Dando sequência aos artigos relacionados a grandes soluções do e-commerce, hoje trago um conteúdo completo sobre o Fulfillment by Amazon, o programa da gigante do marketplace que está disponível no Brasil desde o final de 2020.
Ao longo do texto, vou compartilhar informações detalhadas sobre tudo o que envolve o serviço. Por isso, recomendo que você leia todos os tópicos com atenção.
O que é o Fulfillment by Amazon?
Fulfillment by Amazon (também conhecido como FBA) é um serviço de logística exclusivo e totalmente integrado com um dos maiores marketplaces do mundo, a Amazon. Por meio dele, sellers cadastrados e ativos na plataforma podem utilizar diversos centros de distribuição da gigante do E-commerce para armazenar e gerir o processo de preparação e envio dos pedidos, além de desfrutarem de diversas vantagens que citarei mais adiante.
O FBA teve seu início em 2006, nos Estados Unidos. A solução nasceu com o objetivo de tornar a gestão logística mais simples, facilitando a entrada de novos players no mercado das vendas online.
O programa contempla não somente a entrega das mercadorias, como também a gestão dos pedidos, incluindo armazenamento, preparação, expedição, logística reversa e atendimento pós-venda.
De maneira resumida, enquanto o lojista cuida do crescimento do seu negócio, a Amazon se encarrega dos processos complexos de logística.
Devido ao sucesso do modelo, ele foi difundido e replicado em diversos países, chegando ao Brasil no final de 2020. Atualmente, mais de 2 milhões de vendedores utilizam o programa ao redor do mundo.
Como o Fulfillment by Amazon funciona na prática?
Atualmente, o Fulfillment by Amazon é uma solução aplicável apenas para lojas localizadas no estado de São Paulo (e que estejam no regime tributário do Simples Nacional).
Por meio do FBA, o vendedor envia os produtos que deseja inserir no programa a um dos centros de distribuição da Amazon. A partir daí, a plataforma se torna responsável por armazenar os itens enviados pelo seller, separar os pedidos vendidos, empacotá-los e entregá-los para a transportadora.
Dessa forma, o empreendedor ganha mais tempo para focar em estratégias voltadas ao impulsionamento das vendas do seu negócio, enquanto o consumidor final desfruta de uma melhor experiência de compra.
Quanto custa para utilizar o FBA?
Não há um valor específico para aderir ao programa. Na realidade, o vendedor paga uma comissão por cada item inserido no marketplace e as taxas costumam variar entre 11% e 15%.
No entanto, essa cobrança começa a ser realizada somente após o primeiro ano de utilização dos serviços de fulfillment.
Instruções para se inscrever no programa
Fazer sua inscrição no Fulfillment by Amazon é uma tarefa bem simples. Confira o passo a passo a seguir:
- Faça login no Seller Central;
- No espaço “Central do Vendedor”, adicione os produtos que você quer associar ao FBA Amazon;
- Separe os produtos para enviá-los de maneira segura ao centro de distribuição, seguindo os requisitos de etiquetas de envio;
- Imprima as etiquetas de identificação da Amazon e faça o envio do seu inventário para o centro de armazenagem;
- Aguarde a chegada das mercadorias no local para que elas sejam ativadas no marketplace.
Produtos que não são elegíveis para o FBA
A Amazon estabeleceu alguns critérios para definir produtos que não são elegíveis para o FBA.
Entre os itens proibidos de acordo com site oficial do programa, estão:
- Medicamentos controlados;
- Bebidas com teor alcoólico superior a 50%;
- Produtos regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (exceto fertilizantes);
- Pneus para veículos;
- Produtos que derretem;
- Baterias soltas na embalagem;
- Entre outros.
Além dos produtos restritos, há também os itens que precisam de autorização da Amazon, confira as categorias abaixo:
- Reprodutores de mídia por streaming;
- Brinquedos e jogos;
- Joalheria;
- Produtos de segurança pessoal e utilidades domésticas.
Nesses casos, o lojista deve comprovar que atende às qualificações necessárias para vender mercadorias desses setores. A solicitação de aprovação deve ser realizada por meio do Seller Central da Amazon.
Vantagens de utilizar o Fulfillment by Amazon
Atendimento ao cliente 24 horas por dia
A logística da Amazon oferece um serviço de atendimento ao cliente completo, no qual o consumidor poderá consultar informações relacionadas a devoluções, reembolsos e solicitações dos pedidos.
O benefício está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo ser realizado tanto por e-mail quanto por telefone.
Elegibilidade dos produtos para o Amazon Prime
O Amazon Prime já conta com mais de 10 milhões de assinantes no Brasil. Trata-se de uma assinatura premium que concede diversos benefícios para os usuários.
Ao utilizar o Fulfillment by Amazon, seus produtos tornam-se elegíveis ao selo Prime, oferecendo entrega rápida e frete grátis para o consumidor.
Dessa forma, você terá um grande diferencial competitivo em seus anúncios, aumentando as chances de conquistar vendas com um público mais fidelizado.
Aumento de produtividade
Ao utilizar o Fulfillment by Amazon, você terá mais tempo para se dedicar às outras demandas da sua loja online, tornando sua rotina de trabalho mais produtiva.
Organização financeira
O FBA é cobrado conforme o uso, ou seja, você só vai pagar pelos pedidos gerenciados e pelo espaço de estocagem utilizado.
Além do mais, benefícios extras como o selo Prime e o atendimento ao cliente estão contemplados na taxa geral. Dessa forma, você poderá desfrutar de um controle mais simplificado do setor financeiro da sua loja.
Uma alternativa para parceiros localizados em outras regiões
O FBA Onsite foi desenvolvido para contemplar os parceiros que não utilizam o regime tributário simples ou que não estão localizados no estado de São Paulo.
Nesse programa, o lojista fica responsável por armazenar, manusear e empacotar os produtos, enquanto utiliza as ferramentas do marketplace para gerenciar o estoque.
Quando um produto é vendido, a Amazon envia uma transportadora parceira para fazer a coleta e a entrega do pedido, além de também oferecer o serviço de atendimento pós-venda.
Outra vantagem importante é que os produtos também recebem o selo Prime, garantindo todos os benefícios oferecidos para os assinantes do serviço.
O FBA Onsite está disponível nos estados da Bahia, Pernambuco, em toda região Sul e Sudeste e também no Distrito Federal.
Fulfillment By Amazon: afinal, vale a pena?
O serviço de fulfillment pode ser uma ótima estratégia para os empreendedores que buscam por uma gestão de logística simples e eficaz.
O FBA também agrega diversos benefícios aos produtos da sua loja, atraindo, por consequência, a atenção de milhões de consumidores todos os dias.
A adesão a esse programa se mostra ainda mais interessante se levarmos em conta as vantagens do marketplace para o seu e-commerce.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender como a Amazon trabalha com o fulfillment.
Na semana que vem, vou explicar como a pandemia fez os e-commerces do segmento de saúde dispararem em vendas e faturamento. Continue acompanhando meus artigos para conferir!
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