A tecnologia não está mudando apenas como nós compramos, está mudando como nossa mentalidade funciona. Em um keynote especial no Shop.org Summit, Kelly Mooney, CEO da agência de marketing digital Resource, bateu um papo com a psicóloga de consumo Kit Yarrow sobre o que realmente se passa pela cabeça do consumidor. Yarrow aprofundou o debate em seu novo livro “Decodificando a nova mentalidade do consumidor” (Decoding the New Consumer Mind).
Com certeza varejistas não precisam de um psicológo para lhes contar que as pessoas estão comprando de forma diferente, mas compreender um pouco mais sobre o modo como os consumidores estão pensando e sentindo é essencial para se preparar para mudar:
Falta de confiança
“Um dos problemas mais complexos que enfrentamos hoje é o consumo com níveis enormes de confiança em tudo – todas as empresas são projetas para atender essa demanda e estão se tornando auto-suficientes no assunto”, disse Yarrow.
O online ajuda as pessoas a confiarem em uma marca – fazendo com que o consumidor sinta que ele está fazendo isso sozinho (e que a confiança não é produzida). Mas quando as marcas não estão consolidadas nos múltiplos canais e quando o produto não atende às expectativas do cliente na loja, o consumidor se sente enganado e nutre sentimentos de desconfiança.
Mudanças neurológicas
Encontrar uma boa oferta ou um par de sapatos perfeito libera um pouco de dopamina em nossos cérebros e nos faz sentir bem. Na realidade não muda nada, mas no nosso pensamento muda. “Nossos cérebros estão conectados com a velocidade”, disse Yarrow.
Independente da idade, as pessoas estão experimentando mais e lendo menos, demandam cada vez mais recompensas imediatas que antes e demonstram menos tolerância à ambiguidade e complexidade. Para os varejistas, isso significa que barreiras menores podem se tornar as mais caras. Tempo para carregar páginas, trânsito, estacionamento – tudo isso representa inconveniência que poderiam ser evitadas e as compras livres de complicações são mais importante do que nunca.
Individualismo radical
Yarrow diz que conexões humanas geralmente estão se tornando mais superciais que criar sentimentos de solidão. “As pessoas estão se sentindo não apenas isoladas, mas invisíveis”, ela diz. A escritora e psicóloga também descobriu que nós somos mais emotivos e mais narcisistas que antes. Consumidores estão procurando por coisas que pareçam únicas para eles e marcas que possam entender isso de forma legítima. Os consumidores querem ser visualizados e se sentirem especiais.
“Você ouve sobre a falta de exclusividade – que eu realmente quero alguma coisa exclusiva para mim, quero ter algo único. As pessoas estão ficando entediadas e começam a pensar: já vi isso antes, não quero repetir”.
Traduzido pela Redação E-Commerce Brasil com autorização do autor. Publicado originalmente em: https://nrf.com/news/the-new-consumer-psychology