Logo E-Commerce Brasil

Mais de 80% dos vídeos publicados por marcas no TikTok não captam a atenção do usuário

Por: Martha Gabriel

Professora e Escritora

Martha Gabriel é autora dos best sellers "Liderando o Futuro", "Inteligência Artificial -- do zero ao metaverso" e "Você, Eu e os Robôs: como se transformar no profissional digital do futuro" e “Marketing na Era Digital”. Futurista pelo IFTF, engenheira (Unicamp), pós graduada em Marketing e design, mestre e PhD em artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan. LinkedIn Top Voice e Colunista do MIT Sloan Management Brasil e MIT Technology Review Brasil. Professora de Inteligência Artificial na pós graduação da PUC-SP e faculty internacional da CrossKnowledge. Palestrante keynote internacional premiada, 8 TEDx. Embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm.

Um estudo conduzido pela DAIVID, que ajuda os anunciantes a avaliar e melhorar o impacto do seu conteúdo em grande escala, revelou que 84% do conteúdo de vídeo lançado pelas marcas no TikTok não consegue gerar fortes emoções positivas, captar atenção ou melhorar a lembrança da marca, o que é um sinal de alerta para empresas de e-commerce.

Smartphone com o aplicativo do TikTok aberto

O estudo ainda revelou que:

✅ 24% dos vídeos do TikTok desencadeavam fortes emoções negativas como ansiedade, medo, desconforto, nojo e vergonha, potencialmente prejudiciais para a reputação da marca.

✅ 60% dos VÍDEOS das marcas no TikTok eram simplesmente esquecíveis, com respostas emocionais positivas abaixo da média e lembrança da marca abaixo da média.

✅ No geral, o conteúdo das marcas no TikTok teve probabilidade 9% menor de gerar emoções positivas intensas do que a média global e atraiu 2,5% menos atenção.