O nível do índice de confiança do consumidor (ICC) no mercado brasileiro apresentou resultados positivos em julho de 2021, o maior em um período em quatro meses. Os dados são de pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mostra que o índice atingiu 73 pontos em julho, enquanto o mês anterior estava em 69 pontos.
O aumento da confiança do consumidor aponta melhora da recuperação do comércio, mas, principalmente por conta do varejo físico, ainda é preciso avançar mais para considerar o cenário otimista. Acredito que para um índice positivo em relação ao mercado nacional, a pontuação da confiança do consumidor deve ficar entre 100 e 200.
Na pesquisa para medir o ICC, 50% dos entrevistados pela ACSP acreditam que no próximo semestre haverá uma recuperação e evolução significativa na economia, em que as pessoas estarão com mais dinheiro e dispostas a comprar.
Uma das razões para essa melhora pode ser o avanço da vacinação contra a Covid-19 em alguns estados brasileiros. Afinal, isso traz uma perspectiva positiva da retomada de diversas atividades comerciais que sofreram com a pandemia.
O que é Índice de Confiança do Consumidor e como ele impacta as vendas online?
Índice de confiança do consumidor é uma métrica que aponta a percepção dos clientes sobre a economia atual no Brasil e qual a expectativa para os próximos meses.
O ICC ajuda as empresas compreenderem mais sobre o comportamento do consumidor no momento e ajustar as estratégias de vendas.
O índice de confiança do consumidor é medido mensalmente por diferentes órgãos de pesquisa, como ACSP, Fecomércio e FGV. Por isso os níveis podem variar um pouco conforme cada estudo, mas tendem a ter resultados próximos.
Como o comércio online pode agir de acordo com o nível de confiança do consumidor?
Com o índice de confiança do consumidor apresentando melhora, podemos perceber que as pessoas estão mais otimistas e retomando as atividades, ao mesmo tempo em que ainda estão um pouco inseguras. Por isso, há algumas estratégias importantes que podem ser aplicadas para aumentar as vendas no online.
Ofereça segurança e conveniência
Segurança e comodidade podem ser usadas como estratégia para conquistar os clientes que ainda estão um pouco receosos nas compras.
Oferecer diferentes opções de pagamento, condições de frete mais vantajosas, experiência de compra ágil e informações claras sobre os produtos são algumas das táticas que podem ajudar com o que o consumidor se sinta mais seguro e confortável para realizar uma compra no seu e-commerce ou anúncio no marketplace.
Crie promoções com foco em aumentar o ticket médio das vendas
Praticar um preço competitivo no comércio online é muito importante para conquistar mais vendas. Porém, nem sempre é saudável para um negócio trabalhar com muitos descontos ou alcançar a concorrência que oferece valores mais baixos para o cliente final. Então, uma alternativa é usar diferentes tipos de promoções sem que seja necessário aplicar descontos muito altos por produto.
Por exemplo, a ação de criar promoção de kit de produtos ao invés de dar desconto em cada unidade do produto. Algumas lojas trabalham com kits de itens correlatos, outras criam kits de produtos iguais em que a vantagem para o cliente claramente está em adquirir mais itens por menor preço, e o lojista ainda consegue melhorar o giro de estoque. Outra tática é usar cupom de desconto em compras acima de determinado valor por tempo limitado.
Participe das campanhas dos grandes marketplaces
Mesmo quem já tem um e-commerce exclusivo para a sua marca pode ampliar as possibilidades de venda ingressando nos principais marketplaces do Brasil que, só em 2020, representaram 78% do faturamento total do segmento de e-commerce no país, segundo relatório da Ebit|Nielsen.
Cada empreendedor deve estudar se o modelo de marketplace é vantajoso para os seus negócios e analisar todas as condições, mas podemos destacar duas das principais vantagens que são: baixo custo de ingressar nessas plataformas e poder aproveitar todo o marketing que os grandes marketplaces realizam para incentivar as vendas.
No segundo trimestre de 2021, por exemplo, marketplaces com Amazon e Magalu criaram promoções “fora de época”, ou seja, grandes campanhas sem influência de datas comemorativas ou do calendário do varejo.
A Amazon com o Prime Day que foram 48 horas de descontos para os clientes, em que houve muita divulgação, e o Magalu com sua campanha “Chance Única”, já realizada em outros períodos do ano com baixa nas vendas. Para participar dessas grandes campanhas e aproveitar todo marketing e vendas geradas, basta ser um vendedor de cada marketplace e se inscrever para participar das promoções.
Aproveite as datas comemorativas
Além de aproveitar as campanhas esporádicas, se prepare para datas comemorativas importantes para o varejo, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday. São datas em que sempre há promoções, campanhas e aumento nas vendas. Além disso, se a perspectiva para o próximo semestre é de crescimento do Índice de Confiança do Consumidor, os sellers podem preparar o estoque e planejar as campanhas para aproveitar as datas importantes para o varejo.
Fique de olhos nas oportunidades e mudanças de consumo
O panorama para os próximos meses é que a retomada de diversas atividades continue acontecendo no Brasil, mesmo que lentamente. Essa mudança impacta o padrão de consumo e pode aumentar a procura por produtos que não estavam em alta durante os meses de maior isolamento social, como itens para esporte ao ar livre ou artigos de moda, por exemplo. Por isso, é essencial acompanhar as tendências, pesquisas e mudanças do mercado para manter a sua estratégia de vendas atualizada para atender os consumidores.