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Modelos de otimização e dashboards integrados para otimizar resultados

Por: Daniella Morier

Tem mais de 24 anos de experiência em inovação digital, marketing, estratégia e otimização de resultados. Liderou projetos de consultoria para empresas como OLX, Ipiranga, CCAA, GSK, Enel, FGV, Ibmec, Osklen e Farm, entre muitos outros. Possui MBA em Marketing e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.

Quando se trata de otimizar um e-commerce de sucesso, há muito o que acompanhar. De métricas de alto nível, como receita ou número de pedidos, até informações mais detalhadas, como feedback dos clientes e o comportamento dos usuários na jornada. Simplesmente, não há uma ferramenta que cubra tudo.

Portanto, como você pode acompanhar todos os indicadores de sua loja online sem perder minutos ou mesmo horas sempre que precisar consultar alguns dados importantes?

Como muitas empresas estão descobrindo, a solução pode ser criar modelos de otimização e configurar dashboards integrados específicos para o seu e-commerce, buscando responder as perguntas certas sobre como otimizar seus resultados. Através de modelos eficientes e dashboards que contenham métricas específicas para acompanhar regularmente, você será capaz de tomar decisões e transformar dados em ações mais eficazes. Neste artigo você confere o passo-a-passo para otimizar seu e-commerce através dos modelos de otimização e dashboards integrados. Confira a seguir!

O que é um modelo de otimização?

Um modelo de otimização nada mais é do que um passo-a-passo que ajudará sua empresa a otimizar a performance de vendas através de Analytics, responder as questões mais importantes e priorizar estratégias que atendam aos seus objetivos. Já um Dashboard de e-commerce se trata de um conjunto organizado de métricas, KPIs e outros dados que são projetados para destacar, da maneira mais clara possível, tendências, anomalias e informações que regularmente precisam de atenção. Juntos, eles podem significar a diferença entre um e-commerce de sucesso ou apenas mais uma inexpressiva loja online.

Os dashboards diferem das ferramentas e relatórios analíticos de e-commerce, pois seu objetivo é trazer à tona apenas as informações mais importantes, em vez de todas as métricas possíveis que podem ser fatiadas e divididas em um número infinito de maneiras. Uma vez que você sabe quais perguntas fazer para traçar seus objetivos, ter essas informações apresentadas de forma clara e concisa ajuda a traçar uma estratégia de marketing de forma mais eficiente.

Isso não quer dizer que os relatórios e análises não sejam valiosos. Mas se você estiver gerenciando um e-commerce ou se for um varejista offline que está apenas começando a vender online, um punhado de métricas escolhidas de forma aleatória, e sem uma curadoria especializada, vai acabar confundindo mais do que ajudando.

Digamos que você esteja com um problema de entregas devido a disponibilidade em estoque, por exemplo. Através de um modelo de otimização, você será capaz de receber alertas e tomar decisões baseadas em informações confiáveis, voltadas para esse objetivo.

Não há um método ideal para escolher quais métricas acompanhar através do seu dashboard de e-commerce, simplesmente por causa da enorme variedade de negócios que existem. Uma marca de calçados esportivos online que vende seus produtos em todo o mundo terá um conjunto de requisitos muito diferente de uma loja de alimentos orgânicos que atende a uma comunidade local, por exemplo.

Além disso, dependendo do tamanho e da profundidade da operação, uma empresa pode considerar a construção de vários dashboards para manter o controle de diferentes partes da organização, otimizando sua estratégia para acompanhar desde o desempenho de um único produto, até o desempenho geral dos canais da empresa e do comportamento de seus clientes. Neste conteúdo, aliás, há mais informações sobre como otimizar os resultados do e-commerce com dados.

Como um modelo de otimização pode ajudar o seu e-commerce?

Inicialmente, é importante definir quais perguntas você está buscando responder. Como está meu resultado? Quais resultados posso esperar ao final desse mês, se continuar com essa estratégia? Qual é minha projeção de ganhos? Quais são os fatores que fazem diferença para o meu resultado? Todas essas perguntas podem ser respondidas seguindo o modelo certo.

Seus dashboards devem conter as informações necessárias para a tomada de decisão, de forma que você seja capaz de criar um planejamento de marketing baseado em dados confiáveis e concisos. Saber a receita gerada naquele mês e sua projeção, além de todos os fatores que contribuem para o resultado, por exemplo, pode dar informações valiosas de medidas a serem tomadas para ultrapassar as metas. Muitas conclusões podem ser obtidas utilizando um dashboard que contenha as métricas certas e responda as perguntas que irão ajudar você a potencializar seus resultados.

Uma vez que você já definiu quais perguntas você quer responder, ao utilizar os dashboards certos, você terá a clareza de informações para construir os insights a serem testados através de ações de marketing.

Os dashboards não ajudam apenas a monitorar suas operações em tempo real. Outro uso importante para eles é como uma ferramenta poderosa de motivação de equipe, para ultrapassar as metas.

Independentemente de a equipe ser experiente ou não, ver os resultados diretos do seu trabalho pode fornecer um grande impulso de motivação. Apresentar dados de vendas importantes, mostrar o progresso em direção às metas financeiras e destacar outros KPIs de negócios principais podem ajudar a manter a equipe envolvida com seu trabalho e muitas vezes pode ser o catalisador para desencadear uma competição saudável que empurra a equipe a realizar mais. Também ajuda a encorajar uma forte cultura baseada em dados que pode ter um efeito poderoso na empresa como um todo.

Os dashboards também podem ajudar a economizar tempo e esforço de todos em sua empresa para acessar dados. Eles reúnem os dados em uma visualização simplificada que pode ser facilmente compartilhada, marcada ou mesmo exibida nas paredes do seu espaço de trabalho. Além disso, auxiliam na hora de escolher quais métricas você deve priorizar, principalmente se você utiliza recursos do GA Enhanced E-commerce. Um único dashboard cuidadosamente considerado pode garantir que os dados estejam a apenas um clique ou um olhar de relance, eliminando o registro desnecessário em outra ferramenta e o tempo perdido vasculhando para encontrar o número de que você precisa.

Conclusão

Através do modelo certo e de informações integradas e bem visualizadas, é possível responder questões cruciais para o seu e-commerce. Ou seja, transformando esses insights em ações eficientes para otimizar seus resultados ao longo do tempo para crescer seu negócio.