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Inove na sua estratégia de vendas B2C com prova de produtos

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Os e-commerces voltados para o consumidor final estão sempre a procura de ideias criativas de vendas. Aproveitar datas comemorativas com promoções temáticas, oferecer descontos em certos períodos do ano e promover produtos não são estratégias exatamente inovadoras. São filões que devem ser explorados por todos, mas não representam uma novidade em B2C (Business to Consumer).

Quando um e-commerce se dedica a vender itens de moda e acessórios, é comum que ele sofra abandonos de carrinho por indecisão do cliente quanto ao caimento de um produto em seu corpo. Ainda que o vendedor especifique medidas do produto, elas nem sempre são suficientes para o cliente que tampouco conhece suas dimensões. Sabendo disso, alguns e-commerces tem passado a fotografar modelos “comuns” com seus produtos de vestuário. Nas fotos, são informadas a altura, peso do modelo e o tamanho da roupa que ele está vestindo. O cliente pode identificar-se com mais facilidade e desfazer inseguranças quanto à compra.

Já as lojas virtuais de acessórios como óculos e chapéus decidiram inovar com o sistema de prova em casa. O cliente deve pagar um valor médio dos produtos e frete para ter direito a escolher alguns itens que serão testados em casa. Cabe ao e-commerce criar as regras que mais se adequem à política da empresa para que esse tipo de serviço seja oferecido.

É possível estabelecer a quantidade de produtos a serem levados para teste e se há uma restrição para uso, como por exemplo: determinados produtos não serão incluídos no serviço, quantos dias o cliente pode permanecer com o produto e é claro, pensar em atitudes a serem tomadas em caso de devoluções com problemas nos produtos ou até mesmo a não devolução. Em todo caso, criar esse tipo de serviço no seu e-commerce desenvolve uma relação de confiança com o consumidor e garante ao empreendedor a manutenção do interesse do cliente acerca dos itens comercializados.

Essa ideia não te agrada muito? Bom, quando falamos de inovação, nossa mente automaticamente nos leva a pensar em tecnologia. E nós não podemos deixar as ideias tecnológicas de fora. O sistema de prova pode ser adotado por seu e-commerce sem demandar caminhões de frete, tickets de valores e risco sob produtos não pagos. Há sistemas de provas virtuais realizadas com simuladores instalados no e-commerce.

Por meio de fotos carregadas pelos usuários ou auxílio de uma webcam, o cliente pode ver-se  usando o acessório escolhido. O aplicativo pode ser disponibilizado no próprio site ou em  sistemas Android e iOS. A marca de óculos RayBan, iniciou a oferta desse serviço com o Virtual Mirror há alguns anos e o mantém até hoje no endereço http://www.ray-ban.com/brazil/virtual-mirror. A empresa de maquiagem Mary Kay lançou há dois anos um aplicativo para smartphones que permite à consumidora testar cores em seu rosto e alguns e-commerces brasileiros também já começaram a ver vantagens no desenvolvimento de um software como esse.

Pensar formas de inovar a venda para o consumidor final deve ser uma atividade constante. Seu e-commerce se preocupa em proporcionar uma boa experiência de compra?