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Logística: roteirização e gestão de frotas aumentam lucratividade em até 18%

Por: Anderson Benetti

Possui mais de 15 anos de experiência na área de TI, atuando diretamente nos segmentos de Transporte e Armazenagem. É graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade do Sul de Santa Catariana (UNISUL) e com MBA em Logística e Supply Chain pelo Instituto Brasileiro de Supply Chain (INBRASC). Atualmente é Gerente de Produto das soluções de Gestão de Armazenagem e Transportes da Senior Sistemas.

Acompanhando as dificuldades enfrentadas pelo mundo nos últimos anos, o cenário empresarial também vem sofrendo mudanças impactantes em diversos segmentos. Isso ocorre principalmente porque é necessário que as empresas encontrem alternativas para manterem-se lucrativas, mesmo em meio a um período extenso de instabilidade.

Com o aumento das despesas operacionais, muitas empresas estão recorrendo à introdução de soluções tecnológicas que possam reduzir custos e otimizar tarefas. E um grande exemplo disso está presente nas empresas que dependem de uma operação logística para rodar, e que vem sendo fortemente impactada pela alta no preço dos combustíveis, além de outros gastos.

Com tantas altas nas despesas, investir em processos de roteirização na logística das empresas é uma saída estratégica.

Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível), o preço do diesel foi o que mais subiu no primeiro quadrimestre de 2022, chegando a atingir a média de R$ 6,744 por litro na segunda semana de maio. Outros custos logísticos, como gastos com transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos, também impactam no negócio. Segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), esses gastos consomem mais de 12% do PIB do país.

Com tantas altas nas despesas, é necessário achar saídas que minimizem os gastos e ajudem a manter ou a aumentar a margens de lucro. Diante desse cenário, investir em processos de roteirização é uma saída estratégica.

Estratégias

Uma das alternativas das empresas para lidar com essa alta nos preços dos combustíveis e demais gastos é aderir a um processo tecnológico de roteirização, que nada mais é do que o planejar o transporte em um sistema 100% em nuvem, onde a automatização de processos torna mais eficientes questões, como a escolha do veículo, da rota e até do motorista. Além disso, proporciona o controle total das operações de coletas e entregas, fretes e expedições de cargas.

Outro diferencial é planejar automaticamente e estrategicamente as rotas por regiões, considerando o menor custo possível e as regras, restrições e particularidades de cada atividade. O resultado é a redução de distâncias e do tempo do uso de veículos em operações de transporte e distribuição. Além disso, processos automatizados facilitam o controle de comprovantes de entrega de maneira dinâmica na operação, disponibilizando os dados de rastreamento dos pedidos ao cliente final de forma rápida e eficiente.

O impacto do valor do combustível nas despesas de logística reforça a necessidade da implantação de roteiros automatizados. Embora ainda exista um certo desconforto e medo em relação a esse investimento, o que se percebe na prática é que esse tipo de tecnologia reduz o custo de 5% a 10%, dependendo de como a empresa faz planejamento das entregas. Isso porque a automatização dos processos também permite ao empresário aumentar o fluxo de entregas, o que impacta positivamente seu fluxo de caixa e suas margens.

O uso do sistema de gestão de frotas contribui aproximadamente com 8% de redução de custo no quilômetro rodado através de controles como abastecimentos, pneus, manutenções preventivas e corretivas. Já o sistema de gestão de frotas, somado à roteirização, pode gerar uma redução de custos ainda maior, algo entre 12% a 18%, podendo variar de empresa para empresa.

Em tempos de constantes mudanças, manter-se competitivo é vital para manutenção e expansão de negócios de sucesso. Isso vale para todos os segmentos, em especial os que usam logística na sua operação. É para isso que as empresas estão cada vez mais atentas aos movimentos de transformação digital, porque processos alinhados às soluções digitais trazem maior inteligência e lucratividade para o negócio.

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