Uma pesquisa da Wattpad, comunidade online que incentiva seus usuários a criar e compartilhar suas próprias histórias, e pela Wakefield Research, apontou que os leitores – sobretudo os mais jovens (Gen Z e Millennials) – não se interessam por livros e conteúdos escritos por inteligência artificial.
De acordo com a pesquisa, que entrevistou cerca de 1000 leitores (+18) e mais de 250 autores nos Estados Unidos, 90% concorda que novas tecnologias têm o potencial de reformular o futuro da leitura, porém 92% prezam para que humanos continuem envolvidos na escrita e produção de livros e conteúdos mais densos.
Em relação aos autores pesquisados, a pesquisa mostrou que:
. A maioria relata que não faz uso de IA em seu processo de escrita;
. 43% admitem que a IA pode limitar suas oportunidades de publicação e de negócios;
. 58% reconhecem benefícios editoriais no uso da IA;
. 45% avaliam que a IA poderia ajudar em algumas etapas, como por exemplo, na criação da arte de capa.
Em relação aos leitores, a pesquisa revela ainda que:
. A maioria dos leitores (80%) – de todas as idades – preferem recomendações humanas em vez de uma curadoria baseada em algoritmos (20%);
. Para as novas gerações, a dica de um livro ou estudo também é muito importante: Millennials (68%) e Gen Z (72%). Essa característica está presente também para GenX (64%) e Boomers (70%), mas esses dão preferência para dicas de amigos e familiares.
. Somente 18% da Geração Z citam celebridades e/ou clubes de livros como fontes de informação, e 30% deles acham válido o que influenciadores pensam.