A fotografia de produto no e-commerce é um dos principais recursos que permitem aos consumidores online captar e compreender as propostas de valor de cada item à venda dentro de uma loja virtual.
Além disso, as fotos ajudam as pessoas a reterem conteúdo, entre outras vantagens. Pois, neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o poder delas no comércio eletrônico. Continue lendo!
Importância da fotografia de produto no e-commerce
Para você entender a importância da fotografia de produto no comércio eletrônico, eu reuni estatísticas de várias fontes sobre o tema. Com base nesses dados, descobri que em geral elas proporcionam:
- Decisão de compra
Conforme dados publicados pela Justuno, 93% dos consumidores consideram a aparência visual um fator-chave na tomada de decisão de compra de um produto. No e-commerce, as fotos são essenciais para esse objetivo.
- Apresentação precisa
Segundo a Weebly, 22% das devoluções de produtos online ocorrem porque um item parece diferente nas fotos. Ou seja, não adianta só expor uma foto do produto, a foto tem que ser precisa.
- Mostra dos detalhes
De acordo com a Forbes citada pelo Meero, 50% dos compradores online afirmam que as imagens grandes e de alta qualidade são mais importantes do que descrições e comentários sobre o produto.
- Tangibilidade
Um estudo do Big Commerce citado pela Objeqt revela que 78% dos compradores online querem que as fotos deem vida aos produtos. Eles querem ver o produto como se ele fizesse parte de suas vidas.
- Viralização
O conteúdo visual tem mais de 40% de chances de ser compartilhado nas redes sociais do que outro tipo de conteúdo, conforme a Efelle Creative. Por isso, certifique-se de que as suas páginas de vendas possuam boas fotos.
- Memorização
De acordo com dados publicados pela NCN Technology, as pessoas se lembram de só 10% do que leem. Mas, quando uma imagem é adicionada ao conteúdo, a memorização pode ser de até 65%.
- Engajamento
Fotos geram mais engajamento. Para você ter uma ideia, os posts do Facebook com imagens têm 2,3 vezes mais interações do que os sem imagens, segundo o BuzzSumo. O engajamento, por sua vez, ajuda a aumentar a consciência de marca.
Todavia, vale dizer, é preciso saber usar as fotografias do jeito adequado. Do contrário, elas podem interferir na usabilidade do seu e-commerce, como você ficará sabendo ao ler o próximo tópico.
A relação entre foto e usabilidade no e-commerce
No e-commerce, um atraso de apenas 100 milissegundos no tempo de carregamento de um site pode prejudicar as taxas de conversão em 7%, segundo a Akamai. Logo, com esse pequeno atraso, uma loja virtual que faz mil vendas mensais perderia 70 vendas ao mês e 840 vendas ao ano.
Além disso, para buscadores como o Google, o carregamento de uma página deve ser feito em no máximo 2,5 segundos para ser considerado uma boa experiência para o usuário. Mais do que isso, a página passa a ser mal avaliada e mal ranqueada nos resultados de pesquisas.
Em parte, muitas vezes as fotografias são as grandes vilãs que causam atrasos no carregamento das lojas online. Este, aliás, trata-se de um problema de usabilidade que pode gerar não apenas perdas de vendas, mas também desperdiçar os seus esforços de marketing.
Portanto, antes de inserir fotos na sua loja virtual, você precisa prepará-las adequadamente para a web. Em outras palavras, é preciso dimensioná-las em um tamanho apropriado. De preferência, elas não devem ultrapassar 250 KB. Além disso, devem-se usar formatos de última geração e compressão.
Caso a sua loja online já esteja em funcionamento, você pode fazer um teste de velocidade usando a ferramenta Google Page Speed Insights. Daí, então, siga as dicas recomendadas por essa ferramenta e otimize, assim, a performance do seu e-commerce.
Como se pode observar, a fotografia de produto no e-commerce é muito importante para o sucesso de uma loja online, mas desde que você saiba inseri-las da maneira certa nas suas páginas de vendas.