Enquanto muitos acreditam que a automação de marketing pode atrapalhar e prejudicar o atendimento com o cliente, outros descobriram — e descobrem, a cada dia — que essa ferramenta pode trazer organização, produtividade e muito mais resultados para o e-commerce.
Para quem se pergunta o que é essa tal da automação de marketing, eu explico: trata-se de um sistema criado para ajudar a automatizar processos de marketing digital — envio de e-mails, newsletter, publicações em redes sociais e similares, a fim de manter os leads (clientes em potencial) sempre bem atendidos, informados e próximos ao seu e-commerce.
Neste artigo, vou explicar por que essa automação de marketing pode ser a solução que você procura e precisa. Explicarei também como esse sistema, dotado de tecnologia e expertise, pode ser usado para fidelizar os clientes ativos sem prejudicar o relacionamento com os leads. Afinal, perder oportunidades não está nos planos de quem quer crescer, concorda?
1) A automação de marketing possibilita melhor aproveitamento do tempo
Uma pergunta que todo empreendedor ou vendedor já se fez em algum momento do trabalho: vale a pena investir tanto tempo no atendimento aos prospects enquanto eu poderia investir o mesmo tempo para fidelizar os clientes que já conquistei?
Sabemos que nem sempre todos os que perguntam sobre um produto ou serviço vão, de fato, comprá-lo ou contratá-lo. Por outro lado, vale lembrar que se nem todo lead transforma-se em cliente, todo consumidor de e-commerce um dia já foi um lead. Portanto, não há como ignorá-los os ou apostar intuitivamente em alguns.
Nesse cenário, a automação de marketing pode ajudar muito, mantendo os leads bem nutridos — com informações relevantes que direcionam para o seu negócio — enquanto você usa seu tempo de maneira funcional, pensando em estratégias e oferecendo atendimento de qualidade a quem já demonstrou confiança em seu trabalho.
2) Seu cliente já chega preparado
Ao utilizar a automação de marketing para construir um funil relevante, com informações que atendam aos principais anseios do público-alvo, você estará, automaticamente, educando o futuro cliente sobre o produto ou serviço que ele vai adquirir. Isso reduzirá o número de insatisfação e problemas na pós-venda, pois o internauta comprará com conhecimento e confiança.
3) Sua empresa se torna referência no setor em que atua
Em toda relação de compra e venda, espera-se que, do lado do vendedor, haja um profissional capacitado e especialista naquilo que oferece, pronto para prover informações relevantes e convincentes. Quando essas informações se transformam em conteúdo, distribuído gratuitamente e periodicamente, você não só informa seu público como também se torna uma referência.
Lembrando que o esforço para criação desse conteúdo e o planejamento para sua distribuição serão feitos apenas uma vez e só exigirão seu tempo durante a programação da plataforma de automação de marketing. Depois, as informações serão enviadas automaticamente aos novos leads – na maioria das vezes, eles terão as mesmas dúvidas e anseios dos leads anteriores.
4) Seus vendedores podem se preparar mais para atender melhor
Uma boa equipe de vendas conhece cada detalhe do produto ou serviço oferecido pelo e-commerce. Se a equipe não está preparada, além de não conseguir fechar bons negócios ela refletirá uma imagem insegura, que afetará a credibilidade da empresa.
Quando o empreendedor decide pela ferramenta de automação de marketing, ele também oferece aos seus vendedores uma oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos sobre produtos e serviços, tornando-se especialistas e consultores preparados para oferecer um atendimento de qualidade aos clientes — novos ou antigos.
5) Seu lead receberá informação qualificada e personalizada
Quando as ações de marketing são automatizadas, a plataforma fica pronta para enviar conteúdo ao futuro cliente no momento em que ele está pesquisando sobre seu produto ou serviço.
Isso significa que, mesmo sendo automatizado, o processo é personalizado. E é essa personalização que não só atrai a atenção do público, mas agrada-o a ponto de ajudá-lo na tomada da decisão final.
6) Público de qualidade, organização e métricas
O lead que passa por todo o funil, ou seja, por todo processo criado na automação do marketing, sem dúvida, está realmente interessado no produto ou serviço do seu e-commerce. Isso é uma grande conquista para quem anseia por bons negócios.
Os processos de envio de conteúdo para o público são mais ágeis por não dependerem da sua disponibilidade de tempo mas sim do interesse e necessidade do consumidor naquele momento.
Além disso, por oferecer métricas e análises sobre todo o processo, a automação de marketing ajuda a entender, por exemplo, quais razões para alguns leads se perderam no caminho. Assim, você e sua equipe podem trabalhar para otimizar o processo constantemente.
A possibilidade de mapeamento e mensuração de todas as etapas também confere mais organização e agilidade ao atendimento. O empreendedor passa a enxergar seu negócio com os olhos do público, implementando todas as melhorias e ajustes necessários não só no ambiente digital, mas também no offline.
7) Redução dos custos e aumento das receitas
O trabalho com a automação de marketing poderá, em médio e longo prazos, sinalizar os ajustes importantes e relevantes que te ajudarão a diminuir os erros e melhorar todo o fluxo de venda do seu negócio.
Com isso, você investirá menos, pois saberá quanto e onde colocar dinheiro para conseguir bons resultados. Ao mesmo tempo, suas receitas continuarão aumentando, pois, se você sabe qual caminho traz mais resultado, é por ele que você e sua equipe vão seguir.
Aparar as arestas do processo de atendimento e aumentar a qualidade dele é o sonho de todo empreendedor que deseja ver seu negócio prosperar. E a automação de marketing, sem dúvida, pode te ajudar a conquistar esse sonho.