Uma ferramenta que pode ajudar o empreendedor a compreender melhor o cliente e vender mais é sempre bem-vinda, não é? É o caso de ferramentas de mapa de calor no e-commerce.
Os mapas de calor são basicamente ferramentas que mostram os locais do site que recebem mais cliques, entre outras coisas.
As ferramentas de Heat Map (nome em inglês) são grandes aliadas das lojas virtuais e, claro, de todos os tipos de negócios online, pois trazem insights bem importantes, que podem fazer a diferença nas vendas.
Vamos a um exemplo prático: com um mapa de calor instalado no seu e-commerce, você pode perceber quais são os locais que tem mais cliques em uma determinada página. Inclusive, já vi casos em que o local de maior clique não é onde há botão para clicar.
Nesse exemplo isso significa que os visitantes acreditam que ali deveria haver um call to action e não há. Então ele mostra algo que deve ser mudado no website.
Também é possível ver até qual ponto da página os visitantes fizeram scroll (rolagem). Ou seja, é possível verificar facilmente até que local da página elas se interessam pelo seu conteúdo.
E essas ferramentas normalmente também gravam as sessões que os utilizadores fizeram em seu e-commerce. Ver as gravações também pode gerar ideias para melhorar os resultados.
Ferramentas de mapas de calor
Há muitas opções de ferramentas no mercado, de vários preços. Uma das que gostamos muito é a Hotjar. Essa ferramenta possui um período de experimentação gratuito. Além disso, há mesmo uma versão free (com limitações, é claro). É uma ferramenta fácil de instalar e de compreender, por isso sugerimos o uso.
No entanto, já ouvimos relatos de que manter o Hotjar instalado pode tornar o site um pouco mais lento, portanto recomendamos usos temporários da ferramenta. Dessa forma, você pode desinstalar sempre que não estiver utilizando.
Recentemente, a Microsoft lançou a ferramenta Clarity, que já instalamos em nosso site para ver como se comporta. Ela tem um dashboard com informações valiosas, como dead clicks, dispositivos mais utilizados para acesso ao site, número de sessões, páginas visitadas por sessão, quais as páginas mais visitadas, entre outros.
Também de fácil instalação, a Clarity fornece dados de analytics, assim como o Google Analytics, e também mapas de calor de cliques e scroll. Ela tem ainda gravações da interação dos utilizadores. Até o momento, a ferramenta recém-lançada é gratuita.
Também percebemos algumas falhas da ferramenta, mas acreditamos que são bugs que vão ser corrigidos ainda.
Como usar mapa de calor no e-commerce
Veja na imagem um exemplo retirado do Hotjar:
Os locais com mais cliques nesse site são os que têm as cores mais quentes: vermelho e amarelo (a ferramenta mostra os detalhes de legenda). Sabemos que nesse exemplo da homepage, o local mais clicado é a aba “Planos”, seguido de “Saiba mais” no bloco de Recursos e Funcionalidades.
Nesse caso podemos ter algumas ideias, como criar anúncios justamente para a página de planos da empresa, levando diretamente as pessoas até lá. Veja agora um mapa de calor de scroll:
Isso nos mostra que 96% dos visitantes veem apenas o início do site e nem chegam a fazer nenhum scroll. Ou seja, podemos concluir que a proposta de valor precisa estar totalmente descrita no primeiro local do site! Isso é verdade para todos os websites, lojas virtuais ou não: o visitante precisa compreender do que se trata o seu negócio assim que ele chegar até o seu site.
Há estudos de neuromarketing que mostram que o visitante decide em 3 segundos se o que ele está vendo é o que ele quer. Ou seja, temos em média 3 segundos para mostrar nossa proposta de valor.
A Hotjar possui ainda a função de criar pesquisas para o seu cliente responder no site, inclusive na versão free. É uma ótima oportunidade para melhorar os resultados com o uso de mapa de calor no e-commerce!
Passo a passo para usar os mapas de calor
Não há mistérios para usar essas ferramentas. Tanto a Hotjar ou a Clarity tem o seguinte passo a passo:
- fazer o cadastro na ferramenta;
- instalar o código no header do site;
- configurar as páginas das quais quer ver os relatórios (no Hotjar versão free);
- esperar a ferramenta começar a coletar os dados, analisar os relatórios e tomar as decisões certeiras.
Leia também: Como melhorar a taxa de conversão no e-commerce.