Detalhes da página principal da sua loja online
Topo da Loja (Header)
Para o topo da loja, mais conhecido como Header, recomendamos ter os seguintes elementos:
-Logo da loja (de preferência na área esquerda do layout)
-Busca do site (Busca geral do site e também por categorias se for o caso)
-Área de identificação (para o usuário se cadastrar na loja e se identificar)
-Meus Pedidos (área para consulta de pedidos já efetuados para acompanhamento)
-Minha Conta (área de acesso para usuários que já se cadastraram)
-Carrinho (Informação de quantos itens o usuário possui no carrinho)
-Contatos (Telefone, email, chat, etc.)
-Ícones das redes sociais (link para as redes sociais que a loja possui e alimenta com conteúdo frequentemente)
-Menu (estrutura de navegação por categorias ou por seções da sua loja)
Lembrando que isso é uma sugestão de como montar um Topo de Loja Virtual, podendo ser customizado para seu segmento ou necessidade. Mas é importante preservar os elementos chaves para que o usuário tenha uma boa experiência e ache com facilidade estes recursos.
Condições da Loja
É importante que contenha essas informações na home da loja e de preferência ainda no primeiro scroll, com uma área de destaque. Isso se torna um diferencial da loja e valida um motivo a mais para o usuário tomar a decisão da compra.
A seguir, alguns itens importantes:
-Condições de Pagamentos (Parcelamentos, Descontos à vista)
-Condições de Entrega (Frete Grátis, Entrega Expressa)
-Troca ou Devolução (Troca de peças grátis ou atrelado há alguma condição)
Captação de email
Umas das informações mais valiosas para o e-commerce é o email de um usuário que visitou sua loja independente da forma de mídia que chegou. Você poderá trabalhar uma comunicação direta com ele sem a necessidade de investir em mídias de divulgação para aborda-lo novamente.
Para capturar o email, é interessante pedir as seguintes informações principais:
-Nome
-Sexo (dependendo do segmento essa informação é crucial)
-Área de interesse da loja (para uma comunicação personalizada)
-Dados variáveis (dependendo do segmento, é importante descobrir outros dados como tipo de carro, modelo do carro em e-commerces que trabalham com peças do segmento)
Como moeda de troca alguns e-commerces oferecem descontos na loja para o preenchimento do cadastro. É importante lembrar de confirmar que o usuário aceita receber ofertas da sua loja para não correr o risco de ser encarado como spam.
Banner Destaques
É a área onde você irá mostrar os principais produtos (no máximo de 4 a 5 itens para não sobrecarregar a página e como sugestão) da sua loja, as melhores ofertas, itens mais desejados ou uma seleção especial. Esta área deve ser otimizada e alterada com frequência (alguns e-commerces trabalham com uma atualização semanal) para que os usuários recorrentes sempre encontrem novidades neste espaço.
Vitrine de Ofertas
Aqui você irá exibir algumas ofertas que possui na sua loja. Pode separar por categorias, necessidades ou agrupar por:
-Mais vendidos
-Destaques da semana
-Lançamentos
-Novidades
-Promoções
-Entre outros destaques
Isso irá depender muito do segmento do seu negócio, mas é importante sempre atualizar esta área de forma dinâmica e trazer boas ofertas para a home, uma das páginas mais vistas da sua loja.
Rodapé
Aqui deve conter algumas informações, sendo elas:
Informações Institucionais
Sobre sua loja
Política de Troca e Devolução
Política de Privacidade
Política de Pagamento
Política de Entrega
Se tiver loja física, informar aqui
Como comprar (passo a passo de como comprar e um relato de como será o processo)
Atendimento
Informações de Contato
Perguntas Frequentes (se tiver e fizer sentido para o seu segmento)
Informações que possam ajudar o usuário como uma Tabela de Medidas para uma loja de Moda e Acessórios
Formas de Pagamento
Informar todas as formas de pagamento que são aceitas e se tiver espaço as condições
Informar se trabalha com intermediadores de pagamento (PagSeguro, Bcash, Moip, Paypal, etc.)
Formas de Entrega
Informar todas as formas de entrega que a loja trabalha
Selos
Informar todos os selos de segurança e reputação da loja
Redes Sociais
Apresentar os links para as redes sociais e se tiver espaço, usar um plugin do facebook com os likes que possui e a opção da pessoa curtir a página