Segundo uma pesquisa da Globo, 50% dos brasileiros vão se programar previamente para a Black Friday 2023. Mesmo com esse número elevado de consumidores atentos e certos do que desejam adquirir na ocasião, o abandono de carrinho ainda é uma realidade significativa para muitos varejistas.
Demora no carregamento, falta de segurança, medo de golpes e limitações nas opções de pagamento são alguns dos fatores que prejudicam as vendas no e-commerce.
Pensando especificamente na questão das formas de pagamento, a grande limitação pode ser o cliente não encontrar o método que prefere no momento do checkout.
Logo, não é exagero dizer que quanto mais formas de pagamento forem disponibilizadas em um site, melhor. Mas será que isso é tudo?
Vamos discutir neste artigo tudo que tange às formas de pagamento para a Black Friday 2023.
Sete formas de pagamento para a Black Friday 2023
1 – Cartão de crédito
O cartão de crédito é a escolha de 60% dos brasileiros quando o assunto são as compras na Black Friday, segundo pesquisa feita pela Globo.
Sem dúvidas, a possibilidade de pagar à prazo e de forma parcelada é o grande atrativo desse método de pagamento para o consumidor.
Logo, o cartão de crédito não pode faltar no checkout de nenhum lojista. Apesar disso, é importante ter um cuidado especial aqui. Afinal, as fraudes também se intensificam durante a Black Friday e o cartão é a principal ferramenta dos golpistas.
Dado o exposto, alguns pontos de atenção para oferecer o cartão de crédito na Black Friday 2023 são:
Oferecer parcelamento de duas a dez vezes é uma boa prática em qualquer modelo de negócio, mas para lojistas com produtos de ticket médio mais elevado, a partir de R$ 5 mil, é interessante a oferta de parcelamentos maiores – em até 24 vezes.
Em relação às fraudes, é importante contar com sistemas de segurança na sua loja virtual, como:
– reCAPTCHA, que é um sistema para identificar se dada solicitação está sendo feita por um humano ou um robô.
– Ter área logada no site e sistema de autenticação de identidade, como 2FA – segundo fator de autenticação.
– Contar com um meio de pagamento que trabalhe com PCI compliance, tokenização de bandeira, 3DS e outras ferramentas que promovam a segurança dos dados transacionais.
– E, claro, um bom antifraude. Nesse ponto, vale lembrar que o antifraude trabalha por meio de machine learning, ou seja, fica melhor e mais apurado conforme o uso. Assim, o ideal é contratar esse tipo de sistema de três a seis meses antes da Black Friday, garantindo um bom desempenho durante a ocasião. A análise manual também é uma camada de segurança interessante para agregar mais segurança e aumento de conversão.
2 – Pix
O pagamento instantâneo é a preferência dos clientes que têm dinheiro em caixa e querem aproveitar melhores condições para pagamento à vista.
Sendo assim, o Pix já é mencionado por 38% dos brasileiros como forma de pagamento para a Black Friday 2023, crescimento de 5% em relação ao ano anterior, de acordo com o levantamento da Globo.
Ele tem a vantagem da compensação quase instantânea, não travando o estoque do lojista, como acontece nas compras por boleto. Pensando ainda na sua instantaneidade, os processos de picking e packing do produto são agilizados e garante-se um fluxo de caixa saudável – pela natureza da compra à vista.
Além disso, comparativamente com outros métodos de pagamento, as taxas praticadas para negócios transacionarem pelo Pix são mais baixas.
Portanto, pode ser interessante para o seu negócio facilitar os pedidos pelo Pix, ou seja, aplicar ainda mais descontos nos pedidos que forem realizados com ele.
No quesito segurança, para vender pelo Pix é importante garantir o uso de QR code dinâmico. Nesse formato, são exigidas informações sobre a transação (dados do recebedor e do pagador, vencimento etc.). Assim, o QR code é válido apenas para um pagamento, o que facilita o processo de conciliação do lojista e garante maior segurança para o consumidor final, uma vez que é possível confirmar os dados do recebedor.
3 – Cartão de débito
Esse método de pagamento sempre foi preterido no ambiente digital por conta da sua fricção. Para aprovar o pagamento, o consumidor precisa abrir o seu internet banking para fazer validações de segurança, criando um processo mais longo e burocrático.
Ainda assim, alguns negócios optam por oferecer essa forma de pagamento, entendendo que faz sentido para seus consumidores. Por exemplo, empreendimentos que trabalham com recorrência.
O cartão de débito, embora não seja amplamente utilizado no ambiente digital, é responsável por 13% das transações no e-commerce, de acordo com o relatório Global Payment Report 2023. Para a Black Friday deste ano, 22% dos brasileiros o mencionam como forma de pagamento – em compras físicas e presenciais.
No entanto, como a Black Friday é uma data que requer agilidade e boas promoções. Portanto, se o seu negócio ainda não oferece o débito, essa não precisa ser uma prioridade para a ocasião.
4 – Boleto bancário
Longo período de compensação, sequestro de estoque e baixa conversão, com clientes esquecendo ou desistindo de efetuar o pagamento, são os principais desafios que os lojistas enfrentam ao ofertar o boleto bancário como método de pagamento. Na Black Friday, cada uma dessas desvantagens fala ainda mais alto.
No entanto, é preciso considerar que o Brasil ainda conta com um percentual elevado de população desbancarizada – 10% dos brasileiros, segundo o Valor Invest. O boleto é a forma de pagamento mais democrática para atender esse grupo.
Afinal, não é necessário ter um cartão de crédito ou uma conta bancária. Com o boleto em mãos, o consumidor consegue realizar seu pagamento em estabelecimentos físicos.
Dado o exposto, e considerando que 9% dos brasileiros citam o boleto como forma de pagamento para a Black Friday 2023, de acordo com a pesquisa da Globo, ainda é importante oferecer o boleto bancário no e-commerce durante a ocasião.
Uma boa prática interessante aqui é limitar um percentual do estoque que pode ser comprado via boleto, dando mais agilidade e tração para a Black Friday sem deixar os clientes desassistidos.
Além disso, é essencial trabalhar com o boleto registrado, para atuar em conformidade com a Febraban e garantir mais segurança para o cliente, devido à rastreabilidade e ao controle de dados.
5 – Carteira digital
As carteiras digitais estão ganhando popularidade devido à sua praticidade e a promoções associadas. Para a Black Friday deste ano, 11% dos consumidores consideram as carteiras digitais como uma forma de pagamento viável. Atualmente, elas são utilizadas em 18% das transações no e-commerce brasileiro, de acordo com o Global Payment Report 2023.
As wallets trazem comodidade para os clientes, possibilitando ter em um único app todas as suas formas de pagamento. Além disso, o grande atrativo desse método de pagamento são os descontos e cashbacks, que tornam-se ainda mais atrativos durante a Black Friday.
Sendo assim, é muito relevante para os empreendimentos digitais aderirem a essa forma de pagamento em seus negócios, sobretudo os varejistas.
6 – Cartão próprio da loja
O cartão próprio da loja é mencionado por 8% dos brasileiros como uma opção de pagamento para a Black Friday 2023, segundo a pesquisa da Globo. Esse tipo de cartão pode ser atraente se oferecer benefícios como parcelamento estendido e descontos exclusivos.
Para negócios que querem expandir a atuação para oferta de serviços financeiros, o cartão próprio da loja (private label) é uma sacada interessante. Para isso, é preciso contratar um serviço de Payment as a Service ou Banking as a Service.
7 – Vale benefícios
Para livrarias, mercado, apps de delivery e afins, aceitar os cartões de vale-benefício durante a época mais promocional do ano também é importante.
Afinal, esse é um tipo de benefício que as empresas têm oferecido cada vez mais no Brasil. Logo, é importante para os consumidores que possam utilizá-lo para aproveitar as melhores promoções.
Funcionalidades para evitar o abandono de carrinho
Nem sempre, só ofertar as formas de pagamento mencionadas será suficiente para o cliente fechar o pedido. Mas algumas ferramentas podem complementar a experiência de compra do usuário e elevar a sua conversão de vendas, como:
– Multimeios de pagamento:
A ferramenta de multimeios de pagamento permite que o usuário combine mais de uma forma de pagamento. Pode ser cartão + boleto, cartão + Pix, cartão + cartão etc. Assim, caso ele não possua saldo na conta para realizar a compra ou limite no cartão, pode combinar mais de um método para pagar pelo pedido.
– Multicompradores:
Na mesma linha que a funcionalidade anterior, essa permite que o usuário faça o pagamento de forma dividida com um amigo ou familiar. Ou seja, combinando cartões de mais de uma pessoa.
– Compra com um clique:
Já a compra com um clique é uma funcionalidade bacana para recompras e compras por impulso.
A partir da autorização do usuário, a ferramenta armazena informações de pagamento e entrega e, em compras futuras, o cliente consegue realizar o pedido em apenas um clique.
Se você quer trabalhar com essa ferramenta durante a Black Friday, pode incentivar que os clientes preencham previamente esses dados, para aproveitar mais facilmente as promoções no grande dia. Para isso, é preciso criar um senso de urgência e mistério para as suas promoções.
Extra: dicas para recuperar vendas
E se mesmo com todas essas dicas o cliente não finalizar a compra?
Outras variáveis interferem na decisão de compra do usuário, mas é possível ainda tentar reverter esse cenário. Para isso, tenha como aliados:
– CRM: com automações de e-mail marketing e mensagens de WhatsApp, o CRM é crucial na recuperação de carrinhos. Uma mensagem como “você esqueceu seus produtos no carrinho” ou “aproveite um cupom de x% para finalizar a sua compra” muitas vezes é suficiente para o usuário voltar para a sua loja e fechar o pedido.
– Link de pagamento: é um recurso complementar às estratégias de CRM. Com ele, é possível mandar um link de checkout exatamente com os itens deixados no carrinho, agilizando o processo do cliente. Basta clicar no link, preencher a forma de pagamento e finalizar o pedido.
Agora você já sabe tudo sobre as formas de pagamento para a Black Friday 2023! É hora de colocar os conhecimentos em prática para chegar à ocasião com tudo que o seu e-commerce precisa para vender mais.