas redes sociais que fazem parte do dia a dia da persona. Esses canais são uma oportunidade para impulsionar a popularidade do site, trabalhar o reconhecimento de marca e vender.
Desde já, é importante que você saiba que a conversa nas redes difere um pouco da que acontece no blog. No primeiro canal, as pessoas querem mais entretenimento, enquanto, no segundo, elas estão em busca de respostas para seus problemas.
Sendo assim, não necessariamente o seguidor da loja nas redes sociais se tornará um cliente, mas as estratégias certas tornam mais fácil guiá-lo até o fundo do funil de vendas.
Nas mídias, mescle conteúdo informativo, entretenimento e promoções. O e-commerce de embalagens pode apresentar seus produtos, publicar tendências do setor, fazer drops sobre empreendedorismo e varejo, entre muitos outros temas.
Dispare e-mail marketing
O e-mail é uma das ferramentas de marketing para e-commerce mais lucrativas da estratégia de conteúdo. Para o mercado B2B, o e-mail é ainda melhor, pois os funcionários das empresas checam as caixas de entrada corporativas diariamente.
Mas como o e-mail marketing é um território bastante concorrido, é preciso se comunicar do jeito certo e no melhor momento para chamar a atenção do leitor. A dica de ouro é: segmentação! Com a ajuda de uma plataforma de automação de marketing, você conversa com o maior número de pessoas da forma mais personalizada possível e faz com que os destinatários da mensagem se envolvam mais com o conteúdo.
Se os seus clientes têm o hábito de fazer pedidos semanais no site, você pode configurar um e-mail automático caso eles não façam compras dentro daquela semana. Parece complicado, mas fazer automação com a ferramenta ideal é algo simples e intuitivo que ajuda, e muito, a aumentar as taxas de abertura e de cliques nas mensagens.
Ter uma estratégia de conteúdo fará com que a sua empresa se comunique melhor com o público de forma cada vez mais pessoal e assertiva. Não deixe esse assunto para depois!