TikTok na jornada de compra online
Por que o TikTok é um dos aplicativos mais baixados do mundo? A resposta é muito simples: ele une conteúdos autênticos e, principalmente, vídeos curtos.
O consumidor da atualidade se conecta com conteúdos cada vez mais simples, o que não significa baixa qualidade, mas sim proximidade e fácil identificação.
Uma pesquisa da Microsoft revelou que o ser humano tem uma capacidade de atenção baixa, cerca de oito segundos. Esse estudo foi realizado há quase dez anos, em 2015, e atualmente, com tantas informações e estímulos, provavelmente o tempo é menor ainda. Por isso, para se destacar na criação de conteúdo nas redes sociais, você não pode demorar para se conectar e captar seu consumidor.
O Tiktok, como um dos maiores potencializadores dos vídeos, já entendeu como ele pode influenciar todo o consumo online. Agora, também existe o TikTok Shop Ads, no qual é possível vender produtos em vídeos, transmissões ao vivo na plataforma e na vitrine de produtos do perfil.
Dessa maneira, os vídeos exercem um grande papel na jornada de compra virtual. E com a abundância de conteúdo, é comum as pessoas pesquisarem por vídeos de reviews reais antes de realizar uma compra. O consumidor moderno não é ingênuo e busca ser assertivo nas tomadas de decisões. Assim, ele quer ver o produto além das fotos profissionais e descrições básicas em um e-commerce. Ele precisa entender a fundo sobre a marca e como é o produto. No online, nada melhor do que um vídeo para resolver essa situação.
Mas e o e-commerce?
O e-commerce continua sendo importante, cada vez mais!
Ele deve ser o principal canal de vendas de uma marca no meio digital e continua crescendo, como mostrou uma pesquisa feita pela Nielsen, que constatou que o e-commerce no Brasil cresceu 18,7% no primeiro semestre de 2024, com um faturamento de R$ 160,3 bilhões.
Mas o que muda nesse cenário é a capacidade de adaptação dos lojistas. Como se destacar em meio a tantos concorrentes e proporcionar uma experiência inesquecível para os clientes, um fator importantíssimo atualmente?
Não tem motivos para nadar contra a correnteza. Se os consumidores já estão tão acostumados com a usabilidade nas redes sociais e os formatos em vídeo, é necessário trazer essa dinamicidade e humanização para a loja online também.
Como trazer a experiência com vídeos para o e-commerce?
Hoje, temos acesso à solução do video commerce no mercado, que possibilita o uso de vídeos interativos no site para tornar a jornada de compra mais envolvente, com formatos semelhantes aos stories ou reels do Instagram.
Com isso, a inovação do momento é a trazer para a loja virtual uma experiência semelhante à do TikTok, com um feed de vídeos da própria loja. Nessa modalidade, o consumidor pode fazer um 360 no site todo através dos vídeos disponibilizados pela marca no e-commerce, tendo um panorama dos produtos disponíveis em uma experiência totalmente imersiva na loja online.
Esse feed também inclui interações com os vídeos, como: carrinho de compra, tabela de medidas (para o segmento de moda), comentários, compartilhamentos, curtidas.
A navegação se torna mais envolvente e faz com que o cliente fique mais tempo engajado dentro do e-commerce, conhecendo produtos que ele provavelmente não conheceria através dos vídeos, o que pode levá-lo a comprar mais itens do que o planejado, aumentando o ticket médio e a conversão de vendas do lojista.
Veja abaixo uma demonstração dessa experiência dentro do e-commerce da LV Store:
Como a tendência está evoluindo
Sabemos que a competitividade no online está cada vez maior, e os marketplaces, já perceberam isso. Em muitos dos grandes nomes, você encontrará uma experiência semelhante com vídeos, em que os vendedores mostram o diferencial dos seus produtos para vender mais.
Isso significa que, cada vez mais, quando o assunto é loja própria, sobreviverão os lojistas que entenderem a importância de proporcionar uma boa experiência ao usuário, aliada à capacidade de contar boas histórias no online.
Com essa perspectiva, os vídeos no e-commerce têm sido cada vez mais a melhor maneira de driblar esse desafio no mercado e sair na frente dos concorrentes.