Para aumentar o tráfego da sua loja online, aposte em algumas estratégias de marketing de conteúdo. Conheça uma lista com as principais ferramentas de pesquisas de palavras-chave e entenda a importância dessa estratégia para impulsionar a sua marca!
Não importa o nicho em que o seu e-commerce esteja inserido, você sempre terá concorrentes e, para driblá-los, é importante investir em estratégias. O marketing de conteúdo é uma das técnicas de sucesso para empresas de diferentes nichos, e você pode apostar nessa estratégia para melhor alcance da sua marca pelas suas personas.
Entre as possibilidades, usar de forma correta as palavras-chave é conseguir posicionar a sua página nos buscadores. Afinal, por meio delas, você pode criar conteúdos sob medida e ser encontrado pelo seu público-alvo no Google, por exemplo.
Vale informar que essa prática está diretamente relacionada ao SEO e visa trabalhar o relacionamento da sua marca com o público, atraindo, assim, clientes orgânicos.
Mas como selecionar as principais palavras-chave para a minha página e inseri-las em conteúdos que atraiam leads? Para isso, existem diversas ferramentas de pesquisas de palavras-chave. Conheça algumas das principais!
Melhores ferramentas de pesquisas de palavras-chave
Você, que tem um e-commerce, sabe que parte do seu tráfego vem do trabalho de SEO. Afinal, essas são estratégias que trazem resultados, se aplicadas corretamente.
Entre todos os requisitos estão as palavras-chave que, se bem trabalhadas, atraem clientes orgânicos para a sua página. Mas, para uma seleção acertada, é preciso contar com ferramentas de pesquisas de palavras-chave certas. Veja uma lista das principais!
1. Google Search Console
Oferece uma função bastante específica para planejamento de palavras-chave, sendo gratuita. Por meio dela, é possível identificar quais são as keywords que trazem maiores resultados para a sua página.
Ajuda muito quem está investindo em estratégias de conteúdo para e-commerce, já que permite analisar as palavras-chave com mais impressões, taxa e que geram mais cliques. Além disso, é possível obter uma lista das keywords mais bem posicionadas no Google, bem como avaliar o período de suas performances.
2. Semrush
Oferece acesso gratuito e planos pagos, sendo uma das ferramentas de pesquisas de palavras-chave mais completas. Entre as vantagens permite visualizar o volume de buscas das keywords, CPC médio e termos relacionados à sua pesquisa.
Além disso, apresenta a competitividade dos termos analisados e quais páginas estão melhor ranqueadas em relação ao tráfego orgânico. Também é possível analisar os concorrentes, adicionando os domínios e descobrindo as palavras-chave que ranqueiam nos portais, bem como os backlinks.
3. Übersuggest
Disponibiliza sugestões de palavras-chave, bem como seu volume de busca, de forma gratuita, mas com acessos limitados. É uma ferramenta intuitiva e oferece ainda outros recursos para mídia paga.
Além disso, contribui muito para pesquisas de palavras-chave de cauda longa, que são apresentadas em ordem alfabética. Os usuários também podem fazer um download para obter a planilha de resultados de palavras-chave.
4. Ahrefs
Não é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave gratuita, mas apresenta dados precisos. Entre eles estão volume de pesquisa, CPC médio, quantidade de resultados exibidos e grau de dificuldade de determinada palavra-chave.
É uma excelente ferramenta para estratégias de link building, especialmente por permitir encontrar parceiros para determinados termos pesquisados.
5. Keyword Explorer – Moz
Excelente ferramenta para quem trabalha com marketing digital. Possui muitas funções já mencionadas em outras ferramentas de pesquisas de palavras-chave mencionadas aqui.
Entre os seus destaques apresenta dados de concorrência, pontuação de dificuldade para determinadas keywords nas pesquisas orgânicas, indica termos relacionados, entre outros. Além disso, mostra o Page Authority e Domain por palavra-chave das páginas melhor ranqueadas.
6. Google Keyword Planner
É uma ferramenta gratuita e está entre as mais completas. Por meio dela, é possível obter dados interessantes, inclusive identificar oportunidades de termos relevantes para seu e-commerce.
Ao fazer a sua busca, você vai obter uma seleção de palavras-chave com vários sinônimos para inserir em seu conteúdo, gerando, assim, mais qualidade em seus posts para determinado termo de busca. Embora seja uma ferramenta muito útil, não permite analisar os dados dos concorrentes.
Por que investir em marketing de conteúdo para e-commerce?
Investir em marketing de conteúdo está entre as estratégias que garantem sucesso às marcas. Afinal, é um meio de mostrar experiência e conhecimento no nicho em que atua.
Por meio dos conteúdos, é possível oferecer informações valiosas para seu público alvo. Além disso, sanar dúvidas, apresentar produtos, serviços e soluções. Esse é um meio que está convertendo leitores em leads, já que ajuda os leitores na decisão de compra.
Um site que vende planos de saúde, por exemplo, pode criar um blog dentro do site e lá divulgar informações úteis ao leitor. Através dos conteúdos criados, criar rankings de operadoras de planos de saúde, apresentar tabelas de preço, tirar dúvidas sobre procedimentos que devem ou não fazer parte das coberturas, entre outros.
Mas, para isso, é importante investir em técnicas de SEO, como inserir as palavras-chave mais relevantes no título e corpo do texto. Além disso, sempre incluir CTAs para que os leitores possam adquirir o seu produto, caso se interessem.
Assim, ao fazer uma busca no Google para determinado termo, o leitor poderá encontrar o seu portal, clicar, ler o conteúdo e decidir contratar o seu serviço.
Os benefícios são:
Lembre-se de que um bom conteúdo ajuda a marca a ser conhecida e a conquistar a confiança dos clientes. Essa é uma das estratégias personalizadas com maior garantia de retorno para o e-commerce.
Investir em palavras-chave é essencial para ser encontrado nos buscadores. Então, aposte nas ferramentas de pesquisas de palavras-chave para impulsionar o seu site e confira os resultados!