Você já deve ter notado quão bom é conseguir um novo cliente, mas sabe o que é melhor? Manter os antigos e fiéis por perto. Segundo estudos, aumentar a retenção de apenas 5% desses mesmos clientes pode gerar um aumento por volta de 25% nos seus lucros. Esse é o cenário para quem investe em práticas de retenção de clientes.
Tenha em mente que a estratégia é capaz de proporcionar um crescimento em seu negócio de forma orgânica, através do boca a boca, e estender sua base de clientes satisfeitos, de maneira que comprem repetidamente. Confira uma série de propostas capazes de incrementar seu e-commerce, garantindo clientes não apenas satisfeitos, mas também fiéis ao seu negócio.
O poder da personalização
A personalização já é um requisito indispensável para qualquer e-commerce, e aqueles que ainda não investem nessa estratégia estão perdendo uma grande oportunidade. Afinal, quem não quer ser lembrado no aniversário ou em uma data especial?
O mesmo acontece com o cliente: uma simples mensagem personalizada com o nome dele, acompanhada de um cupom de “boas-vindas” ou “feliz aniversário”, pode aumentar suas vendas e reter clientes que estavam inativos. Esse é o poder da personalização – a capacidade de gerar conexão e aproximar você do seu consumidor.
Atualmente, há diversas ferramentas, como os CRMs (Customer Relationship Management), que permitem o envio de e-mails marketing personalizados e a gestão completa do ciclo de vida de cada cliente. Investir em plataformas desse tipo permite conhecer melhor o seu cliente e oferecer opções sob medida para cada perfil, aumentando assim a taxa de conversão. Afinal, cliente satisfeito é cliente fidelizado.
Aposte nos programas de fidelidade
Imagine comprar algo e receber uma porcentagem de volta ou acumular pontos para trocar por brindes. Essa estratégia, embora já bastante difundida e até antiga, continua sendo extremamente eficaz na mente do consumidor. A gamificação funciona aplicando estratégias de jogos em seu negócio, para que cada compra ou ação do cliente traga algum ganho para ele.
Os programas de fidelidade são um exemplo claro disso, sendo amplamente utilizados, desde cartões de crédito até o acúmulo de milhas pelas companhias aéreas. O objetivo é sempre o mesmo: manter o cliente engajado e incentivá-lo a comprar mais. Sendo assim, invista em desafios, metas, programas de pontos ou até mesmo rankings para despertar o lado competitivo do seu cliente.
Muitas vezes, o consumidor acaba realizando uma compra pensando no brinde ou benefício que vai adquirir. Logo, no fim dessa “partida”, você pode ter certeza de que ambos sairão ganhando.
O pós-venda também importa
Não pense que, só porque o cliente finalmente converteu, o jogo está ganho. É justamente nesse momento que entra uma etapa crucial para a retenção: o pós-venda.
Imagine como é acolhedor quando alguém se preocupa e pergunta se você chegou bem em casa ou teve uma boa viagem. No caso de vendas, perguntar se o pedido chegou corretamente ou oferecer suporte adicional para o uso do produto pode conquistar de vez o cliente.
Lembre-se de demonstrar valor ao seu cliente, enviando informações úteis de forma estratégica, em vez de lotá-lo com e-mails sem sentido. Esse é o momento ideal para:
– oferecer itens semelhantes ao que ele comprou;
– se adquiriu algo como um utensílio de cozinha, enviar receitas relacionadas;
– no caso de joias, dicas para conservação e durabilidade podem ser bem-vindas.
Invista em newsletters ou e-mails transacionais para manter o cliente sempre atualizado sobre novidades. Além disso, embora os chatbots estejam em alta e sejam úteis, para problemas ou reclamações, um toque humano é sempre mais acolhedor e eficaz.
Conclusão
A retenção é uma estratégia de longo prazo, mas que proporciona resultados significativos, especialmente com os diferenciais que só a sua marca pode oferecer. Agora que você já tem os pilares essenciais para aumentar a retenção no seu e-commerce, é hora de colocar tudo em prática. Quanto mais cedo começar, mais rápido os resultados aparecerão.
Não perca a chance de fidelizar seus clientes e transformá-los em verdadeiros defensores da marca. Boas vendas!