O marketplace é um modelo de negócio que funciona como um shopping center digital. Os lojistas podem ser de diversos segmentos e utilizam o espaço que tem um alto tráfego de visitas para vender seus produtos.
Segundo a pesquisa Tendência do Varejo 2023, realizada pela Dito e Opinion Box, 89% dos consumidores têm o hábito de comprar em marketplaces, sendo que 51% já consomem frequentemente nesses canais.
Mas, para começar a vender dentro dos marketplaces, é preciso conhecer as duas modalidades: marketplace in e out. Cada uma delas está voltada para um tipo de venda diferente.
O que é o marketplace out?
O marketplace out é quando os vendedores se inscrevem em uma plataforma externa para vender os produtos em troca de uma comissão. Esses canais terceiros costumam contar com uma alta visibilidade, o que permite que os vendedores aproveitem os investimentos de mídia feitos pelo próprio marketplace.
Um dos benefícios dessa modalidade é não precisar de uma infraestrutura tecnológica, pois o marketplace já oferece uma plataforma pronta. Dessa forma, os empreendedores que estão começando a digitalizar as vendas dos seus produtos não precisam arcar com esses investimentos, que são muito caros.
Mas um ponto de atenção que se precisa ter com o marketplace out é buscar por canais que estão voltados para o público-alvo do seu negócio. E, claro, verificar as taxas cobradas para não sair no prejuízo.
O que é o marketplace in?
O marketplace in é uma estratégia na qual a empresa disponibiliza sua própria plataforma para outros varejistas venderem os seus produtos. Essa modalidade é menos comum, mas aos poucos vem conquistando alguns adeptos. Na prática, esse formato de marketplace segue o movimento contrário do marketplace out.
Esse modelo é utilizado por empresas que já possuem uma base de clientes digital e que procuram aumentar a variedade de seus produtos, sem precisar investir em grandes estoques.
Para abrir o seu próprio marketplace, é importante contar com uma plataforma para fazer o cadastro dos vendedores e investir em marketing para gerar tráfego para a página. Mas não se esqueça: o pagamento dos pedidos deve ser dividido entre os sellers e o marketplace através da solução de split de pagamentos.
Marketplace in e out: como escolher?
As duas modalidades atendem a diferentes necessidades e tipos de negócio. Se você busca diversificar os seus canais de vendas e alcançar novos públicos, o marketplace out é o ideal para o seu momento.
Já o marketplace in é direcionado para as empresas que já estão consolidadas no mercado digital e que já possuem uma infraestrutura necessária para começar do zero. De modo geral, o marketplace vem para abrir uma nova fonte de receita para o negócio e expandir a variedade de produtos. Mas, em contrapartida, é preciso captar vendedores que fazem sentido para seu segmento de mercado.
Para escolher o que mais se encaixa com seu perfil de negócio, é preciso entender qual o seu objetivo, assim como o comportamento do seu cliente, para entender em qual modalidade você vai se encaixar melhor. O importante é analisar as oportunidades e fazer a escolha certa para aumentar o faturamento da sua loja virtual através do marketplace in e out.