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Estratégias para aplicar promoções no e-commerce

Por: Cadu Fogueral

Diretor de E-commerce na Infracommerce

Diretor de Digital Commerce (Direct to Consumer, D2C) na Infracommerce e professor do curso Gerente de E-commerce 4.0 na ComSchool, é publicitário por formação com MBA em Varejo e Mercado de Consumo, somando especializações em Product Management e Marketing Digital. São mais de 17 anos de carreira em atuação nos principais varejos brasileiros liderando área de negócios e desenvolvimentos de produtos digitais nas áreas de e-commerce, marketplaces e omnichannel. Em 2023, recebeu o Prêmio ABComm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - como Profissional de E-commerce 2022 através de voto popular.

Uma pesquisa da Opinion Box sobre as tendências do e-commerce para 2024 apontou que há três fatores principais que motivam os clientes a comprar online: preço, praticidade e promoção, sendo que 56% dos entrevistados responderam que este último é o incentivo que mais influencia na tomada de decisão. Afinal, o consumidor moderno tem a sensação de que na internet ele vai encontrar ofertas mais em conta do que nas lojas físicas.

Confira algumas dicas valiosas e estratégias para aplicar promoções no e-commerce em 2024.

Bom, nesse cenário, é óbvio que você não pode deixar passar a oportunidade de atrair clientes com promoções efetivas e que vão trazer retorno para a sua loja online. Mas, calma, não estou dizendo aqui para você sair distribuindo descontos a qualquer momento e sem nenhuma estratégia. Tudo, absolutamente tudo no e-commerce, deve ser planejado para trazer resultados positivos.

Então, acompanhe este artigo e explore algumas dicas valiosas e estratégias para aplicar promoções no e-commerce em 2024.

Planejamento é a máxima do e-commerce

Antes de mais nada, você precisa planejar as promoções que vai executar ao longo do ano. Para isso, é interessante pegar esse primeiro mês para estipular um calendário anual de ações comerciais. Você não precisa detalhar todas as regras dos descontos e dos benefícios que vai aplicar, mas é importante ter pelo menos um “rascunho” de como vai funcionar a promoção de Black Friday, por exemplo.

Não, você não estará adiantado demais, você estará se antecipando para poder se programar melhor quando cada data sazonal chegar. Quanto mais você puder evitar imprevistos, melhor será para a saúde do seu negócio a longo prazo. E mais, o planejamento também coloca o seu e-commerce à frente da concorrência, e eu e você sabemos o quanto isso é importante na hora de fisgar o cliente.

Entenda o seu público e o seu nicho de mercado

Por falar em concorrência, ainda na etapa de planejamento, é interessante fazer uma pesquisa de mercado para saber qual é a mecânica das promoções que geralmente são oferecidas pelas lojas que fazem parte do seu segmento. Isso porque, muitas vezes, um tipo de oferta que faz super sentido para o ramo da moda não é a mesma modalidade que funciona para o setor de alimentação, e vice-versa.

Mas, além de entender a sua concorrência, é importante conhecer os limites da sua própria empresa. Nesse sentido, é preciso fazer um levantamento de todas as promoções que você veiculou no último ano, analisar os resultados e identificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado ou reinventado em 2024.

O terceiro ponto deste tópico é conhecer a fundo o seu cliente, quais são os hábitos de compra dele, o que chama a sua atenção em uma oferta online, o que faz com que ele feche uma compra no seu e-commerce. Lembre-se de que o sucesso da sua loja virtual depende, e muito, de o seu cliente estar satisfeito e ter uma boa experiência em todos os pontos da jornada de compra.

Amplie seu potencial de vendas com diferentes tipos de promoções

Depois dessa etapa essencial de planejamento das ações promocionais, quero destacar alguns tipos de ofertas que você pode aplicar no seu e-commerce em 2024.

– Frete atrativo: esse é um dos recursos do e-commerce que pode influenciar na hora de o cliente fechar uma compra. Afinal, se o frete estiver caro, com certeza ele vai procurar outra loja para adquirir o produto que ele deseja. Pensando nisso, estipule regras como “frete grátis a partir de R$ X reais em compras”, assim você oferece um benefício para quem compra mais com você;
– Benefícios exclusivos para clientes recorrentes: essa estratégia traz uma sensação de proximidade do cliente com a marca, já que ele terá benefícios exclusivos. Aqui, você pode disponibilizar cupons de desconto, eventos VIP e outras vantagens para quem é fiel à sua marca; – – Cupom na primeira compra: isso pode atrair novos clientes, mas, para fazer com que eles fiquem depois da primeira compra, é interessante adotar alguma vantagem, como o cashback. Assim, você estimula a recompra e abre as portas para a fidelização desses clientes;
– Desconto progressivo e em produtos relacionados: perceba que aqui você não está apenas aplicando uma porcentagem de desconto no site todo, você está criando uma regra para a promoção. Nesse caso, também é interessante deixar a vigência da oferta bem clara para o consumidor, o que pode gerar o gatilho de urgência de compra, o famoso “aproveite antes que acabe”;
– Compre e ganhe: nesse tipo de promoção, você oferece um brinde na compra de algum produto. Se atente apenas para escolher um “mimo” que faça sentido com o produto principal e com o público, que vai enxergar a oferta como uma oportunidade imperdível.

Vale destacar, mais uma vez, que é preciso analisar se cada estratégia faz sentido para o seu nicho de atuação e para a realidade do seu modelo de negócio. Depois disso, é só colocar suas promoções em prática e colher os frutos de uma campanha bem estruturada e planejada.