Se você envia email marketing já deve saber que todas as suas mensagens devem apresentar um link de opt-out, ou seja, de descadastro. Com este link, mesmo tendo aceitado receber suas campanhas, os usuários podem solicitar a remoção dos endereços de email de suas listas a qualquer momento.
O link de opt-out é importante porque demonstra o respeito com que um remetente trata seus clientes, estabelecendo assim, um relacionamento de confiança e respeito com os usuários. Porém, para que isso aconteça, este link deve funcionar perfeitamente, de modo que ao clicar no link, o usuário deixe fazer parte de suas listas ativas o mais rápido possível. Nada pior do que pedir para deixar de receber determinados emails e sentir que seu pedido não foi atendido, não é mesmo? Quando o link de opt-out não funciona o usuário se sente desrespeitado por sua empresa, e você precisa ter em mente que é exatamente isso que está acontecendo. Ele teve o trabalho de solicitar a remoção, assim, sua vontade deve ser respeitada.
O CAPEM, Código de Auto-Regulamentação para Email Marketing, recomenta que o pedido de opt-out do destinatário seja atendido dentro de 48 horas úteis, isso porque, muitas vezes o endereço desse usuário que solicitou o descadastro poderia já estar dentro de uma lista programada para o envio. Essa é uma atitude válida tanto para newsletters que promovem produtos, com intenção de venda, quanto aos informativos. Não importa o conteúdo das mensagens, o desejo dos usuários precisa sempre ser respeitado!
Outra medida que deve ser tomada em relação ao opt-out é que esta é uma opção que além de aparecer em todos os emails enviados, também precisa estar presente na área de gerenciamento de conta dos usuários cadastrados em seu site. Assim, os usuários não precisarão esperar receber uma mensagem indesejada para solicitar a remoção.
Facilite a vida dos usuários
Uma atitude que já vem sendo tomada por grandes remetentes e que ainda encontra um pouco de resistência é a inserção do link de opt-out no topo das campanhas de email marketing. Muitas pessoas pensam que isso pode acabar aumentando o número de usuários que solicitam o descadastro. Isso pode até acontecer, mas você precisa estar ciente que, se a pessoa clicou neste link, é porque de fato não tem interesse em seus conteúdos e se é assim, é melhor que encontre o caminho de saída, do que se irrite ao procurar e acabe optando por denunciar sua campanha como Spam.
Em pesquisa divulgada pela MarketingSherpa em 2011, quando não querem mais receber determinados emails, 21% dos usuários acabam reportando mensagens como Spam, mesmo sabendo que não são.
O Hotmail, por exemplo, com o novo Outlook.com, desenvolveu um sistema próprio de opt-out. O link é inserido na parte de baixo de todos os emails e possibilita que os usuários bloqueiem o recebimento das mensagens de um determinado remetente diretamente no provedor de email.
Por isso, deixar o link de opt-out em lugar acessível é uma forma de diminuir suas denúncias de spam e assim, melhorar sua reputação.
Além de facilitar a localização, é recomendado usar texto ao invés de imagem para mostrar o link de opt-out, assim o link torna-se visível mesmo quando as imagens estão bloqueadas. E mais uma vez, você estará respeitando o direito de seus clientes.