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Magento, Multilojas e SEO

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Este artigo trata de algums estratégias muito boas para melhorar o seu posicionamento nas pesquisas através do uso inteligente do recurso multilojas do Magento. O autor, Richard Stubbins, atua no mercado de figuras de ação e memorabília há mais de 12 anos.

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Um dos maiores desafios para otimizar qualquer site de e-commerce para motores de busca é a extensão e a variedade do estoque. Todos os tutoriais de SEO e livros para auto-didatas parecem presumir que você está vendendo uma pequena variedade de produtos. Tipicamente um ‘widgit’ (um termo inglês genérico, sem tradução, usado em aulas de administração ou economia para significar um produto qualquer. Uma “coisa”). Esses livros falam sobre fazer análise de palavras-chave relacionadas ao “widgit”, sobre encontrar as buscas mais comuns relacionadas ao “widgit” e sobre escrever textos que falem bastante sobre o “widgit” na sua página principal para enfatizar o assunto de que o site trata. O problema é que a maioria das lojas de e-commerce vende muito mais que um produto. De fato, nós tendemos a ter centenas de produtos em nossos estoques. Às vezes é impossível definir sua extensão toda de produtos numa simples frase-chave. Ainda menos uma frase que as pessoas vão realmente usar em buscas online.

Tudo começa com a navegação. Como em qualquer loja, os produtos precisam ser muito bem organizados, categorizados e posicionados de forma que eles sejam facilmente encontrados pelos compradores. Isto pode ser mais difícil do que parece quando você tem uma extensão diversa de produtos. O problema começa com as categorias de nível mais superior. Dizem que uma loja deve ter de 4 a 6 categorias superiores. De fato, com muitos templates de Magento com navegação horizontal no topo da página, você não pode ter muito mais que 6 categorias de nível superior.

Se você já acha difícil dividir seus produtos em 6 categorias sem criar divisões forçadas ou artificiais, então imagine a confusão que seus visitantes sentirão ao tentar descobrir a localização do que eles querem comprar. Além disso, você precisa evitar categorias muito específicas ou “profundas”. Sua loja não deve ter uma estrutura de menus onde o seu cliente tem que cavar por vários níveis de menus para achar qualquer produto. Da mesma forma, você não quer que as categorias sejam enormes, com centenas de produtos que se espalham por várias páginas. Outro problema comum é que com categorias superiores muito ambíguas é sempre difícil adivinhar onde colocar alguns produtos e você acaba incluindo-os em duas ou mais categorias, o que cria problemas de conteúdo duplicado (ruim para o SEO).

Então qual é a solução?

Com o Magento, há uma solução óbvia – Multilojas. Nelas você separa seu inventário em duas ou mais lojas, sendo todas executadas de uma única instância do Magento. As vantagens são óbvias. Você tem uma única administração, uma única lista de pedidos e um único plano de hospedagem. Para a navegação dos clientes e para o SEO as vantagens são ainda maiores. Ao separar seu inventário em áreas mais focadas, você pode buscar muito mais facilmente as palavras e frases-chave necessárias. Por exemplo, eu vendo memorabilia de filmes e TV e figuras de ação, uma extensão grande de inventário. Ao inspecioná-la, percebi que 40% do meu inventário era relacionado ao seriado Dr. Who, então eu o separei em uma loja à parte. Isto imediatamente simplificou a árvore de categorias e dividiu pela metade o número de categorias necessário em cada loja. Isto também removeu a confusão e falta de foco.

Ao ter um site dedicado a um único assunto eu posso usar menos categorias. Cada categoria pode ter um título melhor, que mais obviamente define o que ela inclui. Isto ajuda tanto a navegação dos clientes quanto o SEO. Ter categorias com títulos mais naturais significa que elas incluem as principais palavras-chave. Os títulos de categorias podem ser muito mais bem escritos, com o SEO em mente, e as descrições de categorias podem ser focadas em palavras-chave relevantes e frases que seus clientes realmente usam.

Há numerosos blogs e posts de fóruns descrevendo as várias maneiras pelas quais você pode criar múltiplas lojas dentro do Magento. Todos de um ângulo muito técnico. Nenhum deles leva em conta as realidades práticas do E-Commerce. Ao invés de entrar nos prós e contras de cada método altamente técnico, eu vou detalhar como eu montei minhas lojas e o porquê de fazer isso.

Primeiro, eu uso hospedagem CPanel. Isto me restringe a um único endereço IP dedicado. Depois eu hospedo minha loja primária como o site principal no CPanel. Depois, eu defino as outras lojas como domínios add-on. Isto significa que cada loja tem sua própria série de endereços de e-mail. Isto é importante porque te dá a habilidade de ter endereços de encaminhamento mais claros. Também facilita para se ter newsletters separadas para cada domínio.

Segundo, eu compro um único certificado EV SSL. Não importa como você recebe seus pagamentos, eu acredito que você sempre deva ter um checkout seguramente encriptado. Você deve valorizar seus clientes o suficiente para dá-los a privacidade de uma conexão encriptada quando eles enviam seus dados pessoais. Eu também acredito que um certificado EV vale o custo mais alto, já que a barra verde é calmante e, quando você a seleciona, ela diz que a identidade da loja foi verificada. Isto melhora as taxas de conversão.

Depois, eu uso um tema comum em todas as lojas para garantir visual e sensação similares. Eu uso banners topo, logos e cores diferentes, além de botões de ação também diferentes (comprar, buscar, etc…), mas em geral é claro que cada site tem um “mesmo dono”. Isso ajuda a estabelecer a marca geral. Isto é importante porque a única limitação de ter um único endereço IP e um certificado EV SSL é que só pode haver um único endereço de checkout. De outra forma, você precisaria comprar um certificado EV SSL para múltiplos domínios, o que é demasiadamente caro.

Ao estabelecer uma marca (sua loja principal), você pode ter um conjunto comum de termos e condições, uma única política de retorno, uma garantia em comum, etc. Isto também dá a impressão de que, ao ter uma loja “guarda-chuva”, com lojas específicas abaixo dela, você tem uma empresa maior, mais bem estabelecida e confiável. Isto também é muito bom para as taxas de conversão. Estas páginas comuns devem ser linkadas com um comando no-follow ou ter uma tag canonical fazendo referência ao site principal. Você não deve deixar o Google classificar seu conteúdo como duplicado.

Então, quando você pedir à sua empresa de hospedagem para que te ajudem a montar um ambiente multilojas, você deve dizer a eles para usarem o método de domínios add-on para HTTP e o método de subdiretórios para o HTTPS. Ao montar dessa forma, meus clientes vão para uma loja secundária e vêem o tema dela. Quando eles efetuarem a compra via o checkout da página principal eles ainda verão o tema da loja secundária, mas com uma leve mudança na URL na barra de endereços.

É importante que a mudança de URL não seja uma surpresa. A marca deve ficar clara e o cliente não deve ter razões para ter qualquer dúvida de que ele está num ambiente seguro.

Este método, apesar de tecnicamente estranho de montar, é tão flexível que você pode montá-lo em qualquer tipo de hospedagem, do compartilhado até o dedicado, usando Plex ou Cpanel. Assim, você pode continuar usando-o conforme você cresce. Também não há limite teórico para o número de lojas que você pode adicionar. Há, entretanto, um limite prático. Apesar de você estar usando somente uma instância do Magento, lojas adicionais aumentam a carga de processamento.

A chave para separar seu inventário entre múltiplas lojas com sucesso é adotar o ponto de vista dos clientes. Você deve dar uma boa olhada no seu inventário e decidir como seus clientes o veriam e se há uma separação natural. O que você deve evitar é colocar os mesmos produtos em duas lojas diferentes, o que te causaria problemas de conteúdo duplicado com o Google e um dos seus sites seria rebaixado. O que você deve ter como objetivo é que ambos os sites estejam na página 1.

link para o texto original: http://www.practicalecommerce.com/blogs/post/958-Magento-Multi-Store-and-SEO