A indústria de comércio eletrônico provavelmente continuará a enfrentar grandes preocupações com fraudes em 2023, assim como aconteceu no passado. As características da fraude podem mudar, dependendo do comportamento do usuário ou da dinâmica do mercado em termos de novas tecnologias, mas o fato é que os cibercrimes estão cada vez mais sofisticados.
Olhando especialmente para o ambiente de e-commerces, esses negócios continuam sendo um alvo atraente para fraudadores porque geram bons lucros e tráfego. Além disso, os marketplaces e as plataformas são particularmente visados devido ao seu papel intermediário na cadeia de valor, o que, em alguns casos, limita a sua intervenção no processo de compra, incentivando os fraudadores a explorar mais brechas. Assim, soluções baseadas em inteligência artificial, inteligência de dados e biometria serão mais importantes do que nunca para que empresas de diversos segmentos possam se prevenir contra fraudadores.
Fraudes para ficar de olho em 2023
Um relatório desenvolvido pela Juniper aponta que até 2025 os comerciantes do mundo todo podem perder até US$ 206 bilhões em fraudes, especialmente durante o pagamento online. Além dos mais conhecidos tipos de fraudes – como account takeover, contas falsas, cancelamento de pedido e abuso de políticas de usuários -, há fraudes que têm se tornado mais comuns e que, por ainda serem pouco conhecidas, devem estar no radar das organizações.
Quando olhamos especificamente para o cenário brasileiro, um levantamento da Transunion, mostrou que as tentativas de fraude digital no país cresceram 20% no segundo trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021 – 27% das pessoas entrevistadas na pesquisa indicaram que já foram alvo de fraude online nos últimos três meses.
Um exemplo delas é a chamada “fraude do GPS”, também conhecida como “spoofing de localização”. Essa técnica permite que criminosos alterem ou ocultem a localização de um dispositivo móvel, tornando possível que os fraudadores burlem recursos de segurança que dependem de geolocalização. Essa é apenas uma das muitas técnicas usadas pelos fraudadores para ocultar suas impressões digitais (sua verdadeira identidade), falsificando as configurações do dispositivo e da rede.
Nos últimos dias, um levantamento da Kaspersky apontou que um grupo de criminosos brasileiros já está conseguindo, pela primeira vez no mundo, realizar fraudes em pagamentos por aproximação com cartão de crédito ou débito. Com o malware criado pela gangue, as transações contactless são bloqueadas, fazendo com que os clientes precisem inserir o cartão de crédito na máquina. Dessa forma, os criminosos concretizam o crime e roubam os dados do cartão.
O ambiente interconectado em que vivemos, influenciado pelo crescente uso de serviços de pagamento incorporados e superapps, também pode oferecer mais ameaças. Diferentemente de outras transações simples no checkout, os pagamentos incorporados, apesar de trazerem muita conveniência para o consumidor, sem proteção robusta para prevenir sequestros de conta ou fraudes de identidade podem resultar em graves consequências. Se a conta de um usuário for comprometida, todos os serviços incorporados em que ele se inscreveu na mesma aplicação também podem ser comprometidos.
Principalmente agora, devemos fazer o máximo para proteger os dados de nossos consumidores, porque uma violação de dados pode ter implicações massivas. Além disso, com a evolução da tecnologia, os fraudadores estão cada vez mais avançados e estão usando técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar os usuários.
A profissionalização da fraude, usando ferramentas avançadas para isso, torna mais fácil para fraudadores com habilidades de nível médio cometerem fraudes de pagamento online.
Ainda assim, é importante lembrar que as tentativas de fraude mais bem-sucedidas dependem de técnicas de engenharia social testadas e comprovadas (phishing etc.).
Fique alerta
Por isso, é importante que a indústria de comércio eletrônico esteja sempre alerta e atualizada com as últimas tendências e desenvolvimentos na prevenção de fraudes. É fundamental implementar medidas de segurança robustas para proteger tanto os negócios quanto os usuários contra fraudes e, principalmente, conscientizar usuários e funcionários para que saibam identificar possíveis golpes. Além disso, é crucial que as empresas mantenham uma parceria próxima com autoridades de segurança e regulamentos para combater essas ameaças de forma eficaz.
Em última análise, o sucesso na luta contra as fraudes na indústria de comércio eletrônico depende da colaboração de todos os envolvidos para garantir uma experiência segura e confiável para todos.