A Black Friday de 2020 foi um marco para as vendas de e-commerce devido à pandemia e ao isolamento social, já que os consumidores não foram às lojas físicas. Foi a oportunidade de ampliar as campanhas digitais e a capacidade de venda das lojas virtuais.
Por isso, no ano de 2021, já é possível ter alguma experiência de como essa Black Friday deverá ser conduzida. Porém, é importante se preparar com antecedência para atender à alta demanda e oferecer a melhor experiência para os usuários.
A Black Friday 2021 será a oportunidade ideal para superar os desafios enfrentados em 2020 e oferecer uma experiência melhor. Para isso, é preciso investir em tecnologia para e-commerce, além de desenvolver um bom planejamento.
Contexto da Black Friday
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e, desde 2010, essa tradição cresce também no Brasil. Uma prova disso está no levantamento da Ebit|Nielsen, que revelou que em 2020 as vendas da Black Friday chegaram a R$4,02 bilhões somente no e-commerce. O crescimento foi de 25,1% em comparação ao ano anterior.
A expectativa é de que as vendas deste ano superem as do ano passado. Devido ao aumento da demanda online de vendas para 2021, também será preciso que os e-commerces se preparem melhor tecnologicamente para oferecer a melhor experiência.
Como preparar seu e-commerce para a Black Friday
Um estudo feito pelo Google Cloud para a agência R/GA destacou os principais desafios enfrentados pelos e-commerces durante a Black Friday de 2020. O objetivo foi avaliar tecnologicamente as lojas online para determinar como foi a experiência dos consumidores.
No estudo, alguns aspectos foram destacados como pontos de atenção durante esse período, quando os acessos mais do que dobram. Veja:
- Estabilidade: foram encontrados problemas como erro de conexão com o servidor, timeout e problemas de rede e de aplicação. Ou seja, durante a navegação no e-commerce, aconteceram diversos erros de aplicação que podem prejudicar a jornada de compra;
- Velocidade de carregamento: foi medido o tempo de carregamento das páginas das lojas virtuais tanto no desktop quanto no mobile. Foi possível notar até sete segundos de velocidade de carregamento, o que pode ser prejudicial para a permanência do cliente no site;
- Usabilidade: para testar a usabilidade da loja virtual, é possível fazer uma análise heurística, que mostra como o e-commerce utiliza a tecnologia na jornada de compra. Os sites analisados tiveram uma pontuação de 78%, evidenciando uma oportunidade de aprimoramento para o ano de 2021.
Com esses dados, é possível concluir que há possibilidade de melhorias para um melhor desempenho do e-commerce em 2021. Veja a seguir algumas dicas de como aprimorar seu e-commerce para a Black Friday deste ano!
Realize o Stress Test
Em datas sazonais, como a Black Friday, os sites costumam receber um volume muito maior de tráfego simultâneo. Isso pode sobrecarregar o servidor e causar problemas de lentidão das páginas e até queda do site.
Esses problemas podem fazer com que os clientes sejam impedidos de finalizar suas compras ou desistam de navegar no site, prejudicando a taxa de conversão do e-commerce. Para evitar isso, o ideal é que, antes desse período, sejam feitos testes de estresse, que são simulações de tráfego com a finalidade de avaliar quanta carga a plataforma suporta de uma só vez. Assim, ao descobrir quantos acessos podem ser realizados na sua plataforma de e-commerce sem que o site apresente instabilidade ou lentidão, o e-commerce consegue entender se há necessidade de melhorias no servidor e fazer a migração com antecedência.
Suporte constante
Além do reforço na plataforma, é necessário estar preparado para qualquer eventualidade no período. Problemas como queda do site, lentidão, dificuldades no check-out, instabilidades nas integrações, entre outros podem afetar a taxa de conversão e, principalmente, a reputação do e-commerce.
Sendo assim, é essencial contar com uma equipe de suporte que esteja disponível constantemente para monitorar a performance da plataforma. Além disso, ela precisa atuar de forma ágil em caso de qualquer problema. Para isso, é possível contratar serviços de empresas que oferecem equipes dedicadas e com suporte 24/7.
Trabalhe sua base de dados
Se o seu e-commerce conta com uma plataforma integrada, como uma base de dados qualificada (CRM, por exemplo), é essencial utilizar essas informações para aumentar as vendas durante esse período.
Isso porque com informações como hábitos de compras dos clientes, faixa etária, entre outros dados, você consegue criar campanhas personalizadas oferecendo os produtos que seu público deseja e que estão em promoção na Black Friday.
Dessa forma, é possível, por exemplo, criar campanhas de e-mail marketing oferecendo descontos em determinados produtos ou cupons de desconto para categorias específicas.
Organize cupons e descontos
Cupons de desconto, promoções relâmpago e ofertas especiais atraem uma quantidade maior de clientes para o e-commerce.
Porém, é preciso que haja um planejamento antecipado para determinar quais produtos e categorias terão desconto, de quanto será o valor, quais serão os cupons oferecidos, se haverá um limite de vendas de cada cupom, entre outros fatores.
Caso contrário, o e-commerce pode ter dificuldade de organizar os valores, e isso pode gerar confusão durante a Black Friday por sobreposição de promoções. Por isso, para evitar transtornos e até problemas na experiência dos clientes, é essencial que todas as promoções e cupons sejam planejados e alinhados com a equipe de TI com antecedência.
Facilite a entrega: utilize lockers
Devido à alta demanda de compras no site e o tempo necessário para a organização de envio dos pedidos, é possível que algumas entregas tenham um prazo maior.
Para evitar uma experiência negativa para os clientes, o ideal é oferecer-lhes alternativas mais viáveis e facilitar esse processo. Uma delas é o locker, um armário inteligente que fica localizado em um espaço público ou mesmo dentro da própria loja, onde o cliente pode retirar sua compra utilizando apenas um QR code recebido por e-mail. Ele é um ótimo recurso para quem não pode estar presente para receber suas encomendas.