O mercado brasileiro de games movimentou uma receita de quase US$1,46 bilhões no ano passado (2015), conforme dados da NewZoo, consultoria que é referência na pesquisa sobre a indústria de games mundial. No mundo, a cifra é assustadora: deverá chegar aos US$99,6 bilhões até o final do ano, um crescimento de 8,5% em relação ao arrecadado no ano passado.
O setor de games é promissor, mas ele também exige certos cuidados e um bom conhecimento do mercado e do público com quem estão lidando para o lojista se posicionar melhor que seus concorrentes.
O que os clientes querem?
A evolução das buscas do Google nos últimos 3 anos por alguns dos principais games nos revela o seguinte:
- Fifa e PES – as buscas cresceram 20000%
- Assassin’s Creed Identity – as buscas cresceram 2000%
- Injustice – as buscas cresceram 1000%
- God Of War – as buscas cresceram 297%
- GTA – as buscas cresceram 241%
- The King Of Fighter – as buscas cresceram 201%
Estes são dados internos da empresa divulgados no e-book “Dia das Crianças: insights sobre uma das principais datas do varejo brasileiro” em agosto de 2016. Este crescimento é importante para identificar os games que se tornaram mais relevantes para o consumidor e, caso trabalhe com alguns deles, o lojista poderá usar isso a seu favor, destacando a página do produto por meio de banners e promoções.
Quais promoções criar para atrair o público?
Não basta divulgar estes games mais buscados ou os outros que você comercializa. Pense no que irá ocorrer quando o internauta procurar por seu produto em sites de busca, comparadores de preço, shoppings virtuais e alguns anúncios. Você precisa também ter alguns diferenciais que tornem sua oferta melhor do que as dos concorrentes.
Boas imagens e informações detalhadas
Ter imagens bem definidas e descrições bem detalhadas do produto, com nome correto e características do jogo, é algo importante para que o consumidor mais crítico saiba exatamente o que está comprando. Isso passa maturidade em seu e-commerce e torna seu site mais relevante que os dos concorrentes.
Site seguro e com boa reputação
Investir em segurança do site é essencial para o cliente sentir confiança em comprar com você. Ter uma criptografia das informações do cliente (SSL e SSL EV), além de investir em checagem e correção de vulnerabilidades (como a Blindagem de Sites), além de testes de invasão (Pentest) e outras medidas de segurança, aproxima o cliente para comprar com você. Além disso, vale ter boa reputação e atender bem seus clientes para que fiquem satisfeitos ao comprar em seu e-commerce.
Preço competitivo e boas condições de pagamento
Talvez o impulso principal do cliente em clicar em um anúncio ao invés de outro seja mesmo esse: o preço do produto. Para garantir liderança entre os concorrentes, vale monitorá-los e ajustar os preços de seus produtos conforme o que outros lojistas estão praticando.
Isso pode ser feito por meio de softwares de precificação automatizada, como a Sieve, criando regras para seus preços se auto-ajustarem assim que eles mudarem os deles. Você pode ser mais competitivo e, ao mesmo tempo, definir parâmetros do preço mínimo do produto para a ferramenta garantir que a competição nunca prejudique seus negócios.
Cuidando desses fatores, fica mais fácil vender seus games e se destacar entre os concorrentes.