Não é segredo que a tecnologia vem revolucionando o setor de marketing. Em 2019, uma pesquisa do Gartner já apontava que 1/3 da verba deste setor era destinada à Martech. Em 2020, uma análise da WiproDigital revelou que 81% dos diretores de marketing consideravam importantes as competências desta ferramenta e 62% planejaram aumentar os gastos com ela.
O crescimento não é por acaso: 63% dos consumidores desejam receber recomendações de produtos e serviços de forma personalizada, de acordo pesquisa da Accenture. Em um mercado global de tecnologia de marketing avaliado em US$ 121,5 bilhões, com crescimento de 22% em relação a 2020, (dados do relatório Martech: 2020 and beyond), o uso de estratégias inteligentes e mais focadas precisa ser a ‘bola da vez’ de qualquer negócio que deseje atingir o sucesso sem gastos desnecessários.
Leia também: Martech: precisa-se de bons pilotos para voar nesse marketing
Há alguns anos, antes do ‘boom’ das redes sociais, eram comum o investimento em marketing e publicidade focado em mídias com maior audiência. Entretanto, o custo era muito alto e o resultado era sempre uma incógnita, nem sempre se chegava aos resultados desejados. O principal motivo é que, embora o alcance fosse alto, não se sabia se o público-alvo daquele determinado negócio estava ali.
A tendência era óbvia: unir tecnologia e estratégia para tornar este processo mais eficaz, uma vez que a evolução tecnológica também transformou o consumidor, que agora deseja uma melhor experiência e personalização.
A prova disso é lembrar que há exatos 10 anos existiam apenas cerca de 150 softwares voltados para marketing e vendas e, em 2020, esse número ultrapassou 8 mil.
Quem saiu na frente com Martech se deu bem
Empresas que realizaram uma transformação digital adequada já passaram a enxergar o marketing digital de forma mais inovadora: capturando e utilizando dados de maneira inteligente a fim de criar campanhas específicas e ações integradas e coordenadas em múltiplos canais para determinado perfil de público. Uma mineração e organização adequada dos dados permite gerar ações mais segmentadas e eficientes que possam impactar o público de forma mais atraente, direta e resultando maior engajamento, tanto no âmbito institucional quanto nos resultados das vendas.
Além disso, o uso da Martech promove a integração entre áreas, principalmente as de tecnologia, vendas e marketing, o que gera mais produtividade, melhora a performance e traz melhores resultados. A união desta ferramenta com o universo de BI (Business Intelligence) também possibilita maior agilidade para os tomadores de decisões no dia a dia, uma vez que as informações não são apenas coletadas e armazenadas, mas também interpretadas e traduzidas, gerando os indicadores necessários para o avanço do negócio.
Com as inúmeras possibilidades de impactar os clientes, tais como: anúncios impressos, digitais, presenciais, entre outros, a Martech beneficia não apenas o ambiente online, mas também possibilita criar estratégias focadas em cada perfil de público, de mídia e de ambiente, de acordo com o resultado desejado. Isso quebra paradigmas da migração do marketing para determinados tipos de mídia, requerendo ações nos universos online e offline de forma mais equilibrada, inclusive para os gigantes da tecnologia.
Quem já descobriu os benefícios do uso da Martech e tem se aproveitado deles é a Ambev. A empresa, que conta com cerca de 200 marcas de bebidas, conta com uma plataforma, integrada com Power BI para análises de dados, para gerenciar as informações da área de eventos. Essa estrutura captura e organiza as informações, direcionadas às ações de maneira mais ágil e competente.
Uma outra marca, que visava elevar o fluxo dos estabelecimentos que vendem seus produtos, utiliza uma plataforma que permite a criação de campanhas nas redes sociais destes estabelecimentos. Focando nas marcas mais vendidas pelo lojista e, por meio de ‘dark post’ – uma publicação destinada apenas a ‘ads’ e não às timelines –, em que as campanhas são direcionadas por perfil do público e dados geográficos, essa marca conseguiu gerar o aumento do fluxo dos estabelecimentos e, consequentemente, elevar a venda de produtos da distribuidora para aquele local.
A tecnologia veio para ficar e transformar cada vez mais o mundo e tudo o que conhecemos. Aliar esta evolução às estratégias de marketing não só traz resultados concretos, mas também economia de recursos e a garantia de permanência do negócio no mercado.