Assim como nas grandes revoluções mundiais, o mundo passou por grandes transformações no último ano. A forma de comprar, vender, consumir informações, trabalhar e se relacionar mudou. Consequentemente, os negócios precisam acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor para seguir em um caminho promissor. Principalmente para quem trabalha com e-commerce, a percepção dessas mudanças foi grande. Afinal, a plataforma se adequa aos novos hábitos do consumidor com rapidez, e o empreendedor online precisa se atualizar e estar por dentro das novidades.
A rapidez do consumo digital também molda os negócios para cada vez mais estarem automatizados a fim de oferecer uma melhor experiência de consumo ao cliente.
O impacto da Covid-19 no consumo digital
As grandes crises não mudam o mundo, mas aceleram algumas mudanças, tendências de comportamento que já estavam previstas. O consumo digital foi acelerado no último ano, e fez os negócios migrarem ainda mais para o formato digital. Essa adaptação exigiu adaptações e organização interna por parte dos empreendedores. Nesse contexto, os sistemas automatizados, como ERPs e ferramentas de integração, facilitam o processo e demonstram as inúmeras possibilidades que as vendas online disponibilizam.
Nos últimos meses, segundo pesquisas, 75% dos consumidores experimentaram novas lojas, sites ou marcas — e 60% das pessoas esperam integrar essas mudanças nas suas vidas pós-pandemia. Isso é resultado de aceleração e transformação, e os negócios precisam estar preparados para isso.
Otimização de tempo e integrações inteligentes
O gestor precisa estar atento que otimizar tempo e energia da sua equipe é ganhar, igualmente, tempo e energia para pensar no negócio de forma mais ampla e mais criativa. A otimização de tempo proporcionada por processos automatizados é um benefício real. Trata-se de um elo para o sucesso do negócio. No e-commerce, quanto mais integrações e presença digital em canais de venda variados, maiores são as chances de venda. É um círculo virtuoso onde a automatização dos processos leva à assertividade no processo de venda online.
O sistema integrado é aliado em qualquer formato de negócio, seja em loja física ou virtual. E, claro, isso gera vantagem competitiva e agilidade nos processos gerenciais. Em função do grande fluxo de pedidos, vendas e maior abrangência, um sistema de gestão no e-commerce faz muita diferença para garantir uma boa experiência de compra ao consumidor.
A era da informação
As pesquisas também indicam que, por passar mais tempo online, as pessoas estão mais sofisticadas digitalmente. Portanto, a experiência de consumo é cada vez mais exigida por parte do consumidor. Os e-commerces precisam estar preparados, com informações completas, opções de frete, prazos interessantes e ainda parceiros logísticos de confiança para entregar a melhor experiência possível ao consumidor. As oportunidades e os desafios no comércio online são inúmeras. Por isso é preciso organizar o negócio internamente e garantir uma boa gestão — para, assim, os resultados serem positivos e satisfatórios para ambos os lados. O foco é no cliente, no consumidor ativo, que dispõe de muitas opções e motivações de compra.
Gestão e organização, sem dúvida, são o centro do negócio. Para que tudo funcione conforme o esperado, organização é fundamental. E com um sistema de gestão online é possível gerir o estoque, os clientes, as vendas, emitir relatórios, acompanhar fluxo de caixa e movimentações financeiras, emitir documentos como notas fiscais e boletos bancários, controlar a expedição e a logística de entrega…