No final de julho deste ano, o Google divulgou mais uma novidade para o Gmail: Uma nova versão da caixa de entrada, que organiza as mensagens recebidas por categoria, como ilustra a imagem abaixo:
Embora esta nova versão não tenha sido liberada para todos os usuários, em pouco tempo já podemos notar mudanças significativas na taxa de abertura do email marketing.
Logo no início do lançamento, algumas empresas notaram uma queda na taxa de abertura e, por isso, questionou-se sobre os benefícios (ou não) desta atualização.
Segundo o estudo sobre as novas abas do Gmail, divulgado pela Return Path, alguns dias após este lançamento o oposto aconteceu: Usuários engajados começaram a abrir mais os emails! Estes usuários altamente engajados estão abrindo 60% mais mensagens, comparando com o mesmo perfil antes da implementação das abas. Já os usuários não engajados, isto é, os que não costumavam abrir e clicar em todas as mensagens enviadas por determinada empresa, nestes casos as taxas de aberturas caíram cerca de 10%.
Sendo assim, apenas em casos de usuários com menor ou nenhum engajamento, a taxa de abertura caiu. Pois o usuário que demonstra interesse em ler seu email vai busca-lo entre as abas, pois sua marca e mensagem são relevantes para ele.
É importante ressaltar que toda mudança gera alteração na taxa de abertura, se levar em conta nossa experiência particular em nos adaptar com algumas alterações, seja qual for a aplicação. Não é mesmo? Com os usuários cadastrados em sua lista de email não é diferente, o movimento natural é uma pequena alteração na taxa de abertura. Mas não abandone os relatórios e avalie as métricas. Sempre compare um período com outro. Se sua taxa de abertura no Gmail caiu e se manteve ou então, está em constante queda, fique atento! É preciso reavaliar suas estratégias de envio para este público.