Há tempos, já sabemos que as hero images são um apoio fundamental para o shopper decidir suas compras nos e-commerces e marketplaces.
Com a ampla gama de variações de cada produto à venda nos comércios digitais, a hero image é aquela imagem que vale mais do que mil palavras: traz consigo a imagem do produto, explicita o tipo, a cor ou o volume de uma maneira muito rápida e eficiente para que o shopper, já decidido por um produto, defina qual variante vai colocar no seu carrinho. A hero image tem relação direta com o aumento nas vendas e na diminuição da devolução.
Você pode usar hero images no seu e-commerce?
Alguns varejos digitais, porém, receberam uma informação conflitante: de que Google está punindo e banindo quem usa hero images. Por isso, é importante esclarecer: você, que tem um varejo, não pode usar hero images no seu e-commerce???
Claro que pode! Se estiver preocupado em facilitar a jornada do seu shopper não só pode como deve! Mas e o Google?
Ocorre que o Google tem uma plataforma chamada Google Merchant Center, na qual uma plataforma de e-commerce pode adicionar seus produtos para aparecer gratuitamente em buscas nos sites e apps do Google. Para que isso ocorra, a inclusão deve ser feita respeitando uma série de regras do Google, e no que tange à imagem principal ou às imagens secundárias, devem ser respeitados os parâmetros de peso, borda, proporção e cor de fundo, por exemplo. Para mais detalhes clique aqui.
Mas até aí nenhum impedimento.
O que ocorre é que muitas plataformas de e-commerce têm um facilitador que envia os produtos do comércio digital automaticamente para o Google Merchant Center. E é aí que começa o mal-entendido.
Mal-entendido
De um lado, temos os e-commerces querendo usar hero images para vender mais; de outro, uma das regras do Google Merchant Center, que diz que a imagem principal deve ser desprovida de selos (…”não use imagens com elementos promocionais, qualquer sobreposição, como marcas d’água, nomes de marcas ou logotipos”…). E de outro lado, a plataforma fazendo publicação automática disso tudo, ou seja, pegando as hero images e enviando-as como imagem principal para o Google Merchant Center, que vai interpretar, por exemplo, a milimetragem da hero image como uma imagem sobreposta.
Percebe que uma coisa não ajuda a outra?
O Google faz uma varredura automatizada, e que não considera a diferença entre uma hero image e um balão de “20% off”.
Tá bom, mas qual a solução? Eu não conheço a fundo todas as integrações de todas as plataformas de e-commerce com Google Merchant Center, mas é o tipo de coisa que se resolveria muito fácil nessa integração, configurando para que as hero images não fossem enviadas como imagens principais, e sim como imagens secundárias.
Mas se isso depender de uma configuração que pode ou não estar disponível, tem outra solução?
A sugestão é sempre manter a hero image em primeiro lugar no e-commerce, porque isso vai apoiá-lo a vender mais e fazer esse envio para o Google Merchant Center de forma personalizada, trocando a ordem das imagens para que o GMC não reclame.
Para os varejos digitais nos quais o envio não automático está fora de questão, a sugestão é manter as hero images pelo menos como segunda imagem no e-commerce. Assim, quando ela for enviada, não haverá problema.
E apenas para reforçar: a existência de hero images no e-commerce só vai fazer você vender mais, não vai te banir do Google, ok?