O Big Show da NRF 2022 aconteceu entre os dias 16 e 18/01, na cidade de Nova Iorque, e apresentou algumas tendências para o varejo. Logo no primeiro dia, ouvimos sobre questões como supply chain, pressões inflacionárias, dificuldades com mão de obra e pessoas.
Além disso, o keynote que contou com a presença do CEO da Chewy, uma empresa de serviços para pets que espera faturar aproximadamente US$ 9 bilhões em 2022. Na ocasião seria mais do que o triplo do faturamento de três anos atrás, o que me chamou bastante atenção. Há uma ideia incrível de ecossistema, que engloba cuidados, segurança, saúde, hospedagem, viagem e todas as possibilidades para tutores.
Mais para o final, foi falado sobre a questão de o varejo ser algo físico e digital, não apenas um ou outro. Isso porque os novos consumidores não enxergam essas possíveis divisões, mas sim querem saber sobre a experiência de compra, seja em redes sociais, live commerce e espaços inusitados para venda. É o: alt-commerce.
No segundo dia da NRF 2022…
Já no segundo dia, foi abordado o fato de que as empresas precisarão ter metas de diversidades, assim como já é o caso com vendas, conversões, geração de leads e afins. Mais um ponto que me prendeu foi a necessidade de as empresas reverem algumas práticas para, de fato, incluir. Afinal, por que as oportunidades dadas são apenas para pessoas com diploma universitário? Atualmente, há uma grande quantidade de vagas nos EUA não preenchidas no varejo, justamente por não terem cargos inclusivos. É preciso conversar sobre.
Outro assunto que gostei muito foi a importância da Geração Z, que muito em breve vai representar algo em torno de 40% dos consumidores dos EUA (muito impactado pelo metaverso). Esse público é extremamente orientado por valores e hiperconexões, por isso, tudo o que uma marca fizer precisa ter verdade e propósito.
Para encerrar com chave de ouro
O último dia reservou o melhor conteúdo que eu vi na feira! No começo do painel, Carla Harris, Vice-Chairman da Morgan Stanley, reforçou que o mercado de capitais não gosta de surpresas e incertezas. Também falou sobre a importância em amplificar a voz e escolha. Afinal, ambas estão em todos os lugares na relação do varejo com o consumidor por meio dos canais de atendimento, formas de pagamento, recebimento, entre outras.
Além disso, abordou uma vertente essencial: para ser respeitado e capaz de gerar propósito nas novas gerações é necessário autenticidade. É isso que fortalece laços.
Para quem deseja ser um líder é preciso ter coragem! Coragem para ser luz nas incertezas e ajudar na superação de falhas — ainda mais para as novas gerações que têm muito medo de falhar. Empresas que prosperam, atualmente, precisam de líderes inclusivos. E para isso é preciso solicitar a voz e dar vida para outras pessoas. Em outras palavras, todo mundo valoriza ser ouvido, consumidores ou funcionários.
Fechando a minha percepção, não poderia deixar de falar sobre diversidade. Sabemos que não vai acontecer do dia para a noite, mas, como já disse, é preciso de metas e atitudes. Quanto mais se inova a partir de experiências, mais ideias diferentes surgem de grupos diversos.
Um pouco mais sobre a NRF 2022
Após um 2021 em formato totalmente online, o Big Show da NRF, considerado um dos maiores eventos mundiais do varejo, voltou à sua já tradicional versão presencial, que acontece todos os anos na cidade de Nova York, nos EUA.
Falo de um dos mais antigos do setor, realizado desde 1911 pela National Retail Federation (NRF). Não por menos, a maior associação comercial do mundo é o palco das grandes transformações do ramo. Desde sua primeira edição, tendências e tecnologias são apresentadas e discutidas a fundo, acompanhando os altos e baixos do varejo ao longo das décadas.
Segundo a própria organização, a NRF é a visão e os ouvidos do varejo, sendo a única organização a levar uma visão crítica a líderes, empresas e fabricantes há mais de 100 anos.