Você que é um empreendedor da internet tem vários desafios. E aposto: um dos que mais te assustam é jogar dinheiro fora no Google Adwords, certo?
Eu concordo com você. Esse tipo de publicidade não é fácil de gerir. Quando é feito errado, seu investimento pode se tornar um gasto de centenas de milhares de Reais.
O risco é grande. E tudo que é arriscado oferece bom retorno quando feito certo. Assim, se o Google Adwords for usado de maneira correta, pode se tornar bem estável e uma grande fonte de leads pro seu negócio.
No entanto, não é recomendável buscar somente recompensas monetárias nos anúncios. Aliás, isso não é recomendável em nenhum negócio, na verdade.
É apenas uma opinião. Mas você deve aprender um pouco mais para considerá-la.
E como se deve começar com o pay per click – PPC – ou pago por clique em português?
É mais comum que se comece com o maior e mais conhecido PPC da rede, o Google AdWords. Essa ferramenta é gigante. Detém hoje no mínimo 33% da receita de todos os anúncios online – o que em números se tornaria $38.6 bilhões de um total de $117.6 bilhões.
E a única maneira de realmente entender o tamanho do AdWords é comparando-a com a rede de publicidade de outras ferramentas de busca:
Até agora já existem mais de um milhão de profissionais trabalhando com o Google AdWords em seus próprios negócios. E a razão é simples: encontrar ótimos clientes no Google Adwords é uma aposta ganha, independente do nicho você estiver.
Tenha isso em mente. Basta saber trabalhar. E se você é iniciante com o PPC, certamente vai cometer um monte de erros e dificilmente terá lucro, a menos que você tenha um talento fantástico pra isso.
Mas se você tenta evitar erros comuns dos iniciantes, vai minimizar possíveis perdas enquanto aprende a garantir maiores chance de sucesso. Se está interessado em acelerar seus conhecimentos em “mídia paga por cliques”, preste muita atenção nos 10 erros mais comuns de iniciantes e intermediários no Google AdWords.
1 – Marketeiro inteligente corta caminho
Não existe jeito mais rápido de jogar dinheiro fora do que por uma campanha mal feita de PPC. A primeira coisa que você precisa dominar para otimizar a campanha não é só escolher as palavras chave certas, mas o tipo de palavras chave.
Como você já deve ter qualquer noção básica de SEO (assim espero), há 3 ou 4 tipos principais de combinações de palavras chave.
Você deve conhecer cada uma delas antes de seguir em frente:
- Correspondência ampla – combina as buscas com as palavras em qualquer ordem, desde que sejam sinônimos.
- Modificador de Correspondência Ampla (+) – Se você adicionar um sinal de + antes da palavra, seu anúncio só será mostrado nas buscas que contém a palavra exata (mas ainda as palavras individuais em qualquer ordem).
- Correspondência de frase – Se você colocar suas palavras chave entre aspas, seu anúncio só será mostrado nas buscas que contém a frase exata. Ex: “comprar bicicletas”.
- Correspondência Exata – Se você colocar suas palavras chave entre colchetes [comprar bicicleta], seu anúncio só será mostrado nas buscas com essa frase exata.
Veja uma imagem do próprio Google esclarecendo qualquer dúvida.
A troca entre conversão e volume é onde os iniciantes geralmente erram.
Se você quer mais impressões (vezes que seu anúncio aparece para alguém), você deve escolher combinação ampla de palavras chave para a sua campanha publicitária.
Desta forma, seu anúncio aparecerá em qualquer pergunta, mesmo vaga, relacionada ao seu produto. E é exatamente o que a maioria dos iniciantes fazem.
Querem que os anúncios apareçam a maior quantidade de vezes possível. E escolhem as palavras mais óbvias que encontram. Não faça isso.
Você deve incluir Correspondência Ampla de palavras chave em suas campanhas com moderação. Você também pode usar Correspondência de Frases, mas tenha cuidado.
O ideal é criar e testar campanhas de Correspondência Exata, porque assim você pode adaptar seu anúncio para buscas exatamente relacionadas a seu produto.
Isso te leva a taxas de conversão mais altas, o que torna muito mais lucrativas suas campanhas de AdWords. É o que dizem os principais estudos na área.
Combinações Exatas convertem muito mais do que Correspondências de Frases. Essas, por sua vez, convertem mais do que campanhas baseadas em Correspondência Ampla.
Se você pensar a respeito, verá que faz total sentido. Digamos que você está vendendo manteiga de amendoim orgânico.
Se você digitou…
“manteiga de amendoim orgânico”
Em sua campanha, seu anúncio apareceria em buscas como “informações sobre manteiga de amendoim orgânico”.
Não só é uma busca de caráter informativo (e não uma busca para compra), mas você provavelmente será linkado a páginas de venda de manteiga de amendoim.
Desde que não contenha as informações antecedentes, a maioria irá apenas sair de sua página ou passar por ela, desperdiçando o dinheiro que você gastou com o anúncio.
Mas com objetivos exatos, você pode colocar frases específicas como “comprar manteiga de amendoim orgânico”. Se sua quantidade de acessos for boa, você converterá taxas altas. Você estará dando aos clientes exatamente o que procuram.
No entanto, há uma desvantagem deste uso, que é a necessidade de que você digite todas as combinações, o que pode consumir bastante tempo.
E desde que você só mostre resultados específicos para as buscas, seus anúncios não aparecerão tanto (a menos que você objetive um grupo de palavras chave exatas).
No entanto, a menos que você precise impulsionar o tráfico de seu negócio (o que você não fará logo de início), comece apenas utilizando as combinações exatas de palavras chave.
Comece com as correspondências exatas e depois experimente as correspondências de frases, desde que os anúncios estejam convertendo.
Crie grupos de anúncio que combinam seus produtos: o AdWords é um dos produtos do Google de maior qualidade. Eles precisam muito dele porque é de onde vem quase todo faturamento e receita da empresa.
Uma das melhores características do AdWords é sua flexibilidade. Você pode fazer até 10.000 campanhas publicitárias na sua conta e ter até 20.000 grupos de anúncio por campanha. Em outras palavras, é improvável que você utilize essa capacidade totalmente.
No entanto, a maioria dos anunciantes nem tenta. Eles querem criar poucos, porém bons anúncios e acabar com o assunto. E na verdade, não é assim que funciona.
Você precisa criar um grupo de anúncio separado para cada produto que você está vendendo. Às vezes, você precisará de múltiplos grupos para um produto só.
Assim, você pode ter um grupo tanto para “amendoins orgânicos” e outro para “manteiga de amendoins orgânica”. E mesmo que eles sejam relacionados, as pessoas que buscam por ambos os termos querem ver diferentes anúncios e páginas de destino.
Para criar um grupo, clique em uma de suas campanhas no AdWords. Então, clique no botão “+ Grupo de Anúncios”.
Feito isso, você deverá preencher algumas coisas na próxima página.
Primeiro, dê ao grupo um nome descritivo. Não nomeie com algo genérico, como “grupo x”.
Você também pode criar um anúncio básico para começar, mesmo que possa editá-lo antes que vá pro ar.
Você deverá adicionar pelo menos uma palavra chave abaixo da caixa de texto. Pode também adicionar mais de uma se quiser ou deixar para fazê-lo depois. Se descer o cursor um pouco mais, haverá uma opção final que você deve escolher. Escolha o máximo de lances por clique (pode ser mudado depois) e então clique em salvar.
Quando você voltar para a página inicial de grupos, você verá suas novas campanhas.
2 – Primeira regra do anúncio: os números não mentem
Pode ser difícil de admitir que você está errado, mas você precisa superar. Você irá criar alguns anúncios que podem ser brilhantes, que converterão mais de 10%.
A maioria dos anúncios terão um resultado terrível. Mesmo os redatores mais espertos não podem adivinhar sempre qual anúncio terá melhor resultado para uma audiência específica.
O que eles sabem, no entanto, é que os números não mentem.
Se você tem uma amostra grande o suficiente para uma variedade de anúncios, você pode saber com grande precisão qual é o melhor.
Não é aquele que você pensa ser o melhor, mas sim aquele que produzirá mais conversões para o seu negócio.
Este é um dos conceitos mais simples para se entender, mas um dos mais difíceis de se aplicar.
Haverá vezes em que você pensa criar uma campanha lucrativa para um grupo de palavras chave, mas não importa o quanto tente, os anúncios simplesmente não produzem conversões.
Os números mostrarão que você está perdendo tempo e dinheiro. Mas muitos empresários continuam teimosos e insistem em obter qualquer lucro.
Essa não é a forma como as empresas bem sucedidas operam. Elas gastam seu tempo buscando as melhores oportunidades, e não tentando provar que podem tornar uma situação difícil em rentável.
Decida agora mesmo: quanto você gastará tentando fazer um único grupo de anúncios rentável para um produto? Uma vez que você atinge este limite, deve prometer a si mesmo que vai seguir em frente para melhores oportunidades. Não pense nisso como um fracasso, mas como uma opção por encontrar uma oportunidadede ganhar mais!
3 – Não entender o poder das palavras-chave negativas
Eu menti, desculpe. Não existem apenas 3 ou 4 tipos de combinações, mas na verdade 5 se você considerar as palavras chave negativas.
As palavras chave negativas te ajudarão a utilizar a combinação de frases chave sem torrar todo o seu dinheiro da campanha.
Quando você adiciona o sinal de menos (“-“) antes de uma palavra específica em sua frase chave, você diz ao Google que você não quer sua propaganda aparecendo para qualquer busca que contenha esta palavra específica.
A razão pela qual você quer usar palavras chave negativas é que você também pode minimizar as vezes que seus anúncios aparecem para uma busca que tem pouca intenção de compra ou é irrelevante.
Aqui vai um exemplo prático.
Se eu fosse um cara de SEO procurando por um emprego, eu deveria procurar por: “empregos em SEO”.
Nenhum dos resultados acima fazem sentido para a minha busca. São todos dinheiro jogados no lixo. Independente da qualidade do anúncio, é um desperdício de dinheiro anunciar essa palavra chave.
Qualquer um procurando por um trabalho de SEO não quer comprar uma ferramenta ou fazer consultoria agora. Esses anúncios não só não converterão bem, mas vão também irritar a pessoa que está buscando, uma vez que está procurando por informações sobre trabalho.
Isso pode ser prejudicial para seu negócio no futuro, quando a pessoa que busca estiver realmente disposto a comprar uma ferramenta. As palavras negativas melhoram a performance: existem algumas boas razões pelas quais as palavras chave exatas podem não ser suficientes para o seu negócio.
Nessas situações, você precisa utilizar as palavras chave negativas para manter sua qualidade alta e sua taxa de conversão alta. Muitas empresas levam um tempo pra descobrir isso, mas você não precisa ser uma delas.
Num estudo de caso, cientistas especializados em Pesquisas foram capazes de aumentar o índice de qualidade de seus clientes em 60%, enquanto conseguiam diminuir o custo por clique (CPC) em 24%.
Eles o fizeram primeiramente utilizando palavras chave negativas.
Em outra situação, a Adapt Partners foi capaz de reduzir os gastos de anúncios de seus clientes em 40%, enquanto o aumento de conversões permanecia.
Enquanto havia mais na campanha do que apenas palavras chave negativas, foi mantido o foco no projeto. É fácil perceber porque palavras chave negativas podem ajudar.
Se o seu alvo é uma frase combinada com a palavra chave “manteiga de amendoim orgânica”, seu anúncio aparecerá para buscas como:
– Compre manteiga de amendoim orgânica (bom)
– Informações sobre manteiga de amendoim orgânica (ruim)
– o que é manteiga de amendoim orgânica (ruim)
– produtos de manteiga orgânica (pode ser bom)
Marquei algumas buscas como ruins, porque quando o seu anúncio aparece e liga à página que vende manteiga de amendoim orgânica, os buscadores ficarão irritados.
Obviamente, estes termos não irão converter bem (comparados com outros). Acima de tudo, podem prejudicar sua pontuação no AdWords, que é baseada em diferentes fatores.
Os principais fatores de relevância: sua página de destino tem o que as pessoas estão procurando? Para palavras chaves ruins, sua página de destino não proporcionará o que as pessoas buscam e a sua pontuação irá cair. Quando você tem baixo índice de qualidade, seu custo por clique é maior, e suas palavras-chave não vão converter!
E é por isso que você usa palavras chave negativas.
Como adicionar palavras chave negativas? É muito simples. Você pode fazer isso em um grupo ou na campanha em si. Se você adicionar uma palavra chave negativa ou um anúncio num grupo, todos os anúncios e em particular o grupo terá a palavra chave relacionada a ele.
Se você adicionar a palavra chave na campanha, isso se aplicará à todos os anúncios da campanha. Comece clicando em palavras chave do AdWords. Então, clique no sinal de + ao lado do link “palavras chave negativas”. Isso expandirá dois painéis (um para o grupo e outro para a campanha em si).
Quando você clica em “adicionar” em qualquer painel, você pode digitar ou colar qualquer palavra chave negativa.
A seguir uma relação de palavras chave negativas que você pode usar: Grátis, pornô, barato, nudez, torrents, youtube, sexo, etc.
Termos como “barato” e “grátis” têm uma conversão baixa, porque quem procura por eles não quer gastar dinheiro. Na maioria dos casos é melhor evitar termos como esses.
Um esclarecimento final:
Você deve ter notado as citações nas imagens acima. Quando você adiciona palavras chave negativas, as mesmas regras se aplicam. Se você escrever apenas em uma palavra (como grátis) sem quaisquer “aspas”, será como ter escrito combinação ampla de palavras negativas.
Isso significa que todos os sinônimos e palavras relacionadas a “grátis” devem automaticamente ser filtradas. Use citações para indicar uma combinação de uma frase negativa e colchetes para uma palavra chave exata.
Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://businessideas.com.br/novo-no-adwords-evite-esses-10-erros-que-acabam-com-o-seu-orcamento/#prettyPhoto