Um estudo realizado pela WGSN Mindset (consultoria especializada em previsões de tendências), em parceria com a Amazon Brasil, mostrou que 87,9% dos entrevistados pretendiam fazer compras na Black Friday. A pesquisa, realizada entre 28 de outubro e 4 de novembro de 2024, com a participação de 1.057 consumidores de todas as regiões do Brasil, também apontou que, nos últimos seis meses, 74,2% dos consumidores realizaram compras online, pelo menos duas vezes por mês.
Ainda, de acordo com levantamento realizado pela Confi.Neotrust, foi confirmada a expectativa positiva do mercado para a Black Friday 2024, principalmente no e-commerce. Ele mostrou que o faturamento total chegou a R$ 9,38 bilhões, desde a quinta-feira pré-Black Friday (28/11) até domingo (01/12), representando alta de 10,7% em relação ao mesmo período da Black Friday do ano passado. O número de pedidos também cresceu, variando 14% com 18,2 milhões de pedidos.
Com todo esse sucesso da Black Friday, talvez as empresas estejam se perguntando: será que ainda é possível vender mais no Natal e fim de ano?
Ao contrário da Black Friday, na qual os clientes estão ávidos por preços menores, no Natal, a prioridade pode ser outra: a agilidade na entrega, já que os compradores de última hora estarão focados em receber seus produtos a tempo para as celebrações natalinas ou as festas de réveillon. Portanto, as estratégias de marketing agora podem ser direcionadas para esse público, destacando a agilidade na entrega como um diferencial competitivo.
Cenário atual do consumo para o Natal 2024
O cenário deste ano mostra-se favorável para as vendas natalinas. Segundo o estudo da WGSN Mindset, 41,1% dos entrevistados planejam fazer compras para o Natal.
A previsão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio – SP) é de que o e-commerce brasileiro apresente recorde no montante de vendas em 2024. Aponta, ainda, bons resultados para o fim deste ano, levando em consideração que as receitas do varejo físico tiveram aumento de 5,1%, no primeiro semestre de 2024.
Especificamente para o e-commerce, o relatório Webshoppers 50, da NIQ Ebit, mostrou que houve uma evolução de 18,7% no faturamento por esse canal, e também um aumento de 25,7% no número de consumidores ativos, comparando-se o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2023. As lojas que operam exclusivamente no canal online foram as principais responsáveis por esse crescimento.
Ou seja, o e-commerce brasileiro continua em ascensão. Por isso, as empresas que souberem identificar o seu público-alvo nesse período sazonal, e personalizarem suas campanhas de marketing de acordo com as demandas desse público específico, poderão lucrar muito neste fim de ano.
Entrega expressa: um diferencial decisivo
Pensando num público-alvo que, no caso específico do e-commerce, tem como prioridade a urgência na entrega, o frete expresso se consolida como uma estratégia indispensável para atender às compras de última hora no Natal e Ano Novo. Em um cenário em que o consumidor valoriza conveniência e agilidade, os e-commerces podem oferecer opções de entrega rápida não apenas para aumentar suas vendas, mas também para fidelizar clientes.
Para a Webshoppers 50, a eficiência do serviço de entrega está em terceiro lugar entre os quesitos que os consumidores avaliam para comprar num e-commerce. Comunicação sobre devolução ou troca e preço do frete ou regra para frete grátis também aparecem na lista, em sexto e sétimo lugar, respectivamente. Quando perguntados se recomendariam a loja, o resultado é o mesmo.
Os compradores online mostram-se cada vez mais exigentes e buscando uma experiência completa na loja, desde a compra no site até o pós-venda. Por isso, é imprescindível que os e-commerces considerem os fatores relacionados à logística em suas estratégias de marketing.
Desafios e soluções logísticas
A logística otimizada é crucial para proporcionar uma experiência positiva ao cliente, principalmente em períodos de alta demanda, como o fim de ano. Os desafios logísticos incluem altos volumes de pedidos e a necessidade de manter prazos de entrega reduzidos.
Conforme matéria publicada no portal E-Commerce Brasil, em palestra realizada na Conferência E-Commerce Brasil Rio Grande do Sul, o executivo de vendas do Grupo Intelipost, Paulo Cezar Leão, abordou os impactos de uma logística eficiente e inteligente na redução de custos e na melhora da experiência do cliente no e-commerce.
Segundo o executivo, 65% dos consumidores abandonam o carrinho de compras quando o frete sai mais caro do que o imaginado, 32% deixam de finalizar a compra quando o prazo de entrega é longo demais e 78% mudarão de marca ou de loja se não receberem atualizações constantes do status da entrega.
O especialista enfatizou que manter o cliente seguro, com atualização constante sobre sua compra, reduz em 60% as ligações pelo motivo: “onde está o meu pedido?”.
Ele apontou, ainda, que 59% dos consumidores pagariam mais caro por uma melhor experiência de compra, o que pode incluir uma entrega mais rápida. Isso nos leva a crer que, se o cliente está desistindo da compra por causa do prazo, seria interessante oferecer a ele a possibilidade de entrega expressa, pagando uma diferença no frete.
Como oferecer entrega urgente sem prejudicar a margem de lucro?
Oferecer soluções ágeis de entrega, como same day ou next day delivery, pode ser uma excelente estratégia para atrair os compradores de última hora neste fim de ano, mas é essencial equilibrar a eficiência do serviço com a rentabilidade. Por isso, preste atenção nas dicas a seguir:
1 – Antes de implementar campanhas de marketing utilizando estratégias de frete expresso, informe-se com seus parceiros logísticos sobre todas as opções de entrega urgente que eles oferecem, para certificar-se quais atenderão melhor às necessidades do seu público-alvo;
2 – Informe-se também sobre a política de precificação dos parceiros logísticos. Isso te ajudará a focar sua campanha somente nas localidades em que os preços são mais competitivos para a sua origem de envio;
3 – Entenda todos os custos envolvidos nos produtos, incluindo produção, logística e marketing, para garantir que os gastos sejam cobertos, mesmo com descontos no frete ou até mesmo oferecendo frete grátis;
4 – Estabeleça um valor mínimo para oferecer entrega urgente e gratuita, incentivando vendas maiores. Para chegar a esse valor, é preciso definir sua margem de lucro e conhecer seu ticket médio de vendas e custo médio de frete;
5 – Use a tecnologia a seu favor. Utilize integrações com APIs de parceiros logísticos para calcular prazos e custos em tempo real. Assim, será mais fácil oferecer opções de frete conforme o destino. Também configure sistemas ERP e plataformas de e-commerce para conseguir oferecer alternativas ao cliente, como: disponibilizar diferentes níveis de urgência com preços variados, oferecer entrega expressa cobrando apenas a diferença do valor da entrega normal, exibir barra progressiva de frete para mostrar ao cliente quanto falta para ganhar o frete grátis, entre outras.
6 – Também é importante lembrar que embalagens otimizadas fazem toda a diferença no custo do envio. Por isso, utilize embalagens leves e ajustadas ao tamanho do produto para evitar prejuízos.
Agilidade como presente mais valioso
Com a crescente demanda do comprador online por conveniência, investir em entrega expressa é um passo estratégico para e-commerces que desejam se destacar neste Natal e Ano Novo. A combinação de um cenário econômico favorável e a tendência de digitalização do consumo criam oportunidades únicas para empresas que priorizam a experiência do cliente. Preparar-se para atender às compras de última hora pode ser a chave para transformar a sazonalidade de final de ano em um crescimento sustentável ao longo de 2025.