Com o retorno das celebrações presenciais, como festas e casamentos, o mercado de flores vem impulsionando a retomada da economia no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o segmento é uma engrenagem importante para o país. Para se ter uma ideia, é responsável por 210 mil empregos. Em 2021, alcançou o faturamento de R$ 1,8 milhão. A pesquisa aponta ainda um aumento de 15% no mercado de flores no ano passado.
Durante a pandemia, o mercado de vendas online se destacou. Em meio à crise sanitária, surgiu a necessidade de enviar lembranças a pessoas queridas, com o intuito de criar a aproximação que estava restrita, ou até mesmo de decorar a casa, já que quase todos passaram praticamente o tempo todo lá.
Assim, a praticidade desse formato de compras atingiu, inclusive, pessoas que não pensavam em comprar flores online, fazendo o modelo se consolidar. O ponto de virada está na facilidade para adquirir e receber itens de floriculturas pelo e-commerce, que melhorou ainda o profissionalismo do setor. Afinal, hoje as pessoas se sentem mais seguras para realizar esse tipo de compra.
Estratégias para a boa jornada do cliente
Porém, por se tratar de um produto delicado e perecível, é preciso lançar mão de alguns cuidados e investir em estratégias para oferecer uma boa jornada ao cliente e garantir sua fidelização. Cada carga é diferente, por isso é fundamental entender esse processo para tratar as entregas de forma personalizada, garantindo que o produto chegue impecável às mãos dos clientes.
No ramo das flores, é necessário ainda respeitar a particularidade de cada espécie, buscando potencializar os aspectos positivos e a beleza de cada uma. A dica é apostar em embalagens e caixas apropriadas para que cada flor chegue intacta e perfeita na casa do consumidor. Além disso, compartilhar sugestões de cuidados e preservação com o público amplia sua durabilidade e, de quebra, estreita o relacionamento com o consumidor.
Investir no transporte regional e personalizado também funciona. É importante viabilizar parcerias locais que garantam entrega rápida, com veículo apropriado para cada pedido, e que proporcionem treinamentos junto à marca para garantir a perpetuação do estilo e da credibilidade da loja.
Flores são o tipo de presente clássico e difícil de errar, com opções para todos os gostos e idades. É um mercado enorme, que cresceu muito nos últimos dois anos e ainda tem potencial de expansão, especialmente com estratégias de fidelização e uma dose de carinho.
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