Com o crescimento exponencial do comércio eletrônico, seja B2B ou B2C, o processo de logística e distribuição ganha ainda mais importância para garantir o bom desempenho do negócio. Afinal, além de oferecer uma boa jornada de compra, quanto mais agilidade na entrega dos produtos, maior a satisfação e a retenção do consumidor em compras futuras.
De acordo com pesquisa da Omni Envios, em parceria com o E-Commerce Brasil, 72% dos entrevistados citaram a logística como ponto a ser melhorado nas empresas de comércio eletrônico. Ainda segundo a pesquisa, 56% dos lojistas afirmaram que a entrega rápida é o ponto mais valorizado pelos consumidores, seguido por atendimento humanizado (52%) e frete grátis (44%).
Acompanhar tendências e ter um processo de logística estruturado vão fazer o seu negócio ir mais longe.
Ainda que muitos negócios utilizem os Correios e transportadoras como meio recorrente para gerenciar o envio dos produtos, há outras possibilidades que podem ser bastante interessantes para as marcas e favorecer toda a cadeia.
O banco Goldman Sachs estima que o e-commerce tenha um faturamento de R$ 215 bilhões em 2022 no Brasil, o que representa aproximadamente 15% do varejo brasileiro. Nesse sentido, entender como otimizar o seu processo de logística é determinante para se manter competitivo.
Modelos de cadeia logística para o e-commerce
Conhecer bem o seu negócio e as possibilidades é fundamental para escolher qual o melhor modelo de logística para e-commerce. Existem alguns modelos comuns que compõem a cadeia logística, como dropshipping, in house e outsourcing.
Entenda melhor como funciona cada um dos modelos:
Dropshipping
Neste modelo, os varejistas não estocam os produtos nas lojas próprias, mas sim nos distribuidores, que despacham as mercadorias de forma direta. O dropshipping também possibilita que o vendedor, mesmo sem ter os produtos em mãos, saiba qual distribuidor pode entregar o material.
O dropshipping permite ainda que marcas desenvolvam lojas online de uma forma rápida e fácil. Com sua implementação, podem ser otimizados processos de logísticas e custos de abastecimento, acelerar o tempo de envio aos compradores, permitir a venda de todo o catálogo de produtos. As facilidades oferecidas pelo dropshipping possibilitam que a rede de vendedores se foque na captação e na fidelização de novos clientes.
In house
Neste modelo, todo o processo de logística é gerido integralmente pelo próprio vendedor, que necessita de infraestrutura própria de armazenamento, tecnologia e serviço de atendimento ao cliente para entrega dos produtos. É um modelo complexo e que demanda alto investimento. Por outro lado, por gerenciar 100% da operação, o vendedor possui maior controle do relacionamento com os clientes e qualidade de todo o serviço.
Outsourcing
Neste modelo, o vendedor terceiriza uma ou mais atividades a uma empresa distribuidora especializada em gestão de logística que irá transportar a compra para o consumidor final. Esse modelo permite que o vendedor se foque 100% no seu negócio, nas atividades de vendas, marketing e relacionamento com o cliente.
Controle do estoque
Ter controle do estoque para garantir um processo efetivo de ponta a ponta e uma boa experiência ao consumidor é chave no comércio eletrônico. Independentemente da quantidade de SKUs e do modelo de logística escolhido, por meio de um catálogo digital, você consegue ter produtos com suas respectivas informações e descrições de forma estruturada e organizada, facilitando o processo de compra e distribuição dos produtos e evitando potenciais problemas e prejuízos.
Erros comuns na logística do e-commerce
Alguns erros são bastante comuns no processo de logística dos e-commerces e acabam resultando em prejuízo ou reclamações que podem impactar a imagem do seu negócio. Por isso, é essencial ter atenção aos pontos mencionados abaixo:
Estoque desorganizado
A falta de organização do estoque pode acarretar diversos problemas ao longo de todo o processo, como vender produtos que não estão disponíveis ou deixar de vender itens que precisam de alta saída. Por isso, é importante investir em um catálogo digital que vai garantir informações organizadas e estruturadas e evitará equívocos e dores de cabeça.
Atraso na entrega das mercadorias
Com a evolução das malhas logísticas por todo o país, proporcionada especialmente pelos grandes varejistas, a expectativa do consumidor em receber os produtos dentro ou até antes do prazo estimado é alta. Portanto, é importante calcular a data com uma margem de segurança para assegurar que a entrega seja realizada corretamente.
Falhas na logística reversa
De acordo com os Direitos do Consumidor no comércio eletrônico, é essencial ter políticas claras para trocas e devoluções de produtos a fim de garantir a reintegração do produto ao seu catálogo e/ou sistema e garantir que o processo de logística reversa aconteça de forma efetiva e funcional, evitando assim prejuízos.
Falta de uso de tecnologia
O uso de tecnologia para integrar os processos logísticos e de todo o processo do e-commerce proporciona maior precisão na execução em todas as etapas. A falta de sistemas adequados e automação pode ocasionar diversos problemas, como inconsistências de informações, falta de eficiência operacional, extravios e erros gerais.
Tecnologias impulsionam a logística
Acompanhando a tendência mundial, a tecnologia está revolucionando e trazendo grandes contribuições para a logística brasileira. Por meio de inteligência artificial, sistemas integrados e automação, as empresas estão conseguindo atender à alta demanda gerada pelo comércio eletrônico e garantir entregas cada vez mais rápidas. Da separação dos produtos ao seu rastreamento, a tecnologia possibilita mais agilidade e inteligência em todo o processo, além de contribuir para redução de custos.
Acompanhar as tendências e apostar em um processo de logística estruturado vão fazer o seu negócio ir mais longe. Mantenha-se em movimento e bons negócios!
Leia também: Logística no varejo e no e-commerce