O mobile é um dos canais preferidos dos brasileiros. No ano passado já éramos o quarto país do mundo em número de vendas de celular, contando com 273 milhões de aparelhos. Segundo dados da Harris Interative, uma em cada três pesquisas no Google é feita pelo celular e 60% das pessoas abre e-mail marketing pelo mobile. Com tanta gente assim usando a tecnologia é inegável que investir nesse setor é necessário – urgentemente necessário.
A partir do momento em que as pessoas começam a usar mais o celular para navegar na internet é natural que elas queiram realizar cada vez mais atividades através da plataforma. Comprar é uma delas. Por que ir até o computador para realizar uma transação se ela está com o celular em mãos? Além disso, a tecnologia mobile permite que as transações sejam feitas em qualquer lugar, sendo necessário apenas uma conexão à internet.
O potencial desse mercado é promissor. Certamente existem vários possíveis cliente por aí querendo comprar através do celular. O problema é que as empresas parecem não estar tão preparadas para isso quanto deveriam. Segundo a mesma pesquisa da Harris Interative, 36% dos usuários não opta pela compra no celular por questões de usabilidade e outros 16% tem medo que algum erro ocorra durante a compra em razão do serviço de internet. Apesar disso, o mercado existe e está crescendo.
Como ser parte desse mercado?
Segundo pesquisa realizada pela Junipe Reasearch, o valor total dos pagamentos mobile em todo o mundo deve quadriplicar. O que foi US $ 170 milhões em 2010 deve se tornar US $ 630 milhões até o final de 2014. Ou seja, não há dúvidas que o mobile commerce é um mercado em expansão. Mas o que fazer para chegar na frente e participar desse mercado tão promissor? É necessário investir em tecnologias específicas para mobile. Se a principal queixa dos usuários é quanto a usabilidade, uma empresa que tenha uma boa plataforma mobile e com certeza sai na frente.
Um erro bastante comum é simplesmente transpor a interface do e-commerce comum para o mobile. Isso não funciona porque nos aplicativos móveis é necessário rapidez e facilidade. Os formulários de cadastro e o processo de compra tem que ser feitos de modo que o usuário não se irrite e não queira deixar a compra, aumentando assim a taxa de conversão. É necessário uma interface e um layout pensados especificamente para o móbile. Ou seja, uma solução simples, intuitiva e segura.
Outra possibilidade é a de criar um app específico para as compras online. Algumas empresas investem nisso porque o app possui mais possibilidades e pode tornar a experiência de compra mais satisfatória. No entanto, demanda maior tempo de criação, desenvolvimento e aporte financeiro. Cabe ao empreendedor estudar as possibilidades e escolher qual é a mais viável para o seu negócio. Em todo caso, não há dúvidas que se investir em mobile commerce é sim um bom negócio.
Quanto mais cedo a sua empresa investir nesse segmento, melhor. Sair na frente é sempre uma boa pedida. Garantir sua participação em um mercado que cresce a olhos vistos ano após anos pode ser a saída para potencializar seus lucros. Essa é a hora de investir e fidelizar clientes. O mercado mobile está crescendo e a sua empresa não pode ficar de fora. Corra na frente e garanta o seu espaço!