Do Inglês, “last mile” significa “última milha”. Em logística e no e-commerce, trata-se de um termo que nomeia a etapa final da entrega de uma encomenda. Ela começa no momento em que um cliente finaliza uma compra em uma loja virtual, como a sua, e prossegue até a entrega do produto feita por uma empresa de transporte no local do cliente.
No exato momento em que a last mile se inicia, uma porção de desafios surge para a equipe de administração de um e-commerce. Por exemplo, o cliente começa a ficar ansioso pela chegada do produto. Também podem ocorrer desencontros na entrega, causando frustrações. A mercadoria pode se extraviar no caminho, e muito mais.
Todos esses desafios precisam ser avaliados com antecedência. Isso lhe permitirá otimizar o seu processo de last mile aumentando a agilidade e diminuindo os custos das entregas. Pois logo adiante você ficará ciente de alguns desses desafios e assim poderá se preparar melhor para cada um deles. Continue lendo!
Principais desafios da last mile no e-commerce
Entre os principais desafios da last mile no e-commerce eu posso citar:
- Rapidez na entrega:
Quanto menos tempo você deixar o seu cliente esperando pela entrega de um produto, melhor. Para você ter uma ideia, 80% dos compradores querem que a entrega de uma compra online seja feita no mesmo dia, segundo a Invesp. A conversão de vendas com entrega em 1 hora quando comparada com 48 horas é 62% maior, conforme dados do Magalu, citados pela InfoMoney.
- Desencontros:
Cerca de 73% dos consumidores dizem que a entrega feita em um horário conveniente é mais importante do que a entrega rápida, de acordo com estudo da Capgemini Research Institute. Os horários inconvenientes são ruins para a last mile, pois em muitos desses casos ocorrem desencontros, isto é, o entregador consegue chegar ao local, mas não há ninguém em casa para receber o produto.
- Custo alto:
Segundo o Statista, 63% dos compradores abandonam um carrinho de compras quando o custo do envio é muito alto. O dado é de uma pesquisa feita em 2021 nos EUA. Ou seja, o frete muito caro espanta os consumidores. Ele diminui a conversão de vendas no seu e-commerce. Por isso, é preciso encontrar meios não só para agilizar, mas também para baratear a entrega.
- Segurança:
O roubo de encomendas é preocupante na last mile. Só para exemplificar, o Brasil registrou mais de 14 mil ocorrências de roubos de cargas em 2020, segundo informações da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, muitas delas provavelmente na etapa final de entrega. Ouve uma redução de 23% deste tipo de ocorrência em relação a 2019, mas ainda assim é preocupante.
- Poluição:
Com a expansão do e-commerce, a demanda por last mile nas áreas urbanas aumentará 78% até o ano de 2030, segundo o Fórum Econômico Mundial citado pelo blog da VTEX. Isso provocará um aumento de 25 milhões de toneladas anuais de dióxido de carbono na atmosfera. Portanto, para o bem do ambiente, convém pensar desde agora em meios de entrega menos poluentes.
Além disso, há outros desafios, sendo um deles os extravios. Tanto o e-commerce quanto a empresa que faz a entrega podem ter prejuízos com extravios de encomendas. Produtos quebrados durante o trajeto geram custos para trocas e minam a reputação da marca.
Durante a logística reversa, processo de retorno do produto para o e-commerce por motivos de troca ou desistência da compra, o transporte pode não ser tão ágil quanto o da entrega. Isso pode gerar atritos com os clientes.
E, por fim, mas não menos importante, há e-commerces que ainda não oferecem um sistema de rastreamento no painel da loja para que o cliente possa acompanhar as etapas da entrega. A ausência dessa ferramenta gera ansiedade e desconforto para o comprador.
Como melhorar a last mile no e-commerce
Para otimizar a last mile no seu e-commerce é imprescindível realizar um planejamento completo, de preferência com a consultoria de um profissional experiente do setor de logística. Este, por sua vez, poderá avaliar a adoção de processos e tecnologias que lhe ajudarão a fazer entregas mais rápidas, baratas e com mais qualidade.
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